6 passos para começar a empreender
Empreender vai muito além de um meio de ganhar dinheiro, é um estilo de vida.Você pode começar por uma ideia de como você pode melhorar alguma coisa, algum cenário ou até mesmo um problema já existente e a partir disso, elabore uma estratégia de monetização para isso.
Quais são as dificuldades iniciais?
- Insegurança e comparação;
- Medo de crescer;
- Falta de domínio e controle financeiro;
- Dificuldade nas demandas administrativas e gestão (recrutar, engajar e liderar).
Mas lute contra isso e confie em sua capacidade de empreender! Pois se pensarmos pela lógica da história, as crises são historicamente momentos que mudam o curso de empregos, trabalhos, profissões, indústrias, governos e hábitos de consumo das pessoas. Elas provocam rupturas nos modelos tradicionais e promovem criação ou alteração de modelos já existentes.
Dois exemplos que mostram isso foi a queda das Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001, que mudou toda política, protocolos e sistema de segurança dos aeroportos. E a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) é um outro exemplo que aconteceu na China em 2002. A crise gerou isolamento, os chineses ficaram em quarentena, nesse momento, as pessoas viram a oportunidade de comprar seus produtos e receberem em casa, através da plataforma alibaba.com, que foi criada há 3 anos (1999), antes da crise SARS. Com isso, o mercado e-commerce chinês explode e muda toda a realidade de vendas na China. Portanto, vimos que crises também geram grandes oportunidades.
Por fim, procure olhar para o lado positivo das situações.E para você que quer empreender, mas não sabe por onde começar, fique agora com os 6 passos que criei para te ajudar a começar. Vamos lá?
1. Faça uma lista dos seus talentos natos
Para você iniciar a lista, faça aquilo que você sabe e que não exige nenhum esforço, também conhecidos como dons.
2. Mapeie suas melhores habilidades
Depois de desenvolver ao longo da vida aquilo que foi aprendido com o tempo, com sua história de vida e com os cursos que você já realizou. Mapeie sua habilidades e competências comportamentais atuais.
3. Veja o que você gosta de fazer
É importante analisar o que você faz com prazer e que pode te trazer uma rentabilidade.
4. Vença a síndrome do impostor
O primeiro passo é parar de achar que não é capaz e de se comparar com os outros e concorrentes com mais experiência, faça e foque o seu!
5. Abandone o pensamento limitante de que ter dinheiro é ruim
Ter dinheiro e sucesso é bom, pois com eles, você pode ajudar a outras pessoas a crescerem também, além de te dar liberdade e autonomia para realizar alguns sonhos.
6. Invista em mentorias e cursos de especialização
Trate essa etapa para melhorar a administração do seu negócio e tempo, e quando tiver condições, contrate serviços especializados para te apoiar na parte administrativa e gerenciamento das mídias.
Sobre a autora
– Natalia Medeiros (Especialista em empreendedorismo)
Atuante na área do Executive Coaching , desenvolvendo profissionais e transformando negócios, em processos individuais e/ou grupos, treinamentos de performance, liderança e palestras corporativas. Atualmente dedica 100% do tempo ao Desenvolvimento Humano, voltado pro âmbito de carreira e negócios, principalmente nos estudos de Mercados do Futuro, habilidades e Competências Comportamentais da Nova Era (Soft Skills). Tem uma bagagem com mais de 6 anos de experiência, em Pesquisa Clínica, com foco em Diretrizes de Qualidade e quase 5 anos de liderança (gerência e direção técnica hospitalar), com foco em gestão de pessoas e processos.