Artigos

9 Erros Que Devem Ser Evitados Em Uma Entrevista De Emprego!

A etapa da entrevista é um dos momentos mais importantes dentro de um processo seletivo. É nesta etapa que, de fato, o recrutador irá ficar frente a frente com o candidato e fazer sua escolha para a vaga em questão. Porém, é neste momento que bate o nervosismo e o entrevistado acaba cometendo erros fatais.

Quando bem preparado para realizar a entrevista, o candidato pode causar uma ótima impressão já nos primeiros minutos e conquistar o entrevistador. Contudo, quando não preparado, ele pode sabotar o processo e manchar sua imagem neste mesmo espaço de tempo.

Por esse motivo, muito além de saber o que deve ser feito durante a seleção, o candidato deve estar atento aos erros que podem eliminá-lo e deixá-lo cada vez mais longe da vaga dos sonhos. Pensando nisso, reuni algumas dicas do que nunca deve ser feito durante uma entrevista de emprego.

Atraso: Jamais se atrase para uma entrevista. Isso causará uma impressão de desorganização e falta de comprometimento. Procure se certificar do local de realização e estabeleça uma rota, calculando o tempo até este local e chegue com até 30 minutos de antecedência.

Falar mal dos empregos anteriores: Por mais que seu emprego anterior não tenha sido como nos seus sonhos, nunca fale mal do mesmo. Você parecerá antiético, com isso o recrutador poderá pensar que você faria o mesmo com a empresa atual. A transparência é uma competência primordial para qualquer profissional. A resposta pode-se resumir em ‘estou buscando novos desafios e oportunidades que não encontrei nos empregos anteriores’.

Mentiras: Em hipótese alguma minta. A mentira, além de ser um ponto eliminatório, pode manchar a imagem do candidato para aquele recrutador a ponto de perder quaisquer chances posteriores na organização. Fale sobre suas reais habilidades e competências.

Vestimentas: Um ponto muito importante é o vestuário. Saber se vestir para este tipo de ocasião é muito importante, pois somará positivamente na sua imagem perante o recrutador, que nesta etapa já estará te imaginando dentro da empresa. Portanto, prefira as roupas formais, calças sociais, blusas sem decotes, camisas sociais para os homens e sem acessórios chamativos. Tome cuidado com o excesso de perfume e maquiagem, lembre-se de fazer a barba. Sua imagem externa será avaliada já no primeiro contato, e como a primeira impressão é a que fica dificilmente ela será apagada posteriormente.

Não saber sobre a empresa: Outra gafe muito comum é ir para a entrevista sem antes ter pesquisado sobre a organização. Vale a pena fazer o dever de casa e dar uma olhada na historia da empresa, segmentação, notícias relacionadas, valores, práticas, entre outros. Isso ajudará em respostas posteriores, principalmente em questões como: O que você sabe sobre nós? Tem alguma pergunta a fazer? Porque você quer trabalhar nesta empresa?

Atender ao celular: Vários candidatos já foram eliminados em processos seletivos por esse simples motivo: atenderam ao celular durante a entrevista. Essa atitude demonstra descaso com o processo e, principalmente, com o recrutador, além passar a sensação de falta de foco. Portanto, desligue-o antes de entrar na sala.

Não fazer perguntas ao entrevistador: Uma atitude que pode te render pontinhos com o recrutador é mostrar interesse na vaga disputada. Portanto, quando ele lhe der a palavra, pergunte sobre a empresa, o cargo, práticas de desenvolvimento humano, enfim, mostre interesse, seja o protagonista da entrevista.

Falar sobre a vida particular: Lembre-se de que você não está conversando com seu psicólogo. Jamais fale sobre sua vida pessoal, a menos que seja feita uma pergunta sobre o assunto. Porém, responda somente o necessário, de forma clara e objetiva, focando sempre no objetivo das questões.

Vocabulário: Cuidado com a maneira como você fala! Seu entrevistador não é seu amigo. Evite gírias, tenha a certeza de estar pronunciando as palavras corretamente, fale em um tom suave e devagar, de maneira que sua mensagem seja entendida corretamente.

Antes de qualquer processo seletivo é importante se preparar e, principalmente, manter a calma. O controle emocional será um norte para você tomar as atitudes corretas e conquistar o recrutador.

Por: Thais Rodrigues

Formada em Administração de Empresas e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela PUC Minas. Possui experiência sólida no setor de Recursos Humanos, atuando com recrutamento e seleção, plano de cargos e salários, descrição de cargos, Treinamento e Desenvolvimento, entre outros. Paralelo, atua como Consultora de Carreiras, publicando vídeos em seu canal do youtube (http://youtube.com/thaisrodriguesblog). Além de ser articulista em seu blog próprio e em outras sites da área.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of