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9 estratégias de marketing para PMEs

Em um mercado cada vez mais acirrado, toda empresa de pequeno e médio porte enfrenta o desafio de conquistar novos clientes. Hoje, as pessoas têm muitas opções e a sua marca precisa se mostrar como a melhor delas. Nesse sentido, é fundamental contar com algumas estratégias de marketing para ajudar a atrair e fidelizar clientes.

Nesse contexto, o marketing é muito mais do que um setor da organização, trata-se de um conjunto de ações que visam gerar o interesse das pessoas em seu produto ou serviço. Para tanto, ele utiliza técnicas que ressaltam as qualidades e despertam o desejo em adquirir o que a sua empresa oferece. 

Neste artigo, reunimos as 9 melhores estratégias de marketing para PMEs que você pode começar a implementar ainda hoje para alavancar as vendas do seu negócio. Confira!

Nova call to action

1. Persona

A persona ou buyer persona é a representação do seu cliente ideal e é utilizada como a principal base das ações de marketing nas empresas. Aqui, assemelha-se ao público-alvo, mas é mais específica, pois a ideia é identificar as nuances de quem se interessa pelo que sua empresa vende e gerar valor real para elas.

O desenho da persona ajuda a compreender o cliente em potencial de forma mais ampla e, ao mesmo tempo, profunda. Dessa forma, é possível identificar seus interesses secundários e formatar produtos e serviços mais interessantes, além de adotar táticas de atração mais eficientes.

Veja um comparativo que ajuda a compreender a diferença entre o público-alvo e a persona de uma loja de instrumentos musicais:

  • público-alvo: profissionais do ramo musical, instrumentistas e amantes de música;
  • persona: Álvaro, 22 anos, está montando uma banda com seus amigos e precisa economizar para pagar suas despesas da faculdade.

2. Redes sociais

As redes sociais deixaram de ser um lugar apenas de jovens e já está na rotina de pessoas de todas as idades. Do ponto de vista do marketing, elas são uma importante vitrine para a sua marca, onde pode ser trabalhada a divulgação dos seus produtos e serviços, bem como o fortalecimento da marca em si.

Mas é importante analisar quais são as redes sociais que seus clientes mais acessam e qual o tipo de conteúdo eles gostam de acompanhar. Assim, a sua estratégia será mais eficaz, gerando maior engajamento e vendas.

3. Marketing de influência

O marketing de influência entrou em maior evidência em decorrência das redes sociais, mas é um conceito que já existe há décadas. Ele se baseia na influência que uma pessoa referência em determinado assunto tem sobre seus seguidores. 

Como estratégia de marketing, essa prática visa dar mais visibilidade e força para a marca, ao contar com o aval de alguém que exerce um peso na decisão de compra dos seus clientes.

4. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que potencializa as chances da sua empresa ser encontrada em uma busca na internet. Para tanto, você cadastra as informações da empresa, como nome, endereço, fotos e horário de funcionamento, assim, a Google fará uma verificação enviando uma correspondência até o local. 

Para negócios físicos, essa é uma ferramenta essencial, já que ela insere o seu negócio no mapa e o destaca em buscas realizadas pelos usuários. Trata-se de uma das melhores formas gratuitas de fazer com que as pessoas descubram a sua empresa.

5. Anúncios

Os anúncios aumentam a visibilidade da marca e, consequentemente, as chances de aumentar as vendas e a base de clientes. Nesse sentido, podem ser feitos no Google, com base em palavras-chave específicas ou nas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn. Apesar de ser uma iniciativa que gera custos, os resultados obtidos valem o investimento.

6. Inbound Marketing

O inbound marketing ou marketing de atração, é uma modalidade que visa inverter a ordem natural do mercado, fazendo com que as pessoas cheguem até a empresa, ao invés dela ir em busca de consumidores. 

Trata-se de uma estratégia de médio e longo prazos, na qual a marca gera valor para a sua persona por meio de conteúdos, fortalecendo sua identidade e se mostrando como a melhor empresa naquele determinado assunto. Assim, quando a pessoa estiver decidida a comprar, a sua marca será a primeira a ser lembrada.

7. Blog

O blog compõe uma estratégia de inbound marketing, sendo o local onde a empresa fornecerá o conteúdo que ajudará a persona a sanar suas principais dúvidas. Nele, devem ser criados artigos que estejam direta ou indiretamente relacionados aos produtos e serviços da empresa, mas de forma a educar os visitantes, seguindo um funil que vai aprofundando os temas.

8. E-mail

O e-mail é uma estratégia de marketing que pode ser utilizada em diferentes momentos. No inbound, ele pode vir na forma de newsletter, para fortalecer o contato com a base de inscritos, ou em uma sequência que segue a entrega de um material rico, como um e-book, ou, ainda, ser usado para a divulgação de promoções, eventos e qualquer novidade que seja de interesse dos clientes.

9. Branding Marketing

Por fim, o branding é a parte do marketing que se preocupa com a forma como as pessoas enxergam a marca da sua empresa. Logo, ele deve ser aplicado em diferentes meios, por exemplo, redes sociais, site, anúncios e afins, de forma a fortalecer a imagem da empresa, principalmente no que se refere aos seus valores e premissas. 

Além disso, um branding bem-feito é capaz de melhorar a reputação da marca e aumentar as vendas de forma sustentável.

Agora que você já conhece todas essas estratégias de marketing, que tal começar a implementá-las na sua empresa? Como vimos, há muitas opções de práticas a serem executadas e várias delas podem ser aplicadas simultaneamente. Logo, não perca mais tempo, quanto antes começar, mais cedo começará a perceber um aumento na base de clientes e no faturamento do negócio!

Se você gostou de conhecer mais sobre o marketing e quer saber como levar todas essas vantagens que ele oferece para dentro do seu RH, confira este conteúdo sobre a importância do endomarketing nas organizações.

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