Artigos

A Arte De Se Colocar No Lugar Do Outro

Para aceitarmos e compreendermos as diferenças, entender o ponto de vista de cada um, temos que nos colocar no lugar do outro. Em vez de julgar, ou ter pena, passe a compreender o outro, só assim poderá ajudá-lo. Esse pensamento é importante para mudarmos a nós mesmos e ao mundo, fazendo com que possamos agir mais e lamentar menos.
Quando nos deparamos com alguém dormindo na rua, com fome e frio, é natural que fiquemos tristes, mas só quando nos imaginamos naquela situação, é que passamos a ter vontade de mudar aquilo, por que com pequenas atitudes somos capazes de mudar a vida do outro, de mudar o mundo. Devemos aceitar todas as diferenças, de sexo, idade, classe social, raça, porque cada um de nós temos uma história, um contexto de vida, uma peculiaridade
Todos nós temos a capacidade de seguir em frente, de lutar contra as adversidades, de aprendermos através da dor, afinal somos todos iguais, o que nos diferencia é o quanto acreditamos em nós, e não é uma característica que nos torna melhor ou pior, afinal, pontos de vista diferentes não significam desalinhamentos, e sim colaboração. Muitas vezes dizemos palavras duras para as pessoas a quem amamos e conhecemos, ou até mesmo as ferimos com atitudes desnecessárias, por isso, mesmo tendo opiniões contrárias, devemos observar e entender os dois lados, e através de uma boa conversa chegarmos a um consenso. Devemos ouvir o outro com calma, responder sem ofensas, não julgar sem mais nem menos, pensar antes de agir, isso também é se colocar no lugar do outro.
Reflita: se fosse eu, como gostaria de ser tratado? Tenho certeza que gostaria de ser tratado com respeito, da melhor maneira possível. Trata –se de compreensão, de imaginar como nos sentiríamos se fossemos expostos a expressões negativas, nunca devemos fazer com o outro aquilo que não queremos que façam com a gente. Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, muitas vezes a convivência torna-se difícil, mas isso não nos dar o direito de dirigirmos palavras ruins a elas. Devemos dizer palavras boas, que possam acrescentar e transformar a vida dos outros, refletindo sempre antes de decidir o que, como, quando e por que agir com quem estiver ao nosso lado.
“Se colocar no lugar do outro sempre será essencial, seja lá qual for a circunstância.” Daniel Melgaço

Emanuela Gomes
Graduanda em Serviço Social

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of