Artigos

A comunicação efetiva

– Será que de fato, comunicamos exatamente o
que queremos?

Muitas pessoas confundem a comunicação com o simples fato de terem dito alguma
coisa; entretanto, a comunicação se processa efetivamente quando o outro
compreendeu exatamente o que estamos transmitindo.

Isso ocorre porque aquilo que ouvimos é decodificado conforme nossa escala de
valores; cultura, crenças, capacidades e até o momento psicológico.

Nova call to action

Além dos critérios do receptor, há a maneira como as informações são
transmitidas. Um tom agressivo, gestos inadequados ou uma expressão irônica,
podem reduzir a atenção ou o interesse do outro.

Para haver uma efetiva comunicação, aparentemente tão fácil, além de
considerar a linguagem e a gramática, sugerimos levarem em conta alguns outros
detalhes e recursos:

– a comunicação se processa, de fato, quando o outro compreendeu exatamente
aquilo que foi dito. Para testarmos a compreensão do outro, a melhor maneira é
perguntar o que ele compreendeu.;

– desenvolver e exercitar a empatia que é a capacidade de nos colocarmos no
lugar do outro, entender seus bloqueios, vocabulário, nível cultural etc;

– uso de recursos técnicos, tais como uma voz bem administrada, com um volume
adequado, boa tonalidade e dicção clara, além da expressão da emoção
adequada ao conteúdo da fala;

– uso de gestos, do corpo, da expressão facial e corporal condizentes com o
conteúdo;

– idéias bem organizadas sendo explanadas dentro de uma estrutura lógica, com
começo, meio e fim, evidenciando o objetivo da fala;

– uso de ilustrações, notadamente em situações de vendas, negociações,
treinamentos e palestras;

– memória treinada e bem desenvolvida, instrumento poderoso gerador de
brilhantes apresentações, além de propiciar segurança ao comunicador.

Em síntese, para ser um excelente comunicador, para falar bem, com clareza, técnica,
elegância e naturalidade e ser, de fato, compreendido, é fundamental haver um
profundo respeito pelo outro. Somente assim haverá a empatia necessária para,
cada vez mais, haver um melhor entendimento entre as pessoas.

Reinaldo Passadori é
Professor de Comunicação Verbal há mais de vinte anos e conferencista dos
mais requisitados por empresas e entidades, é fundador e presidente do
Instituto Reinaldo Passadori, com sede em São Paulo. Já ministrou treinamentos
nesta área para mais de 24 mil pessoas, em mais de mil turmas, além de
personalidades e executivos em aulas individuais.
www.reinaldopassadori.com.br

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments