Artigos

A Contabilidade Como Ferramenta De GestÃo Empresarial

A Contabilidade Como Ferramenta De Gestão Empresarial

A contabilidade gerencial está voltada para uma melhor administração da empresa, transmitindo ao administrador melhores informações, assegurando ao mesmo uma excelente base para futuras tomadas de decisões. No ambiente empresarial. Serão as evidências e as projeções das informações futuras, sendo de grande importância nos dias atuais para tomada de decisão do gestor. É uma das profissões mais nobres, e a partir do momento em que o empresário estrai desse profissional todas as informações necessárias sobre a contabilidade da sua empresa, projetando o mesmo para o futuro, ele só tem a ganhar, pois estará dando um passo para o sucesso do seu empreendimento.

A ciência contábil também é responsável pela produção de informações, seja qual for o tamanho da empresa. Necessariamente ela terá que se valer da contabilidade na busca de conhecimentos gerais, permitindo a cada grupo de usuário a avaliação da situação financeira da empresa num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências que viram. A contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio da entidade. O nome deriva do uso das contas contábeis.

De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo conselho federal de contabilidade) a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração (estar por vez considerada um ramo da sociologia). Mas é comum os autores refutarem estas condições científicas, colocando- a como técnica e arte.

Nessas acepções alternativas, por exemplo: a quem a defina numa conotação tradicionalmente jurídica, como a arte de organizar os livros comerciais ou de escriturar contas. Exemplo; a contabilidade serve para saber o que vendido e o que foi gasto e qual foi lucro liquido, após o balanço patrimonial e a apresentação da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). A contabilidade está em nossa vida até na hora que vamos ao supermercado fazer compras, calcular o quanto deu, enfim, qualquer compra que fazemos precisa se calcular o custo, quantos vamos pagar por aquele determinado produto.

Dentro da entidade empresarial a contabilidade abrange vários departamentos, e ela pode ser utilizada de varias formas como registros de todas as movimentações financeiras, de todas as transações comerciais e de todo processo produtivo da empresa. Como exemplo pode-se utilizar:

1) a conta de fornecedores: demostra o valor total que a empresa tem que pagar em razão de compra de matéria-prima/ mercadoria de revenda (comercial).

2) a conta do cliente: demostra o valor total que a empresa tem que receber em razão das vendas de mercadorias adquiridas de terceiros ou de produção própria.

3) os valores gastos em produção: são lançados em conta de custo para a apuração de custo de produção e determinação da margem de lucro e de preço de venda.

4) impostos: são lançados em suas devidas contas (ICMS a recolher, ICMS a pagar, IRRF, INSS a recolher, etc.).

5) os valores da folha de pagamento: devem ser contabilizados na conta de salário, férias, décimo terceiros, além dos lançamentos para provisão de valores. Tudo que se passa dentro da empresa deve ser registrado na contabilidade.
Dentro da empresa esta ferramenta contábil é utilizada em vários departamentos, na área administrativa seu principal papel é cuidar dos serviços de compras, estoques e controle, deve ser informar como a emissão de vários relatórios de controle, incluindo a entrada e saída de produtos, análise financeiras, receita, despesas e patrimônio.

Na administração de uma empresa o planejamento organizacional é desenvolvido para o alcance de uma situação desejada. Na área financeira ela tem como objetivo básico de obtenção de fundos suficientes para manter o negócio em operação, deve-se usar da melhor forma os fundos obtidos, levando em conta o retorno desejado dos acionistas. As decisões devem levar em conta não apenas os lucros esperados, más também o risco incremental que eles representam para a empresa.

Na área de compras a contabilidade é muito útil, para a organização de estoques, se não tem produtos vencidos, quais são as mercadorias que podem dar mais lucros para a empresa, pesquisar quais são os fornecedores que fornecem a matéria-prima, se são fornecedores de confiança e manter sempre a organizados os produtos para que a empresa possa ter mais lucro.

Na área comercial determina as necessidades e desejos do consumidor, produzir bens que satisfaçam essas necessidades. Dentre suas atividades tem a propaganda, localização e medição da demanda disponibilização de produtos.

A utilização da ciência contábil na área de recursos humanos dentro da organização é fazer análise do trabalho, como o seguinte objetivo: eliminação de desperdícios, treinamento dos operários e especialização de atividade. A avaliação do desempenho pode ter os seguintes usos administrativos: adequação do indivíduo ao bom desempenho, treinamento, promoções, incentivo salarial ao bom desempenho, melhorias das relações humanas, Auto – Aperfeiçoamento do empregado, informações básicas para pesquisas de recursos humanos, estimativa do potencial de desenvolvimento do funcionário e feedback de informações ao próprio indivíduo avaliado.

A função da contabilidade a área da diretoria é a representação da companhia e a prática dos atos necessários ao seu funcionamento regular, conforme dispõe o art: 144 da lei mencionada. É possível que esse detalhamento seja previsto dentro ou fora, em conformidade com o disposto no estatuto e inexistindo deliberação do conselho de administração para que a empresa tenha um funcionamento em ordem.

A utilização da contabilidade na área de produção tem como função classificar os produtos, identificar os recursos físicos e mão-de-obra, calcular a produção real por meio de estudos de tempo, como evitar os gargalos, possíveis erros e garantindo a melhor produção. A ciência contábil e muito importante para a sociedade como todo. Hoje além da mensuração do patrimônio das escritas fiscais, a contabilidade é reconhecida como a principal ferramenta para transformação do fato do dia a dia das empresas, em função que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões para o desenvolvimento da organização.

As novas tecnologias da informação influenciaram muito o entendimento e a eficiência que a contabilidade atingiu nos dias de hoje. O desenvolvimento da área tecnológica como a informática logística e os recursos humanos formou na verdade uma aliança estratégica com a contabilidade tornando-a ainda mais rápida, eficiente e eficaz no repasse de informações necessárias a tomadas de decisões. O contador passou a ser reconhecido como um profissional imprescindível e absoluto no controle das informações que auxiliam nas tomada de decisão.

Como ciência, a contabilidade depende de profissionais estudiosos, para filtrar as informações de acordo com as necessidades dos administradores em cada hora e momento da gestão empresarial, pois a partir das informações atuais e do passado da empresa e que se determina todo o planejamento e estratégias de futuras ações que determinam o sucesso do negócio.

A contabilidade como um instrumento de análise, (Gerencia e Decisão) utiliza-se e de duas demonstrações para o gerenciamento e planejamento estratégicos, informa ao administrador a situação econômica e financeira da empresa de modo que possa auxilia-lo quando ele precisar. Esses subsídios são imprescindíveis para que o administrador atue com competência na execução da atividade operacional. O contador é aquele que coleta todas as informações, o administrador é aquele que toma as decisões, o contador passa as informações coletadas dentro da empresa para o administrador e ele tem a função de analisa-las para tomar a melhor decisão para o desenvolvimento, crescimento empresarial.

Tanto ao profissional da contabilidade e da administração, ambos possuem funções de extrema importância visando demostrar á ligação existente entre eles, pois para o administradores são fundamentais os relatórios e demonstrações elaboradas pelo setor da contabilidade, necessário para tomadas de decisões de caráter organizacional.

Foram expostos alguns aspectos que interligam a contabilidade com a administração, visando melhor resultadofinanceiro nas unidades empresariais: a contabilidade surgiu para que os donos tivessem a real situação da saúde financeira de sua empresa, mas no contexto atual exige dos profissionais um maior comprometimento em relação ao desempenho dos seus clientes. Com o uso das informações contábeis para os fins gerenciais, de modo a analisar e monitorar os resultados obtidos no período ouve uma otimização nas tomadas de decisões nos diferentes níveis hierárquicos. Para isso acontecer o sistema utilizado deve responder de maneira eficaz ao controle administrativo e informacional aplicados.

FONTE-Noções de Administração-Editora Padre Reus

MARION,J.C.Contabilidade Empresarial Atlas ,São Paulo 1997 .

BEUREN,Ilisen Maria. Gerenciamento da Informação: Um recurso Estratégico no Processo de Gestão Empresarial. São Saulo: Atlas, 2000.

CARNEIRO,Erima. Biblioteca do Contador: Contabilidade Geral Vol.1. Ed Financeiras. Rio de Janeiro, 1960. 265.P.

Adm. André Cardoso dos Santos
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Administrador registrado no CRA/MG n° 01-054272/D

Contatos:
adm.andrecardososantos@hotmail.com
andrecardososantos@ig.com.br
twitter> @andrecardosoADM
http://br.linkedin.com/pub/adm-andr%C3%A9-cardoso-dos-santos/52/a66/77a

Por: Adm. André Cardoso Santos

Bacharel em Administração de Empresas (Administrador) pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. Cursando Bacharelado em Ciências Contábeis no Centro Universitário Internacional UNINTER. É também colunista do RHPortal, o maior portal de recursos humanos do país. Profissional registrado no CRA-MG n° 01-054272/D Google+: https://plus.google.com/117430463439726522115/posts

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of