Artigos

A diferença entre o chefe e o líder

Para que você compreenda quais são as principais características que separam o líder de um chefe, é preciso entender que sobre diversos aspectos as habilidades e comportamentos são muito próximos de um e de outro, porém algumas habilidades essências e sutis é que realmente diferenciam na hora de tomar uma decisão, é nas ações que podemos reconhecer, se sou um chefe ou um líder, se tenho um chefe ou se tenho um líder.

Para melhor ilustrar o que estou tentando colocar à vocês vamos exemplificar com situações, tendo como ponto de vista as habilidades comportamentais necessárias e envolvidas ali e os cuidados que devem ser tomados, e a partir daí, faça a reflexão de que atitude você tem tomado ou que atitudes tem visto serem tomada.

Delegação

Diante da delegação de tarefas em uma equipe, é importante dividir as responsabilidades respeitando os pontos fortes dos indivíduos do grupo, extraindo assim o máximo do potencial de cada um em prol de um objetivo em comum.

Nova call to action

O Chefe: Ele irá tomar decisões baseadas em seu “achismo”, para reforçar sua figura de poder diante de seus liderados, fará isso de forma arbitrária.

O Líder: Fará com que cada um se posicione acerca da responsabilidade que quer tomar, e usará sua percepção para delegar de maneira a encontrar um equilíbrio entre a tarefa e a pessoa designada para ela.

Pontos de atenção: Aqui precisa tomar cuidado para não se perder, em alguns momentos é preciso impor aquilo que considera mais adequado.

Tarefa

Nas tarefas em grupo, durante a execução de qualquer projeto a constante motivação e acompanhamento dos trabalhos é fundamental para colher resultados positivos, evitar retrabalho e desgaste na posição de liderança, ao ter.

O Chefe: Como passou as responsabilidades, cobra os resultados, pouco motiva porque acredita que a remuneração e o emprego são motivos suficientes para o desempenho, quase não se envolve aguardando o prazo determinado.

O Líder: Acompanha de perto o passo a passo do que é feito por seus liderados, entende que a motivação é essencial para alcançar resultados diferenciados, faz constante feedback do que deseja alcançar e a situação atual.

Pontos de atenção: Ao se envolver demais no processo, pode atropelar a execução de seus colaboradores, causando desconforto quanto a autonomia de cada um, tanto do trabalho quanto da tomada de decisões.

Erros e Acertos

O Chefe: Coloca a responsabilidade sobre o fracasso em uma pessoa, e o sucesso em sua chefia. Fazer bem feito nada mais é que obrigação de quem é pago para fazer um trabalho, esse é o pensamento de chefe.

O Líder: Assim como dividiu as tarefas e obrigações, divide os erros e os louros do sucesso, entende que o processo foi fruto de um trabalho em conjunto.

Pontos de atenção: O líder corre o risco de não ter o seu trabalho valorizado, com o pretexto de que a equipe é forte, e que o resultado viria naturalmente sem o seu trabalho.

Existem outros aspectos pelos quais podemos analisar e outra situações que mostram a diferença entre líder e chefe, neste momento trouxemos alguns pontos sob a visão das soft skills, habilidades presentes na chamada Inteligência Emocional (IE), que hoje são hoje tão importantes e apreciadas pelo mercado quanto o famoso QI.

Reflita se suas atitudes estão lhe encaminhando para ser chamado como chefe, ou como líder.


Leonardo Amorim
Consultor de Recursos Humanos na Heach Brazil, USA and Latin America Corp e Professional Coach Internacionalmente Certificado.

5 1 vote
Article Rating

Por: Clark Kent

Integer posuere erat a ante venenatis dapibus posuere velit aliquet. Praesent commodo cursus magna, vel scelerisque nisl consectetur et. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Integer posuere erat a ante venenatis dapibus posuere velit aliquet. Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum. Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments