Artigos

A Economia Brasileira E A Gestão De Pessoas: Atuação Nos Momentos De Crise

O ano de 2015 tem sido bastante difícil para os brasileiros, não somente em relação à dúvida no tocante à capacidade de gestão de alguns de nossos governantes, mas também em relação à economia, ambas diretamente relacionadas. Demonstrando cada vez mais indícios de recessão, a economia brasileira vive em meio aos problemas em setores de gás, petróleo, falta de confiança dos empresários para o investimento no país e contenção do consumo.
Todas essas questões estão aumentando de maneira significativa o número de demissões nas organizações brasileiras, causando grandes preocupações nos colaboradores e empresários, prejudicando até mesmo, a produtividade.
O que a Gestão de Pessoas tem a ver com isso? Embora muitas empresas não entendam, o papel da Gestão de Pessoas é fundamental em momentos de crise, como vivenciado por grande parte dos brasileiros atualmente.
Necessitaremos reduzir pessoas? Questões como motivação, liderança, trabalho em equipe, manutenção da performance humana, quebra de crenças limitantes, transparência, lealdade e ética devem ser trabalhadas nestes momentos, pois estão diretamente ligadas à boa gestão das pessoas e à compreensão de que existem nas empresas indivíduos que estão ali para oferecer o melhor deles e, merecem respeito por isso.
Os Recursos Humanos das organizações precisam, cada vez mais, buscar a proximidade com suas pessoas, principalmente nos momentos de crise, quando elas mais necessitam vivenciar esta atuação daqueles que fazem a gestão das pessoas.
Como isso poderia acontecer? Fazendo uso da transparência, da motivação com aqueles que ficaram, mas também, com o apoio àqueles que foram desligados, por meio de indicações e auxílio nos processos de recolocação profissional.
Relações em que prevalece a transparência levam à credibilidade, e o mundo das organizações é muito dinâmico, muda de forma constante. Seu liderado hoje, poderá ser seu líder amanhã.
Extrair das crises grandes aprendizados é caminho para as organizações e as pessoas de sucesso. A crise passa e o desenvolvimento humano prevalece!

Denis Juliano Gaspar é Coach de Carreiras e Professor de Gestão de Pessoas.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of