Artigos

A Educação e O Processo Seletivo

Muitas vezes participamos de processo seletivo e saímos deles sem saber se passamos ou não. Isso acontece por que na maioria das vezes não conseguimos nos perceber, quero dizer que a imagem que passamos para as pessoas não é a mesma imagem que temos de nós. Aí você me pergunta, e onde estou falhando, ou melhor, o que fazer?

Primeiro você precisa descobrir como as pessoas “vêem você”? Qual a percepção que elas tem sobre a sua pessoa? Uma das melhores formas é perguntando as pessoas mais próximas se elas contratariam você? Mais do que isso, quais os problemas que elas acham que poderiam ter com você em um ambiente profissional? Isso poderá ajudar bastante.

A postura da pessoa é o que logo “aprova” a mesma para a primeira fase ou “reprova” bem antes até de chegar no local da entrevista, digo pelo telefone.
A educação pesa muito nos processos seletivos. Cada pessoa foi educada de uma maneira, cada um chega de uma forma, atende o telefone de uma forma, faz perguntas de uma forma, e vejo no dia a dia muitos serem reprovados sem nem mesmo preencherem uma ficha ou entregarem um currículo.

Muitas vezes, pessoas muito capazes tecnicamente, que não sabem se relacionar não são bem vistas pelo mercado. Atualmente, as empresas procuram profissionais que não apenas façam um trabalho bem feito, mas também que saibam se portar no ambiente profissional

Um profissional de sucesso precisa estar preparado para se comportar em qualquer ocasião. Por isso muitas vezes o candidato é testado em várias situações no processo seletivo. O recrutador não conhece aquela pessoa, ele precisa saber o nível de educação que o candidato apresenta, e descobrir como se comporta frente as situações.

Então, já podemos perceber que a educação vem sempre na frente!!

Primeiramente, seja educado desde o primeiro contato se deseja passar no processo seletivo.

Estou disponibilizando nesse link um mini-curso gratuito “OS 7 ERROS CRUCIAIS NA REPROVAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO”
http://alcanccemetas.com.br/blogvaga/cadastro/

Acesse e receba as dicas, isso poderá ajudar bastante à você e também a empresa que está lhe contratando.

Se desejar levarei você ao alcance dos seus objetivos, acompanhe meu blog
www.avagaesua.com

Jacqueline Miranda
É consultora em Gestão Empresarial, Desenvolvimento Comportamental e Recursos Humanos.

Possui larga experiência em transformar o saber em conhecimento, através de técnicas do desenvolvimento

de metodologias de consultoria.

É Pedagoga com pós-graduação em Psicopedagogia e Recursos Humanos. Instrutora e Consultora do SEBRAERJ,

Professora Universitária de Pós-Graduação da Estácio de Sá e da Faculdade Simonsen,

Sócia-Diretora da Empresa Alcancce Metas Gestão de Pessoas.

Detém sólida experiência em Sistemas de gestão, Pensamento Estratégico,Sistemas das Informações Gerenciais e Qualidade Total

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of