Artigos

Dicas para entrevista de emprego

Não é fácil conseguir uma entrevista, muito menos um emprego. Da entrevista que o candidato poderá conseguir o tão sonhado emprego. Mas antes disso, é preciso ser aprovado nesta entrevista. Então, em meio a tantos candidatos aparentemente preparados, como ser aprovado na temível entrevista de emprego?

 Num processo de seleção, o escolhido sempre será aquele que responde ao entrevistador aquilo que ele quer ouvir, que o surpreende que mostra uma enorme segurança e competência para exercer a função.

 Aqui estão algumas dicas para se dar bem em uma entrevista:

1) Desligue o celular

Caso tenha esquecido e o celular toque, desligue-o imediatamente e nem olhe quem ligou. Mostre que o celular é a coisa menos importante do mundo naquele momento. Você passará a impressão que estar na entrevista de corpo e alma é sua prioridade.

Nova call to action

2) Não fale mal do emprego anterior nem de colegas ou superiores

Se você falar mal, passará a impressão que fala mal de todas as empresas e um dia falará mal daquela empresa também. Se você não estava se dando bem com os colegas ou se você percebeu algumas coisas na empresa que não lhe agradava, diga que os seus objetivos e os objetivos organizacionais não estavam de acordo, por isso preferiu sair.

3) Não seja tagarela

Se o entrevistador te perguntar algo, responda, sem rodeio. Dê respostas de no máximo um minuto e meio. Muitas pessoas acabam se perdendo quando o entrevistador diz: Fale um pouco sobre você. Alguns candidatos começar a contar a história do namorado, cachorro, tataravó, vizinho, sua infância, etc. Fale o essêncial. Fale como era seu relacionamento com os colegas na escola, faculdade, suas expectativas para o futuro e o mais importante: Sua expectativas quanto seu futuro profissional da empresa.

4) Olhe nos olhos do entrevistador

Se você não fixar os olhos nele, você passará insegurança, timidez, falta de “garra”. Olhar nos olhos transmite confiança, liderança, responsabilidade. Todo entrevistador tem a mania de achar que o candidato que desvia o olhar com muita freqüência é muito inseguro e está com medo de algo. Olhar nos olhos dele é um bom caminho andado.

5) Se pareça com a empresa

Pesquise a empresa, veja como os funcionários se vestem, grave a missão, visão e valores da empresa. Se você vai à entrevista parecido com a empresa, é meio caminho andado. Passará a impressão que você tem muito coisa haver com a empresa.

6) Dê a resposta certa

Quando o entrevistador pergunta: Porque você quer trabalhar nesta empresa? Muitos respondem: Por que me sinto capaz de contribuir para o desenvolvimento desta empresa. Poucos ou nenhum responde: Porque quero fazer parte de uma empresa que é socialmente responsável e tem como um dos seus valores a responsabilidade sócio-ambiental, que nos últimos anos vem contribuindo com 2% do faturamento anual com obras sócio-ambientais. Respostas como esta fazem o entrevistador ficar encantado. Pesquise e empresa e mencione informações importantes para ela na hora da entrevista.

7) Não atrase

Chegue à empresa de 20 a 30 minutos antes do horário marcado. Um dia antes, visite a empresa, para saber quanto tempo você precisará para chegar lá. Se você atrasar no dia da entrevista, passará a impressão que você é indisciplinado. Se chegar atrasado, terá 80% de chance de não passar.

8) Cuidado com os gestos. O corpo fala.

Quando entrar na sala de entrevista, vá com o corpo reto, cabeça erguida. Aperte a mão do entrevistador com firmeza. Sente-se com a coluna reta. Quando o entrevistador fala: Fique a vontade. Muitos candidatos se reprovam. Vários colocam o cotovelo na mesa, ficam “esparramados” na cadeira, até pede a balinha que está na mesa do entrevistador. Geralmente o profissional que está conduzindo a entrevista fala isso de propósito mesmo. Se você se comportar de forma adequada, tendo bastante cautela com os gestos, posturas e palavras, terá uma enorme chance de ser aprovado.

9) Quando o entrevistador diz: Me diga um defeito

Diga a verdade e exemplifique reforçando quais ações que você está tomando para melhorar. Por exemplo: não domino inglês, mas estou fazendo um curso de inglês aos finais de semana. Sempre diga o defeito e o que está fazendo para melhorar.

10) Cuidado com as pegadinhas

O entrevistador pode fazer uma mesma pergunta de várias formas diferentes. Ele pode lhe perguntar no inicio da entrevista: Porque você quer trabalhar nesta empresa? E você responde: Porque acredito no meu potencial e os objetivos organizacionais tem muita semelhança com meus objetivos pessoais. E depois de algum tempo, ele pode lhe perguntar: O que motivou você a vir para esta entrevista: Ai você responde: Porque estou a dois meses desempregado e preciso muito do emprego. Neste momento você acabou de falar que você na verdade não tem nada haver com e empresa. Só quer mesmo é trabalhar. E não se iluda: Trabalhar várias pessoas querem. Fazer realmente parte da empresa poucos desejam.

A entrevista é a etapa decisiva para quem está procurando emprego. A etapa mais temida dos candidatos. Por isso, muito cuidado com o que vai falar. Seus atos e suas respostas poderão te dar um bom emprego como também fechar uma porta para uma ótima oportunidade. A entrevista trata-se de uma entrevista de emprego, portanto, as respostas devem ser profissionais, não pessoais. Cuidado com o que vai falar.

 

Boa sorte!

Joaquim Oliveira

4.2 5 votes
Article Rating

Por: Clark Kent

Integer posuere erat a ante venenatis dapibus posuere velit aliquet. Praesent commodo cursus magna, vel scelerisque nisl consectetur et. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Integer posuere erat a ante venenatis dapibus posuere velit aliquet. Cras mattis consectetur purus sit amet fermentum. Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments