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A Gestão De Pessoas No Contexto Atual – Módulo 2

Módulo II – Gestão de Pessoas como Fator Competitivo para o seu Negócio.

As pessoas envolvidas no negócio interferem positiva ou negativamente nos resultados alcançados, justificando o argumento de que a Gestão de Pessoas é um fator competitivo que requer cuidado e planejamento.

O atendimento é o principal fator competitivo e diferencial. O atendimento é feito por pessoas, e estas são a ligação da empresa com os clientes. Gerir e motivar essas pessoas é, portanto, o desafio para conseguir a equipe ideal. Mas como já visto, são necessários alguns cuidados:

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– Agir de forma planejada para atrair, desenvolver, manter e reter profissionais, buscando garantir a competitividade do negócio.

– Cuidar das relações entre as pessoas no ambiente de trabalho e entre as pessoas e o negócio.

Abaixo, veremos alguns paradigmas e mitos existentes sobre Gestão de Pessoas:

– Gestão de Pessoas é coisa só para grandes empresas.

– É muito caro investir em Gestão de Pessoas.

– As pessoas são o que são e não mudam.

– Patrão tem que mandar; colaborador tem que obedecer e ponto final.

– Para que investir na equipe se, depois, as pessoas vão embora?

NOTA:

Paradigma significa: modelo ou padrão

Mito significa: ideia falsa, coisa inacreditável, fantasiosa ou irreal.

A Gestão de Pessoas não é um privilégio de grandes empresas. Independente do tamanho do negócio, todos os administradores precisam estar preparados para atuar na Gestão de Pessoas. Gerir pessoas significa administrar expectativas, relacionamentos, ambiente de trabalho, etc. A Gestão de Pessoas, além de não ser cara, é, seguramente, um investimento com retorno garantido.

Um fator essencial para o sucesso na Gestão de Pessoas é estabelecer parceria no trabalho em equipe, o que gerará qualidade dos relacionamentos, melhor atendimento, agilidade, conquista e manutenção de clientes, entre outros.

A valorização e o reconhecimento das pessoas garantem à empresa o bom e fiel funcionário.

As questões a seguir buscam auxiliar você em sua reflexão inicial sobre temas que serão abordados.

Reflita:

1. Quando você precisa contratar um funcionário, que procedimentos costuma adotar?

2. Pensando em um período de doze meses antecedentes à data atual, descreva os treinamentos (ou alguns deles) que ofereceu à sua equipe de trabalho.

3. Quais os principais conflitos que existem, hoje, em sua equipe de trabalho?

4. Quais as principais qualidades que você visualiza em sua equipe de trabalho atualmente?

5. Se você tivesse que atribuir uma nota para você como líder e gestor de pessoas e em seu negócio, que nota se daria? E para a sua equipe? Por quê?

Já chegamos ao final desse Conteúdo e você já deve ter conseguido compreender que o diferencial competitivo em qualquer negócio está vinculado aos aspectos do relacionamento humano, à valorização e ao reconhecimento do potencial das pessoas; que a parceria com a equipe de trabalho é, estrategicamente, o fator competitivo que fará a diferença no atendimento, na agilidade, na conquista e na manutenção dos clientes; e que, existe a necessidade de agir de forma planejada ao atrair, desenvolver, manter e reter colaboradores para garantir a competitividade do negócio.

Acompanhe nossos módulos, e ao final, poderá compreender o que é a Gestão de Pessoas e identificar ferramentas e estratégias que permitam gerenciar com eficácia os processos de atrair, desenvolver e reter profissionais talentosos em sua equipe de trabalho.

AUTORIA

Versão Original – Elimara Clélia Rufino

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