Artigos

A importância da ética nas empresas

Silvia Marinho*
Para uma companhia ser respeita e admirada por todos os seus públicos, é fundamental adotar um compromisso moral de transparência e ética na condução de todas as suas práticas. Eu costumo dizer que moral é aquilo que você faz de certo quando alguém está te observando e ética é você continuar fazendo o que é certo mesmo sem ninguém te observar. É um processo interno, de você com sua consciência.
Empresas são feitas de pessoas, pessoas são complexas e muitas não têm ética, por falta de compromisso com elas mesmas, por falta de um objetivo real e maior na vida, por falta de vontade, influências de maus exemplos, etc. Nesse contexto é importante que as empresas tenham regras/normas bem definidas, assim como suas sanções, mas que tudo seja feito de maneira muito calma, transparente, com muito diálogo.
Uma cultura de integridade, na qual prevalecem a transparência e a honestidade no relacionamento com todos os seus públicos, é um importante elemento para que a empresa trilhe o caminho da ética:
– Público interno: focado nas relações de compromisso com a força de trabalho para construção de resultados de valor agregado, por meio da qualidade do ambiente de trabalho, saúde e segurança.
– Público externo: qualidade dos serviços, relacionamento com os clientes e parceiros, proteção ao meio ambiente e cumprimento das responsabilidades legais, fiscais e sociais.
– Comunidade: exercer a cidadania é, acima de tudo, buscar uma sociedade melhor para todos, a fim de que exista mais liberdade, justiça e solidariedade. Existem várias maneiras de incentivar isso dentro da empresa, a principal é o exemplo. Se o exemplo vem de cima, a chance é enorme de ter seguidores e copiadores. É possível trabalhar com palestras de conscientização e campanhas que envolvam a participação, colaboração e trabalho em equipe em prol dos nossos semelhantes mais desprovidos e também atuando de forma ativa na conservação e preservação do meio ambiente.
O Brasil e todos nós merecemos conviver e nos relacionar com empresas cada vez mais éticas!

* Diretora da InHouse, empresa especializada nas áreas de Contact Center, Tecnologia da Informação, Marketing de Relacionamento e Terceirização de Recursos Humanos, e idealizadora do Fliig, ferramenta de comércio eletrônico, que permite que o consumidor escolha quanto e como quer pagar.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of