logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Saúde e Segurança > A importância do Novembro Azul: o tabu em torno do cuidado

Sumário

A importância do Novembro Azul: o tabu em torno do cuidado

Entenda a importância e os benefícios da sua empresa apoiar a causa!

Nosso calendário com o passar dos anos, ficou cada vez mais completo quando o assunto é “datas sensíveis”. Assim, essa sensibilização é importante, para celebrar datas e acontecimentos e ainda ampliar a conscientização em torno de algum assunto dentro das empresas.

No dia 17 de novembro, por exemplo, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Por isso, novembro se tornou o mês da conscientização a respeito da doença. E qual a importância do Novembro Azul? Leia o texto e descubra!

evento voltado para profissionais de RH e DP

Então, se deseja tirar suas dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e aproveite as informações que separamos para você!

O que é a campanha Novembro Azul?

A campanha teve seu início na Austrália e ganhou força pelo mundo inteiro, objetivando, assim, chamar a atenção para prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, ela também ajuda a promover a saúde masculina, já que o público possui certa resistência quando o assunto é autocuidado.

Os homens não são teimosos, a resistência masculina em relação ao diagnóstico preventivo do câncer de próstata por exemplo, é uma consequência de uma herança cultural, que no jugo do conservadorismo eleva o homem como sexo forte, superior, criando a ilusão de que nunca serão acometidos de qualquer morbidade.

Os fatores associados são a falta de informação, constrangimento, medo e preconceitos. Por isso, a procura pelo exame preventivo ainda é considerada baixa, o que resulta em um alto número de mortes no Brasil e no mundo.

Não é incomum ouvirmos piadinhas em relação ao exame, feito por meio de um médico especialista — no caso o Urologista. Dessa forma, o que prevalece é quase sempre um discurso preconceituoso e debochado. Esse sentimento cria uma barreira para que a campanha alcance cada vez mais homens.

A importância do Novembro Azul

Em 2009 o Ministério da saúde instituiu no sistema único de saúde SUS, a Política Nacional de atenção integral à saúde do homem (PNAISH), considerando a necessidade de apoiar ações e atividades de promoção à saúde especificamente a da população masculina.

Buscando desmistificar tabus, os órgãos governamentais, ONGS, coletivos entre outros se viram diante de uma urgência: Estabelecer políticas públicas abrangentes e de conscientização do cuidado para que a população masculina abraçasse essa causa.

O PNAISH atende a todas as particularidades do homem, e tem como objetivo fortalecer a rede de atenção à saúde física e mental, ampliando a rede de cuidados.

Os benefícios de apoiar o Novembro Azul

mãos com laço do Novembro Azul

Se você chegou até aqui, já entendeu o quanto é importante apoiar uma campanha como essa. Mas, a seguir vamos listar algumas vantagens em ajudar a causa. Confira:

Promoção da saúde dos colaboradores

Ao apoiar o Novembro Azul, a empresa demonstra preocupação com a saúde de seus colaboradores, incentivando a prevenção e a adoção de hábitos saudáveis.

Conscientização sobre o câncer de próstata

A campanha destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma doença que pode ser tratável se detectada em estágios iniciais.

Fomento à prevenção

O apoio à campanha incentiva os homens a realizarem exames regulares e adotarem hábitos saudáveis, contribuindo, assim, para a prevenção de doenças.

Criação de um ambiente de trabalho consciente

O engajamento na campanha contribui para criar um ambiente de trabalho mais consciente e preocupado com o bem-estar dos colaboradores.

Quebra de estigmas e tabus

Participar do Novembro Azul ajuda a quebrar estigmas e tabus associados à saúde masculina, encorajando os homens a discutirem abertamente sobre sua saúde.

Apoio à diversidade e inclusão

A campanha promove a inclusão ao abordar questões específicas de saúde que afetam os homens, mostrando que a empresa valoriza a diversidade e a igualdade de atenção à saúde.

Impacto positivo na imagem da empresa

O envolvimento em causas sociais, como o Novembro Azul, pode ter um impacto positivo na imagem da empresa, mostrando seu compromisso com a responsabilidade social corporativa.

Redução de custos com saúde

Incentivar a prevenção pode levar a uma equipe mais saudável, reduzindo potencialmente os custos com benefícios de saúde e licenças médicas.

Apoio às famílias dos colaboradores

Ao conscientizar sobre a saúde masculina, a empresa também oferece suporte indireto às famílias dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais solidário.

Saiba mais:

Algumas causas do desenvolvimento desse tipo de câncer

Homem com laço de novembro azul na camiseta

1. Idade

Uma das causas que mais prevalecem no câncer de próstata é a idade. Casos em que a doença afeta indivíduos antes dos 40 anos são extremamente raros, visto que a possibilidade do desenvolvimento aumenta 40% em homens com mais de 50 anos. Risco que acaba dobrando para maiores de 65 anos.

O motivo pelo qual a idade é um diferencial está no tempo que o tumor leva para se instalar na próstata. Por isso a prevenção é tão importante. A maior parte dos tumores cresce de forma lenta e só podem ser detectados quando o homem já tem mais de 60 anos.

2. Hereditariedade

Outra das principais causas do câncer de próstata está relacionado aos casos na família. Afinal, estudos identificam que a doença apresenta fatores genéticos hereditários. Isso aumenta risco para homens que tenham um parente direto na família, como irmão, pai ou avô com câncer de próstata.

3. Alimentação

alimentação não é a principal causa para o desenvolvimento do câncer de próstata. No entanto, ela exerce certa influência no assunto. Assim, estudos apontam que homens com uma dieta rica em carne vermelha, gordura, derivados do leite e pobre em legumes, frutas e outros vegetais podem ter o risco aumentado.

4. Tabagismo

Assim como em doenças crônicas, o tabagismo pode ser uma das causas do câncer de próstata. Além disso, o vício pode diminuir as possibilidades de uma recuperação e prognóstico positivo em homens que desenvolverem a doença.

5. Alterações genéticas

Também entre as principais causas do câncer de próstata, as alterações genéticas favorecem o surgimento de diferentes tipos da doença, como o câncer de mama e ovário. Entretanto, em homens a alteração representa uma pequena porcentagem dos casos de câncer.

6. Sedentarismo e obesidade

O excesso de gordura no corpo também pode ter grande influência em relação ao câncer de próstata. Por isso, homens com sobrepeso costumam apresentar versões mais agressivas dos tumores, fator que pode complicar o tratamento e diminuir as chances de cura.

Assim como a má alimentação, a falta de exercícios físicos também piora as possibilidades, agravando o quadro.

Como prevenir?

Há duas formas de prevenir o câncer de próstata: realizar os exames frequentemente e a adoção de hábitos saudáveis. Portanto, é recomendável:

  • Realizar um check-up anualmente;
  • Fazer o controle do colesterol, diabetes e pressão;
  • Praticar exercícios físicos regularmente,
  • Manter o peso ideal;
  • Evitar cigarro e abuso de álcool;
  • Manter uma alimentação equilibrada.

Além disso, é essencial que se realizem exames periódicos, como: hemograma completo, teste de urina e de IMC e verificação do perímetro abdominal.

Depois de ler essas 6 dicas a respeito da prevenção do câncer e a importância do novembro azul, é bem provável que você já esteja planejando a ação na sua empresa. Então, confira a seguir o papel do RH e as vantagens de organizar a campanha de novembro.

 
➡️ Aprenda mais! Faça o curso gratuito Produção de eventos: estratégias para o RH e veja como fortalecer a sua marca através da ação!

Qual é o papel do RH e por que aderir a campanha?

médico com laço do Novembro Azul

O papel dos RHs é muito importante nesse cenário, por meio de campanhas de endomarketing é possível alcançar de maneira mais direta o público masculino. Então, promover debates, convidar especialistas ou até mesmo pedir para alguém que já enfrentou ou enfrenta a doença para dar um depoimento tem grande valia na luta contra o preconceito e na conscientização da prevenção.

Reúna também a sua equipe e faça uma lista das ações que realizarão sobre a importância do novembro azul nas empresas, liste os prazos e defina quem serão os responsáveis por eventuais atividades.

Assim, a Gestão de Pessoas consegue envolver a equipe e todos estarão cientes sobre o que precisa ser realizado — sem esquecimentos e com eficiência.

Que tal organizar o planejamento das suas ações em um único local? Eu sugiro utilizar todos os dias o calendário do RH e considerar as datas importantes para a conscientização e o engajamento dos colaboradores para causas sociais ou de saúde e bem-estar. Baixe agora mesmo gratuitamente para garantir que nenhuma data passe em branco.

Conclusão

A campanha Novembro Azul é dedicada à conscientização sobre a saúde masculina, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras questões relacionadas à saúde dos homens. Aliás, existem várias razões pelas quais uma empresa deve apoiar essa campanha.

Portanto, o apoio à campanha não apenas destaca a preocupação da empresa com a saúde de seus colaboradores, mas também contribui para uma cultura organizacional que valoriza a prevenção e o cuidado com a saúde masculina.

Ou seja, como vimos ao longo do texto, uma empresa deve apoiar o Novembro Azul. Isso demonstra compromisso com a saúde dos seus colaboradores, promove a conscientização sobre questões específicas de saúde masculina.

Incentiva a prevenção do câncer de próstata, cria um ambiente de trabalho mais consciente, quebra estigmas e tabus relacionados à saúde masculina.

Contribui para a diversidade e inclusão, impacta positivamente na imagem da empresa, reduz potencialmente os custos com benefícios de saúde, e oferece suporte indireto às famílias dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais solidário e saudável.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Gerente de RH da Sólides Tecnologia, com mais de 15 anos de experiência em segmentos de varejo e tecnologia. Atuação em diversas áreas da gestão de pessoas, como Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento, Seleção, Departamento Pessoal, Remuneração e Performance. MBA em Gestão Estratégica de Negócios Especialista em Psicologia Organizacional Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching Psicóloga
Assine a nossa Newsletter