Artigos

A importância da Comunicação escrita.

Cada vez mais o mercado de trabalho está concorrido. Hoje, os que mais se destacam são profissionais que tem uma boa técnica de oratória, sabem falar em público, são carismáticos e falam inglês. O que mais vemos são pessoas querendo desenvolver essas habilidades através de cursos e treinamentos, porém eles acabam se esquecendo do básico – “a comunicação escrita”, que é uma habilidade tão importante como às outras. Em grande parte das entrevistas, muitos candidatos são reprovados porque não tem capacidade de expor suas ideias no papel. Eles passam nas dinâmicas em grupo, nos testes psicológicos, falam muito bem outras línguas, mas na hora da redação são bombeados. Também vemos pessoas já formadas, profissionais que tem um cargo de destaque, porém com sérias dificuldades no “português”, ou seja, não podemos esquecer-nos da importância da língua portuguesa para a nossa carreira.
Para desenvolver esta competência tem que haver muito esforço, dedicação e disciplina. Para a técnica se aperfeiçoar é preciso ler e escrever bastante, pois através dos livros o nosso vocabulário enriquece e assim adquirimos mais conhecimento sobre textos (narrativos, descritivos, argumentativos e etc.). Já a escrita nos ajuda a utilizar corretamente a pontuação e acentuação.
A língua portuguesa não está presente somente no mundo corporativo, mas também em nosso dia-dia como: nas conversas pelas redes sociais, nos SMS, nas cartas, discursos e etc., porém, hoje em dia através desses sistemas informatizados pessoas estão escrevendo de forma incorreta e com muitas abreviações, se não mudarmos esse hábito, nossos jovens terão serias dificuldades em desenvolver a comunicação escrita corretamente, podendo prejudica-las na vida profissional.
Por isso não podemos perder tempo esperando alguém nos alertar da importância do “português” nas nossas vidas, precisamos nos comprometer e nos dedicar para essa árdua tarefa que é desenvolver “a linguagem escrita”. Saber escrever bem é fundamental para a nossa carreira.

Jefferson Aquino: consultor de treinamento e desenvolvimento na empresa NEC e estudante de Recursos Humanos pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, e-mail: (jeffersonluiz.550@hotmail.com)

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of