Artigos

A importância da comunicação nas organizações

O que é comunicação: A origem epistemológica da palavra é tornar comum, ou seja, se uma pessoa consegue fazer com que sua idéia seja captada e compreendida por outra pessoa(s)… (PIMENTA,Maria Alzira –Comunicação Empresarial).

Hoje a comunicação empresarial tem assumido um papel fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades, mas também uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios. Sendo um fator importante para se ter um diferencial de competitividade, e é fundamental para a excelência nos relacionamentos das empresas e instituições com os seus inúmeros públicos estratégicos. Ainda englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa, melhorando os serviços e aumentando a produtividade e lucro.

Quando uma empresa não se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos, não existindo uma comunicação interna e externa.

A comunicação não deve ser distorcida, deve ser clara e objetiva de forma com que o receptor receba a mensagem sem ruídos. Exigindo inteligência, reflexão, estudos de casos, processos, disciplina, bom senso, velocidade, trabalho em grupo, etc. É ciência e técnica.

Segundo Cahen, toda ação de comunicação empresarial deve manter implícitas mensagens como:

1- somos bons cidadãos;

2 – nossos produtos e serviços são excelentes;

3 – temos respeito por nossos clientes;

4 – temos respeito por nossos acionistas;

5 – somos uma empresa bem administrada;

6 – temos tradição;

7 – somos éticos;

8 – somos bons clientes;

9 – somos bons patrões;

10 – é bom trabalhar em nossa empresa;

11 – nossos administradores, gerentes, técnicos são experientes.

Numa empresa existem duas redes de comunicação: Formal e Informal.

•Comunicação Formal: circulam as mensagens oficiais e legitimadas pela estrutura, utilizando os canais formais.

•Comunicação Informal: mais conhecida como rádio peão ou rádio corredor, na qual circulam todas as informações, mensagens, consideradas inadequadas para circulação.

Os instrumentos/recursos mais utilizados nas empresas são:

•Visuais

– Escritos: instruções e ordens escritas, circulares, cartas pessoais, manuais, quadros de avisos, boletins, panfletos, jornais e revistas, relatórios de atividades, formulários, fax, e.mail.

– Pictográficos: pinturas, fotografias, desenhos, diagramas, mapas.

– Escritos-pictográficos: cartazes, filmes mudos com legenda, gráficos, diplomas e certificados.

– Simbólicos: luzes, bandeiras.

•Auditivo

– Diretos: conversas, entrevistas, reuniões, conferências.

– Indiretos: telefone, rádio, alto-falantes.

– Simbólicos: sirenas, apitos e buzinas, sinos.

•Audiovisuais

– filmes, demonstrações, vídeo, videofone, televisão, etc.

“Comunicação não é o que se diz, mas o que o outro entende”. (Duda Mendonça).

Valquiria Gomes

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of