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A importância das Pessoas nas Organizações

Por: Amarildo Nogueira
amarildo@megainovacao.com.br
www.amarildonogueira.com.br

As empresas cada vez mais têm investido em Equipamentos, Tecnologia da Informação, Estrutura física e pouco em pessoas. Os tempos mudaram e as pessoas também! Se continuarmos fazendo da mesma forma a gestão de pessoas corremos o risco de comprometer nosso negócio. O trabalho com pessoas diferentes de gerações diferentes é o grande desafio dos gestores atuais, conforme demonstra a característica de cada geração:
• Geração X compostas por filhos baby boomers (Baby Boomer é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional – Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom estamos nos referindo). Os integrantes da Geração X têm sua data de nascimento, localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980. da segunda guerra mundial;
• Geração Y, também chamada de Geração Next ou Millennnials.
Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Ycomo as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers;
• geração Z, formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.
Os colaboradores devem agregar valor a empresa, mas para isto é preciso que a empresa procure investir e acreditar nestes colaboradores. A falta de promoção, a distância de diretores e gestores do pessoal operacional, o incentivo ao aprimoramento, a capacitação pessoal e profissional, são as principais causas de descontentamentos internos, pois geralmente chegará a estes gestores somente o que eles gostam de ouvir. Muitas das vezes ao realizar programas como; Café com a Diretoria, Conversa com gestor e outro programas com este objetivo, pode-se proporcionar grandes oportunidades de conhercer situações que comumente não chegaria aos ouvidos destes gestores.
Uma ferramenta poderosa para melhoria na performance dos colaboradores é o treinamento, cursos e até mesmo processo de coaching, realizados por empresas especializadas, pois conforme já evidenciado “Santo de Casa não faz Milagre”. O treinamento ou curso têm a finalidade de aprimorar o conhecimento do profissional além de melhorar a parte comportamental. O mesmo está relacionado com as atuais habilidades e competências exigidas para o cargo. Sua orientação é proporcionar condições para que as pessoas utilizarem suas principais habilidades e capacidades para serem bem sucedidas e com isto proporcionarem melhores resultados para a organização.
Pessoas bem treinadas melhoram de forma significativa sua performance na execução de tarefas. Saber como fazer as atividades diárias, depois de um período de aprendizado é fácil, mas saber fazer de forma diferente agregando valor e conseguindo lucrar é o que faz a diferença no faturamento e performance da empresa.
Quando a empresa se preocupa com satisfação de seus colaboradores ela está dando um passo muito importante para crescer e se destacar no mercado em que atua. Sempre digo que:
Máquinas, TI, Infraestrutura se compra em qualquer lugar, mas as pessoa eu tenho que conquistar.

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Sheila
Sheila
10 meses atrás

Muito bom. Mas infelizmente nao sao todas empresas que olhao dessa forma e ajudao seus funcionários se desenvolverem melhor