Artigos

A Importância Do Desenvolvimento Humano

A área de Recursos Humanos em seu subsistema de recrutamento e seleção tem como meta identificar candidatos com potenciais habilidades e competências para ocupar um cargo na organização. Simplesmente identificar e contratar esse tipo de profissional não é o suficiente; a empresa precisa criar a cultura de desenvolver essas habilidades e competências e assim promover o crescimento profissional e principalmente pessoal do colaborador, logo esse desenvolvimento deve ser tarefa da área de treinamento e desenvolvimento.
O treinamento inicial capacita o colaborador para exercer a função enquanto o processo de desenvolvimento capacita o colaborador profissionalmente, o preparando para o competitivo mercado de trabalho, porém a área de T&D deve ir além, precisa realizar programas de desenvolvimento dos colaboradores no âmbito pessoal, trabalhando as habilidades pessoais e inteligências múltiplas que servem como alicerce para o desenvolvimento das demais habilidades.
O grande erro das empresas é:
Investir muito em treinamentos técnicos, o que apresenta pouco retorno dos recursos humanos por ser apenas funcional;
Investir pouco em desenvolvimento profissional, o que tem efeito de remediar e desenvolver algumas habilidades necessárias para o exercício da função, e não investir nada no desenvolvimento pessoal dos colaboradores. As organizações precisam visualizar os benefícios que os programas de desenvolvimento pessoal podem trazer para o pessoa e consequentemente para a empresa. O desenvolvimento pessoal é pautado no autoconhecimento, identificação dos pontos fortes e fracos e elaboração de planos e ações de desenvolvimento individual.
Geralmente os processos de T&D dão o peixe e não ensinam a pescar! O que alguns gestores precisam ter em mente é desenvolver pessoas e não desenvolver profissionais, precisam saber que toda ação é reflexo de um comportamento e que programas de T&D que apresentam objetivos de resolver essas ações até podem remediar, mas não resolver a situação. Se o comportamento muda as ações mudam! O profissional com um bom desenvolvimento pessoal, busca a evolução, busca conhecimentos e habilidades sozinhos,desenvolve a habilidade de aprender e se desenvolver;logo desenvolver programas de T&D com esse objetivo apresenta grandes benefícios a organização.

Luciano Abreu Miguel
lualtospapos@ig.com.br

0 0 vote
Article Rating

Nova call to action

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments