Artigos

A Importância Do Treinamento Para As Organizações

A qualificação das pessoas não é mais um diferencial e sim uma necessidade na busca de melhores resultados paras as organizações. O processo de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal torna-se uma atividade imprescindível para o sucesso ou o fracasso de uma organização. Treinar o seu time de profissionais é papel fundamental do gestor. O retorno para o sucesso dos negócios é imediato.
As organizações possuem talentos com a competência de multiplicar conhecimento. Este papel de multiplicador de treinamento é exercido pelo instrutor. O principal sujeito no processo de treinar e desenvolver pessoas dentro de uma organização é o instrutor de treinamento de pessoal.
Denomina-se instrutor de treinamento de pessoal todo aquele que transmite conhecimentos técnicos ao treinando profissional. A atividade do instrutor de treinamento de pessoal não pode ser limitada à equipe do setor de treinamento de pessoal de uma empresa qualquer, ao contrário, envolve toda a organização. Desse modo, podemos dizer que qualquer diretor, gerente, chefe, encarregado, supervisor, enfim, todos aqueles que exercem uma parcela de responsabilidade na empresa, são, em menor ou maior grau, instrutor de treinamento em potencial, ou melhor, poderão exercer a função de multiplicadores de treinamento.
Ao ingressar numa determinada empresa, a pessoa começa a ser preparada para melhor exercer suas funções. O processo de treinamento interno é contínuo e irreversível, quer esteja recebendo noções técnico-científicas para melhorar determinado trabalho, ou frequentando cursos comportamentais visando mudar suas atividades funcionais.
A empresa é uma escola formadora de hábitos e de atitudes e os seus dirigentes, desde o mais alto escalão até o mais simples supervisor, constituem o corpo docente dessa escola que é a organização.
Muitas vezes um bom instrutor pode tornar atraente uma determinada matéria que à primeira vista é maçante e difícil de ser entendida pelo treinando. O inverso é verdadeiro, assuntos que podem parecer atuais, dinâmicos e atrativos para determinados aprendizes são, por vezes, pouco ou quase nada assimilados. O que ocorre nessas ocasiões? Simplesmente os expositores não sabem transmitir seus conhecimentos sobre o assunto mal assimilado pelos treinandos.
A figura do instrutor de treinamento em uma organização é de suma importância para a obtenção de resultados positivos. A qualificação do pessoal está diretamente relacionada com a produtividade e a lucratividade. É de suma importância as organizações investirem em treinamento de pessoal. O investimento em treinamento é bem menor do que o custo de uma rescisão. Invista em treinamento sempre.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of