Artigos

A Influência das Emoções na Tomada de Decisão

Já fazia um bom tempo que eu estava querendo falar sobre este tema, a influência das emoções na tomada de decisão, pois, de fato, as emoções causam mudanças nas decisões que tomados no nosso dia-a-dia, por isso é importante que se tenha inteligência emocional, que resumidamente é compreender os seus sentimento e o do próximo, sugiro a todos os leitores que leiam sobre inteligencia emocional, tal assunto ajuda a compreender as pessoas que nos cercam, e principalmente a nós mesmos.

Iniciando, vou falar da influencia de algumas emoções, segue:


1 – Quando estamos de bom humor, por exemplo, possivelmente tendemos a aumentar a confiança nas outras pessoas, o que pode trazer sérias consequências, pois estas pessoas podem não ser capazes de fazerem o que você esperava, decepcionando-lhe. 

2 – Quando estamos de mal humor ficamos mais céticos, ou seja, tendemos a confiar menos nos outros, o que pode ser bom, pois com isso analisamos as pessoas de forma mais real. Entretanto o excesso é extremamente prejudicial.

3 – Quando estamos tristes somos muitos afetados afetados por “Âncoras”. Âncoras são uma referencia, que por muitas vezes esta errada, pois na maioria das vezes escolhemos referencias erradas.

4 – Em um momento de raiva a tendência é que a pessoa fique mais confiante e insensível a riscos, tendo até mais sentimento de poder, e é por isso que quando vimos pessoas com raiva percebemos que as mesmas tomam decisões irracionais e erradas. 

5 – Em momentos de desgosto tendemos a querer sair o mais rápido possível daquela situação, um bom exemplo é em vendas, quando um vendedor tem esta característica ele tenderá a vender os produtos mais baratos, pois ele que chegar logo a sua meta de vendas, ou seja, sair da situação de pressão nas vendas. 

6 – Como uma últimas emoção, o temor nos deixa mais sensíveis aos riscos, e com isso nos preparamos para uma situação de fuga, tal questão é correta, pois tendemos a gerenciar melhor os riscos e procurar ações preventivas quando se esta em tal situação.


Existem inúmeros sentimentos, e eu poderia fazer diversas postagens sobre o tema, mas acredito que os que eu citei são os principais.

José Elias Silva é Consultor Organizacional, com experiência em RH, já tendo trabalhado com: Recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, PCO, ferramentas motivacionais, descrição de cargos, políticas de 5Ss, capacitação e treinamento, além de ter experiência em serviços como: Pesquisa de mercado, viabilidade mercadológica, GRD, planejamento estratégico, análise financeira, estruturação financeira, análise de gestão, entre outras atividades.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of