Artigos

A Linguagem Da Liderança

Liderança e a sua linguagem

O bom líder precisa ser um bom comunicador. O empregar das palavras determina o resultado que teremos dos liderados, podendo eles ser satisfatórios ou não.
As pessoas são diferentes umas das outras e, cada uma possui suas experiências sensoriais, o que as farão interpretar cada linguagem de acordo com suas experiências.
O bom líder tem que ter a ciência desta realidade, se comunicando de forma eficaz, e sem deixar lacunas.
Cada lacuna deixada pode criar um gargalo na gestão, bem como a omissão, por menor que seja, pode deixar interpretações diferentes.
A linguagem ainda é uma ferramenta poderosa para desenvolver pessoas. Podemos como líderes, conceder todas as informações, ou ainda, fazê-las buscar a melhor opção em meio a um processo decisório. Esta opção pode ser melhor do que a que você imaginava anteriormente.
A grande diferença, é que o líder transformador busca desenvolver sua equipe, sem medo de que este tenham ideias melhores do que as suas.
A comunicação eficaz de um líder é baseada em perguntas. Com elas desenvolvemos o raciocínio e habilidades de tomadas de decisões das pessoas, pois as obrigada a pensar e refletir, ao invés de acharem respostas prontas.
Claro, vale a pena lembrarmos de que a comunicação em uma liderança não pode ser baseada somente na comunicação ativa, mas também na passiva. Ou seja, o líder também deve ser o receptor das mensagens e não somente o emissor. Ouvir é uma dádiva e algo essencial para uma boa gestão.
Sendo bons ouvintes, estabelecemos bons relacionamentos, e boas gestões só acontecem com bons relacionamentos.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of