Artigos

A MEDITAÇÃO NAS EMPRESAS – TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO

Meio dia, a maioria das pessoas já saiu para o almoço. A empresa está quieta. Lá fora um sol forte, calor e muita claridade. Em silêncio, o grupo entra na sala, fecha as cortinas, deixando o ambiente na penumbra. O que será que vai acontecer? Não, não é um ritual satânico! Vão meditar. Vão o que…? Muitos perguntam quando conto essa historinha…
A meditação é uma técnica milenar e não conheço nada tão profundo e revolucionário para o equilíbrio interior, a paz e calma na vida do que quando fecharmos os olhos, respirarmos profundo e entrarmos em contato com nosso ser interior. Ah, isso é coisa de esotérico, de pessoas zens! Debocham a maioria dos executivos quando ministro palestra sobre meditação no trabalho.
Obvio que não discuto. Apenas faço uma demonstração ao vivo. E sabe o que acontece? Muitos que estavam zombando vêm atrás de mim ao termino da palestra, procurando saber mais sobre a técnica. Meditar combina sim, com o trabalho! Afinal, é apenas uma técnica eficaz para equilibrio mental. Nossa mente funciona o tempo todo, não para, mesmo dormindo os pensamentos continuam, e se ficarmos estressados a mente torna-se confusa nos deixando ver o mundo através de uma lente esfumaçada. E para limparmos essa lente, temos que aprender a acalmar os pensamentos. Esse é o objetivo da meditação – limpar a mente.
Votando a nossa história…O grupo tira os sapatas e senta-se no chão apoiados em pequenas almofadas, coluna reta, olhos fechados. Uma música suave e baixa ajuda na atmosfera de relaxamento. Lentamente, o instrutor de meditação pede que as pessoas comecem a respirar, contando de 01 até 04, soltando o ar pelo nariz…Aprender a respirar corretamente é importante porque é ela é a porta de entrada para o relaxamento, que por sua vez nos leva para dentro de nós mesmos. O ritmo respiratório relaxa a confusão dos pensamentos, que vão diminuindo gradualmente quando a mente se acalma. Uma mente tranqüila é capaz de encontrar soluções criativas para os mais diversos desafios do dia-a-dia, seja nos negócios ou nos relacionamentos.
…O instrutor pede para que o grupo fique apenas respirando e observando os pensamentos, sem se envolver com eles. E os conduz a uma visualização ao pedir que imaginem cada pensamento como se fosse uma nuvem que passa num céu azul…A meditação no trabalho é útil para mudar o ambiente organizacional através da transformação das pessoas, que ao levarem uma energia mais positiva e motivadora para a empresa mudam o clima interno. E nesses tempos conturbados, a lucidez e a rapidez mental são fundamentais. É muito comum encontrarmos gestores gastando 90% do seu tempo tentando contornar os problemas e apenas 10% na busca de soluções e idéias criativas. E por quê? Porque a ansiedade e o medo são companheiros constantes no cenário empresarial. E onde começa a ansiedade? Na mente, nos pensamentos confusos de medo do futuro!
…Vinte minutos depois de entrarem na sala de meditação, o grupo sai. Estão todos tão serenos que parece que dormiram 12 horas! Uma sensação de paz e bem estar toma conta de todos e a volta ao trabalho é feita de forma tranqüila. A prática da meditação aumenta a vitalidade física e mental e nos torna mais criativos. Para implementar a meditação no trabalho é preciso calma, como tudo que é novo, pode assustar. Então, o melhor é divulgar a meditação como técnica anti-stress, formar pequenos grupos de até 10 pessoas para encontros de 20 minutos no máximo. Não adianta tentar envolver todos da empresa, isso fracassará o projeto. As pessoas devem se aproximar de forma espontânea, através da propaganda boca-a-boca.
Na falta de um(a) instrutor(a), existem ótimos CDs com instruções claras e exercícios diversos de meditação, que podem ajudar na iniciação da prática. O importante é a empresa perder o medo do novo e usar a meditação como ferramenta de qualidade de vida no trabalho. Mas não acreditem no que estou dizendo. Façam e vejam por si os resultados.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of