Artigos

A Pessoa Certa No Lugar Certo

O assunto de hoje é instigante e diz respeito às nossas expectativas com relação aos nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Estou falando do encantamento, a atitude que cativa e fideliza!

No final de semana passado estivemos em Jericoacoara, eu e a Kátia, minha namorada, quando conhecemos o Gordinho, um bugueiro que nos conduziu entre as praias, dunas e lagoas, cartões postais daquela cidade absurdamente encantadora.

Contratamos os serviços do Gordinho através de um guia turístico que conhecemos logo ao chegar à pousada. Interessante que não conhecíamos nem o guia nem o bugueiro que veio nos pegar na manhã do dia seguinte.

Sabemos dos riscos quando motoristas inexperientes transitam por dunas e trilhas das nossas praias e por isso ficamos em estado de alerta enquanto não tínhamos certeza da perícia do nosso desconhecido guia.

Gordinho conhecia todos os segredos das trilhas imaginárias, os atalhos não percebidos pelas pessoas comuns, as armadilhas das areias escaldantes de Jeri.

Foi um sucesso! Despreocupados com a nossa segurança, pudemos desfrutar de paisagens maravilhosas, momentos inesquecíveis.

Duna do Pôr-do-Sol, Pedra Furada, Lagoa Azul, Lagoa Paraíso, Rio Doce e Praia do Preá são algumas das atrações imperdíveis e que fazem o encanto de uma vila habitada por pessoas simples e hospitaleiras.

Gordinho, sempre sorrindo, explicava tudo, parava para os registros fotográficos, contava histórias, se preocupava com os riscos das rochas e com o calor do sol e dizia da paixão pelo que fazia. Demonstrou possuir três qualidades indispensáveis ao bom profissional: Conhecimento, Habilidade e Atitude.

O Conhecimento diz respeito ao saber. A Habilidade é adquirida quando praticamos aquilo que conhecemos. Já a Atitude é o querer fazer, diz respeito ao comprometimento.

Em resumo podemos assim compreender o CHA do SUCESSO:

C = Saber >>>> H = Saber Fazer >>>> A = Querer Fazer.

O Gordinho não foi um mestre, considerando o que se espera de alguém que mereça este título.

Mas uma questão é inegável: ele atendeu plenamente às nossas expectativas, na medida em que, agindo com segurança, com conhecimento da região, dirigindo o bugue com perícia e sendo educado, cortês e solícito, deu-nos tranquilidade para desfrutarmos da magia do lugar.

Poderíamos esperar algo mais, uma superação? Claro! Sempre existe uma possibilidade de encantar.

E é disso que estou falando. Posso ser A Pessoa Certa No Lugar Certo.
E isso muita gente faz.

Por outro lado, posso oferecer algo mais, o inusitado, o encantamento.

Posso com um simples gesto desencadear o brilho no olhar de forma inesperada, em qualquer situação, seja qual for a relação: com parceiros, clientes, parentes e amigos, filhos, companheiros, etc.

Estou falando em agir ativamente na construção de um momento mágico, inesquecível! Aquele algo mais, o toque especial que gera suspiros!

Sabemos do que estou falando, não é verdade? Claro que sim, pois sempre esperamos desfrutar de algo assim.

Muitas das vezes quase chegamos lá, fica faltando pouco, muito pouco! Interessante, não?

Momentos antes de embarcarmos no Pau de Arara que nos levaria à Jijoca de Jericoacoara, talvez por acaso, Gordinho e Moréu, o guia turístico, passaram por nós, acenaram e desejaram boa viagem!

“Você pode caminhar na direção das ondas com o coração aberto e, quando a onda vier, você pode deixar que o atinja e o coloque de volta no chão, sobre os seus pés. Você pode caminhar em direção à onda e mergulhar nela. Ou pode deixar a onda desabar em cima de você.” Christine Day

Conhecimento, Habilidade e Atitude são úteis se você estiver no lugar certo e no momento certo. Mas todas essas competências não são suficientes para causar encantamento. Isto somente com o coração!

JGorki
Consultor de Marketing de Rede e Marketing Social. Atuei como Gestor nas áreas de TI, Controladoria e Gestão de Projetos na Caixa Econômica Federal.
site: http://www.sucessoemmarketing.com

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of