Artigos

A profissão mais procurada: desenvolvedor

São Paulo, janeiro de 2020 – Segundo relatório recentemente divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a indústria de software empregará mais de 1,2 milhão de programadores na América Latina em 2025. O dado traz um desafio para as empresas nos próximos anos, por um lado o contexto é favorável: a região tem profissionais valorizados pelas economias desenvolvidas e crescem as exportações da chamada Indústria do Conhecimento. Mais a ameaça da escassez de talentos pode reduzir a competitividade aumentando a disputa entre empresas para atrair os melhores talentos.

Esse cenário da indústria de TI é oposto ao de segmentos tradicionais da região. De acordo com a CEPAL – Comissão Econômica para América Latina e Caribe – as economias da América do Sul especializadas na produção de bens primários como petróleo, minerais e alimentos, terminarão 2019 com uma queda de 0,2%, a primeira desde 2016. Em 2020, a expectativa de crescimento é de apenas 1,3% em média. América Central e México devem encerrar 2019 com um crescimento de apenas 0,7% com expectativa de atingir 1,6% para 2020.

No relatório do BID “Emprendimientos tecnocreativos. Creatividad y tecnología, aliados o enemigos?” afirma-se que o uso da tecnologia na indústria de cultura e entretenimento da região está aumentando. América Latina e Caribe já estão em segundo lugar no segmento de desenvolvimento de videogames, logo atrás da Ásia. Nos últimos cinco anos o setor cresceu 56%, ajudando a triplicar o faturamento de outros vinculados a ele, como o cinema.

Nova call to action

“Fazer parte dessa indústria que cresce em ritmo acelerado é muito estimulante, leis estão sendo criadas para sustentar o desenvolvimento. Hoje vemos que tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada, Blockchain, criptografia e reconhecimento facial começam a ser parte crucial dos negócios, colocando os desenvolvedores em posição de liderança ”, diz Pablo Azorín, co-fundador e CTO da BairesDev, a empresa Desenvolvimento de software que mais cresce na América Latina, reconhecida pelos rankings de maior prestígio na região e nos Estados Unidos.

A grande relevância das startups no atual contexto de negócios é outro aspecto que contribui para o crescimento do setor de TI, que passa a demandar cada vez mais programadores em suas equipes. Muitas startups baseiam o negócio em produtos ou necessidades de suas economias locais para fomentar a economia da região.

Dados da KPMG mostram que o investimento em inteligência artificial e machine learning deve aumentar 20% em todo o mundo até 2025, gerando 232 milhões de dólares, valor que excede em muito o investido em 2018 no segmento: 12.400 milhões de dólares. “A busca pelos melhores talentos é muito importante para as empresas. Para se destacar, é preciso oferecer o melhor e isso é alcançado por meio de uma boa reputação e marca empregadora. Na BairesDev, recebemos anualmente mais de 240 mil currículos de engenheiros interessados em ingressar em nossa equipe. Após um cuidadoso processo seletivo, os mais talentosos são contratados, 1% do total, 100% bilíngues”, afirma Azorín.

Os desenvolvedores não devem ter apenas conhecimento técnico, também devem ter habilidades sociais que, segundo os especialistas em RH, são as mais difíceis de encontrar. Um desenvolvedor que tenha habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipe e demonstre interesse em aprender estará entre os mais cobiçados. Desenvolvedores com este perfil serão os mais buscados pelos recrutadores em 2020.

Sobre BairesDev

Somos a empresa de soluções tecnológicas com maior crescimento na América Latina, com escritórios nas principais cidades da região e nos Estados Unidos. Oferecemos serviços para empresas de todos os tamanhos, desde startups até empresas mundialmente conhecidas, lideramos projetos para Google, Rolls-Royce, Pinterest, IBM, Sirius XM, Motorola, Viacom, entre outros. Anualmente, recebemos mais de 240 mil currículos de candidatos interessados em trabalhar em nossa equipe, dos quais apenas os mais talentosos e 100% bilíngues, são contratados.

Para mais informações, visite: https://www.bairesdev.com/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of