Artigos

A Prática Do Coaching!

O coaching como metodologia vem sendo uma grande forma de recuperar o tempo perdido de vários profissionais em várias áreas da vida. Por estar inserido em um contexto diferente de terapia e consultoria, tem trazido resultados impactantes e positivos para atletas, executivos, gestores e líderes em geral.
Com esses resultados o mercado será abastecido de grandes profissionais e com isso irá cada vez ser mais natural percebemos a eficácia deste método.
Como em tudo que acontece teremos os picos de alta e consequentemente da baixa, onde será proporcionada pelos motivos que nesses últimos três anos vem acontecendo.
As escolas que oferecem os cursos de coaching tem como desafio principal em sua grande maioria lucrar com esses cursos, portanto vender é o verbo principal, isso gera uma grande incongruência já com a metodologia. O que está acontecendo e que temos visto é uma vasta quantidade de escolas onde seus facilitadores possuem baixa experiência em atendimentos individuais e em equipe.
Em segundo lugar percebemos que muitos cursos incluem terapia em seus conteúdos e que isso também é uma incongruência com a metodologia.
Em terceiro lugar existem turmas de formação em coaching com 50, 70 e até turmas de mais de 100 alunos e é sabido que para se formar um “COACH” é necessário uma calibração pessoal e individual de no mínimo 70 hs para alinhar o perfil do profissional a ser capacitada e assim esse profissional possa modelar e ancorar as condutas e comportamentos de um “COACH” eficaz.
Temos que nos ater com cuidados necessários para que essa metodologia não seja banalizada e crie uma marca negativa nesta modalidade de desenvolvimento pessoal e profissional, tão útil e que vem obtendo sucesso em vários países.
É possível encontrar profissionais com capacidade suficiente para formar “COACHS” para o mercado, e com o entendimento que “Coaching” não é terapia e nem consultoria, é apenas uma metodologia estratégica de atingir metas.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of