Artigos

A Razão Do Conhecimento

Nascemos desprovidos de conhecimento, de glórias, de qualquer tipo de reconhecimento, mas é possível ver no sorriso de uma criança, uma alma pura, feliz, às vezes temos saudades da nossa época de criança, éramos felizes e não sabíamos.
O crescimento é inevitável, aprendemos com nossos erros, adquirimos conhecimento e caminhamos para a sabedoria. Temos momentos felicidades, frustrações, tristezas, perdemos pessoas que tanto amamos, ganhamos outra, ninguém esta imune destes acontecimentos.
O inexplicável de tudo isso é que há uma luz dentro de nossas vidas, julgo que é por isso que nascemos, todo o ser humano tem algo a acrescentar, desde que deixe que a sua luz brilhe e consiga iluminar a vida de outras pessoas. Isso é liderança, espírito de equipe, questiono, será que não é isso que buscamos, nas escolas, nas universidades, nas empresas? Não quero criar fórmulas de sucesso, pois cada um nós temos uma forma de iluminar as outras pessoas e como disse, até os maiores pensadores conviveram com a falta de respostas. O meu desejo é que possamos refletir sobre o milagre da vida e da luz que existe nas nossas vidas, a capacidade de fazer o bem, a de reconhecer os erros, de perdoar, de estender a mão. Sempre oro a Deus e peço só uma coisa, pai preciso de pessoas iluminadas perto de mim, que queiram o meu sucesso. Desta forma, serei feliz e as outras coisas serão consequências. Em virtude de tantas adversidades, não é fácil encontrar pessoas que compartilhem com o seu sucesso, mas elas existem e são iluminadas. É tão bom, pois há uma admiração recíproca e por mais tristes que possamos estar, em um abraço nos sentimos confortados e podemos sentir uma motivação inexplicável, começamos a sonhar, a viver e podemos dizer, obrigado por você existir.
Tenho uma paixão pelo conhecimento, às vezes parece uma certa loucura. Por mais que o ser humano tente explicar as coisas, lamentavelmente, para a sua própria vida não encontrará respostas plausíveis. Isso nos faz refletir a respeito da nossa ignorância, diante de um mundo repleto de informações e mudanças.
Compreendo quando grandes intelectuais do passado ficaram perdidos, diante de tantos pensamentos que desenvolveram, tentando encontrar repostas, pois quanto mais conhecimento se adquire, os seus conflitos internos aumentam e as suas verdades diminuem. Diante disto pensei, vale a pena? E algo me disse, claro que sim. Refleti sobre a solicitação do rei Davi para Deus, não me conceda nem a riqueza nem a pobreza, mas somente o necessário para viver, importante destacar que ele era o homem mais importante para a nação israelita naquela época, porém suas palavras qualifico como sendo a essência da sabedoria. Penso que a razão do ser humano é ter a maturidade de administrar as forças e fraquezas que serão inevitáveis, e não ter nem a mais ou a menos do que possamos suportar, tudo que passa disto poderá se transformar em tristezas e fracassos, por mais que algumas coisas para os outros, possam aparentar sucesso. A prosperidade está em ter aquilo que é suficiente para a nossa felicidade, neste caso o conhecimento e a educação transforma o ser humano, pois através destes pilares podemos analisar e refletir a respeito dos nossos limites e propiciar o tão sonhado desenvolvimento, é para isso que estudamos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of