Artigos

A Real ImportÂncia Do Rh Na Empresa

Que a área e/ou os processos de RH são importantes em toda empresa, seja de que tamanho for, é fato! Disso todo mundo sabe! Mas importantes “pra que”?

Sempre escutei que as empresas precisam de alguém que ouça os colaboradores, que assegure a disciplina e a integração na empresa e confesso que me sentia pouco estratégica diante destas percepções e, embora ache essas atribuições muito importantes, sei que os profissionais de RH tem a possibilidade de agregar muito mais que simplesmente prestar assistência.

O “cuidar”, no sentido “materno” da palavra, é valioso sim, e nem todo mundo consegue fazer isso. Mas existem formas profissionais de fazê-lo que vão muito além de ouvir, conversar, entender, ajudar. É preciso acompanhar resultados, pensar ações que viabilizem o desenvolvimento (porque se o indivíduo não quiser, não há desenvolvimento, então apenas viabilizamos), identificar os potenciais e estimular as atitudes positivas através de indicadores de desempenho e feedback claro e objetivo.

Entendo que o RH (também conhecido como DH, Área de Gente e Gestão etc) possui tantas possibilidades de gerar valor quanto qualquer outra área de uma organização, basta que comecemos a entender que as pessoas não precisam só de quem as entenda ou “justifique seus comportamentos” tornando-os, muitas vezes, sem consequência. Pessoas precisam ser valorizadas pelo que conseguem fazer de melhor: GERAR RESULTADOS AGREGANDO VALOR PARA SI E PARA A INSTITUIÇÃO DA QUAL FAZEM PARTE E SER RECONHECIDAS POR ISSO!

Mais do que nunca, independente da formação (administrador, psicologo, assistente social etc) o profissional de RH, precisa acordar e entender que é peça fundamental no processo de conscientização para a mudança de postura. Trabalhar com números, gerar indicadores e, a partir deles, promover ações que reduzam custos, diminuam possibilidades de perda para a empresa, atraiam talentos e etc.

Desejo que possamos, de fato, fazer a diferença, não só para as organizações, mas para a valorização dessa carreira tão complexa e absolutamente apaixonante.

Sucesso a todos!

Wilna Lima
Consultora de RH
ActioRH

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of