Absenteísmo: o que é, causas e como evitar
Absenteísmo é um fator que existe desde a formação das empresas, difícil de ser tratado, pois muitas vezes o funcionário tem habito de faltar e não apresentar justificativas compatíveis. Com uma missão contínua, a área de Recursos Humanos vem avaliando este processo procurando estratégias, a fim de intervir neste quadro que oscila diariamente. Visto que certas atividades têm seu grau de valor considerável, a ausência do colaborador pode causar impactos na organização, quando identificado a necessidade deste profissional estar presente no trabalho, pois cada pequena redução nesse índice pode trazer razoável economia à organização (CHIAVENATO, 2000). O Absenteísmo então se da pelas ausências do colaborador na empresa, podem ser por faltas injustificadas, justificadas, atrasos, férias, afastamentos.
A maioria das ausências são justificadas por atestados médicos, o que não significa que todas as ausências sejam sempre decorrentes de causas médicas (OTERO,1993), mas as causas que não se justificam, qual medida é tomada focando em faltas injustificadas numa empresa de onde não há nenhum controle do absenteísmo? Como diminuir o número de faltas dentro desta empresa? Baseando-se na CLT, percebe-se que o Art. 482 da CLT trata da rescisão contratual por Justa Causa. Visto que quando há faltas leves, no caso, faltas injustificadas, atrasos e saídas antecipadas, é possível advertir o colaborador pelo ocorrido e registrar documentos, onde num futuro não muito distante possivelmente acarreta-se a outro nível de sanção (suspensões e até mesmo desligamento).
Principais causas
Muitas podem ser as causas do absenteísmo no ambiente de trabalho. Este é um problema complexo, que pode ter como razão as condições de trabalho oferecidas pela empresa ou fatores relacionados às condições psíquicas do empregado.
Uma pesquisa do IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, de 2015, publicada no G1, revelou que as principais causas de faltas no trabalho no Brasil são bastante triviais: gripes e resfriados.
Somente nas duas semanas anteriores à pesquisa, 14 milhões de brasileiros haviam deixado de trabalhar por motivos de saúde, o que representa cerca de 7% da população.
É fácil analisar por que as pessoas faltam ao trabalho caso a caso, mas as altas taxas de absenteísmo podem indicar um problema de origem organizacional.Afinal, o absenteísmo é inversamente proporcional à satisfação no trabalho, pois, muitas vezes, a ausência é a saída para evitar desconforto e situações indesejáveis.
Por essa razão, cabe às empresas levantarem os motivos para as faltas dos colaboradores e conduzirem uma análise mais aprofundada de sua cultura e gestão.
Como evitar o absenteísmo?
Identificado o absenteísmo e suas características, pode-se dizer que este processo tem a possibilidade de diminuir o seu ritmo, bastando apenas aplicar o conceito aos colaboradores, dando-lhes feedback, reconhecimento de equipe, remuneração pela assiduidade e gestão em ações disciplinares. Através desse projeto, podemos sugerir um controle mais eficaz de absenteísmo dentro de uma Empresa, verificar como é feito o controle hoje através de uma pesquisa de campo com os Gestores, e traçar métodos para aumentar a assiduidade dos funcionários, realizar medidas disciplinares para manter um padrão, onde ira abordar uma atmosfera de regras e procedimentos a cumprir, responsabilizando e advertindo os contraventores.
Devido ao impacto que pode causar por uma redução inesperada do quadro de colaboradores, a assiduidade se torna um fator indispensável em toda e qualquer tipo de empresa. Visto que as faltas são consideradas como problemas nas organizações, o absenteísmo deve ser controlado através de ferramentas nas quais são abordadas as questões legais, para agregar compromisso dos colaboradores com as presenças no dia-a-dia do trabalho. Objetivando promover a assiduidade, a necessidade de bonificar funcionários e advertir por procedimento impróprio, tem o conceito de estímulo para que os índices de faltas diminuam, garantindo a presença do colaborador, baixando o acúmulo de tarefas, fadiga, estresse emocional e o bom fluxo das atividades diárias no trabalho.