Artigos

Adaptabilidade profissional é fundamental para se destacar no mercado de trabalho brasileiro

Inseridos num mercado de trabalho cada vez mais exigente e em constantes alterações, o perfil do profissional pretendido pelas empresas atualmente passa a englobar, mais do que nunca, a capacidade de adaptação. Em um cenário altamente competitivo, aquele empregado que domine a habilidade de se inserir exatamente naquilo que o empregador precisa terá mais chances de se destacar entre os demais. É neste contexto que entra em cena o termo “profissional camaleão”, em alusão à capacidade de mudar de cor e se misturar a ambientes e situações deste versátil réptil.

Antes de mais nada, é importante frisar que esta adaptação não deve ser feita forma passiva, mas sim compreendendo uma nova realidade profissional e, com base nos conhecimentos e habilidades atualizadas, servir como um ponto de convergência entre a teoria e a prática e agir como um catalisador de soluções.

Mas como se manter constantemente atualizado? Este talvez seja o ponto fundamental para um “profissional camaleão”: a necessidade de se manter a par das últimas tendências, não só da sua área especificamente, mas de todas que possam estar relacionadas de alguma forma. Acompanhar de perto a evolução e dinâmica do mercado está se tornando praxe. Além de agregar cada vez conhecimento, este profissional é o que terá maiores chances de, não apenas manter seu cargo, mas progredir na carreira.

Nova call to action

Nem sempre é fácil, e até os profissionais mais experientes e com grandes vivências enfrentam dificuldades para lidar com situações atuais como essa da adaptabilidade. Na maior parte dos casos, voltar para uma sala de aula tradicional não é o mais viável, seja por custo, tempo ou distância. É aí que entram em cena aplicativos de cursos online, como o da própria Udemy, para servir como um agregador de novas habilidades. Se adaptar quase que instantaneamente àquela situação e focar em como resolvê-la é um dos maiores trunfos do “profissional camaleão”, que por natureza (ou aprendizado) também se destaca pela forma com que lida com divergências, sendo maleável e de fácil relacionamento em qualquer que seja o ambiente.

Assim sendo, essa prática não se trata apenas de aperfeiçoar conhecimentos técnicos mas ta01mbém as chamadas soft skills, ou habilidades interpessoais, como comunicação ou gestão de conflito. Porquê para conseguir se adaptar num ambiente mais dinâmico, é preciso saber lidar não apenas com processos mas, principalmente, pessoas. O profissional precisa estar disposto a aprender a buscar maneiras de se superar a cada dia – a atitude não deve ser apenas adaptação, mas sim formação. Enquanto no mundo animal o camaleão se transforma a fim de conseguir sobreviver, o profissional se modifica com o objetivo de sustentar e progredir na carreira.

Por: Sergio Agudo

Sergio Agudo é o Country Manager da Udemy para o Brasil, maior marketplace global de ensino e aprendizagem, com mais de 130 mil cursos ministrados por 50 mil instrutores em mais de 60 idiomas. Ele e sua equipe são responsáveis ​​por trazer uma experiência única para estudantes e instrutores de língua portuguesa. Sergio tem desenvolvido o mercado brasileiro na Udemy desde 2015 - primeiro na sede, em San Francisco, e desde 2018 no escritório de São Paulo - e, antes disso, trabalhou na Visa, American Express e em startups nos Estados Unidos. Ele se formou em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e obteve seu MBA na Thunderbird School of Global Management, nos EUA.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of