Artigos

Adequação Do Profissional Ao Cargo: Análise Do Perfil Com Base Em Habilidades, Competências E Atribu

O Aumento da competitividade em todos os segmentos da economia numa escala global está fazendo com que as pessoas ocupem um lugar de destaque dentre os fatores diferenciais que distinguem as empresas competitivas das demais, pois é o seu desempenho profissional, suas competências e habilidades que promovem o desenvolvimento e a sustentação das Organizações nas quais trabalham.

Os cenários da competitividade se tornam cada dia mais tensos, indefinidos e exigentes, demandando continuamente profissionais capazes de lidar com desafios e situações inusitadas, motivados em seus trabalhos, comprometidos com o negócio do qual participam e conscientes de seu papel na Organização e na sociedade em que vivem.
A visão moderna de gestão de pessoas exige que conceitos de parceria, trabalho em equipe e melhoria contínua estejam permanentemente presentes na agenda diária dos Administradores.

A transformação desses conceitos em prática de gestão passa obrigatoriamente pela introdução de instrumentos gerenciais que conjuguem as necessidades das Organizações com as expectativas dos seus colaboradores, criando uma sinergia de esforços cujos resultados satisfaçam plenamente os interesses de ambos, impulsionando-os numa só direção em busca dos mesmos objetivos.

Nova call to action

Por estas razões é imperativo que as Organizações conheçam sua força de trabalho, suas necessidades, suas aspirações profissionais e suas expectativas, a fim de administrá-lo com um verdadeiro recurso estratégico, plenamente integrado ao seu planejamento estratégico, permanentemente motivado e constantemente capacitado e qualificado para ser, sim, o seu diferencial competitivo, o seu mais valioso recurso, o seu Capital Humano, talentoso, criativo e vencedor.

Igualmente, A valorização dos recursos humanos disponíveis pela empresa é imprescindível para o atingimento de suas metas, a consecução de seus objetivos e a maximização de seus resultados.

Torna-se, portanto, necessário que a Organização conheça seus recursos humanos, conhecendo suas potencialidades, suas fraquezas, suas forças, suas necessidades e suas soluções. Para isso, a análise do perfil com base em habilidades e competências e atribuições do cargo se mostra como sendo um instrumento adequado e eficiente; pois, constitui-se num instrumento cuja finalidade básica é a identificação sistemática do perfil de seus empregados e das variáveis que interferem de forma positiva e/ou negativa na execução de suas tarefas e cumprimento de suas responsabilidades, considerando-se o cargo ocupado e suas atribuições funcionais.

Dentre vários objetivos da análise do perfil com base em habilidades e competências e atribuições do cargo, relacionamos:

•Identificar o grau de contribuição de cada empregado,
•Oferecer oportunidades para que o potencial individual se manifeste,
•Descobrir talentos e potencialidades, verificando os que têm condições de assumir outras funções / responsabilidades de maior conteúdo.
•Identificar os que necessitam de treinamento e aperfeiçoamento em suas habilidades e / ou competências para execução ótima de seu trabalho e de suas tarefas.
•Oferecer oportunidades para que os empregados conheçam seus pontos fortes e fracos e se sintam estimulados a corrigi-los e melhorar o seu desempenho.
•Elaborar Planos de Ação para desempenhos insatisfatórios.

Alguns Benefícios que se destacam são:

•Melhoria na qualidade da gestão, que poderá ser obtida com o aprimoramento dos instrumentos de administração e controle de seus recursos humanos, direcionando-as para o atendimento das metas planejadas pela Organização, e

•Aumento da eficácia dos empregados na execução de suas atividades e no cumprimento de suas metas.

Para aplicação desta ferramenta, recomendamos a adoção de uma metodologia que se inicia com um detalhado diagnóstico da situação atual, na qual são identificadas as características organizacionais e funcionais da Organização, aspectos facilitadores e dificultadores do processo em foco, as rotinas de trabalho e o balanceamento “atribuições x quadro de pessoal”; para que, em seguida, serem definidas as habilidades e competências que serão avaliadas no processo.

Na sequência, a próxima etapa deverá servir para a operacionalização dos levantamentos, por meio de questionários, observações no local de trabalho e entrevistas individuais, das tarefas executadas e das habilidades e competências dos ocupantes dos cargos, para, então, em seguida realizar o comparativo das habilidades e competências identificadas com os paradigmas definidos para execução com alto desempenho das atribuições dos cargos.

Como etapas quase finais desta metodologia, temos a avaliação das divergências encontradas entre o cargo, funções e perfil atual do ocupante do cargo em relação ao perfil desejado e a elaboração do Plano de Ações de melhoria com foco em desenvolvimento, qualificação e motivação das pessoas, podendo ampliar-se para um plano de renovação do quadro em posições estratégicas consideradas mais deficientes.

Por fim, a última etapa deve compreender o desenvolvimento, a implantação e o acompanhamento das ações planejadas e os ajustes necessários para atingimento dos objetivos, de acordo com o cronograma e condicionantes previamente definidos e aprovados.

Geralmente, este instrumento de gestão de pessoas é base para o desenvolvimento e implantação de Planos de Cargos e Salários (remuneração nominal por cargo), Avaliação de Desempenho (tradicionais em seus diversos modelos) e Sistema de Remuneração Estratégica (vinculada ao atingimento de metas pessoais, setoriais e globais da Empresa).

(*) Mestre (Metodista) e graduado em Administração (USP), experiência profissional de 46 anos, ocupou cargos executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em empresas de diferentes portes e segmentos econômicos, sendo que nos últimos 34 anos tem atuado como Educador em cursos de capacitação profissional e superiores, de graduação e pós-graduação e como Consultor Empresarial com foco em Qualidade, Organização e Planejamento Empresarial, Gestão de Mudanças e Recursos Humanos. Palestrante e Autor de artigos sobre gestão de mudanças, empresas e pessoas, publicados em jornais, revistas e sites da Internet. Membro do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade do CRA/SP. Participa de ações de voluntariado junto a Instituições de Ensino Superior e Entidades de Classe.

SP, 06/01/2014.
Adm Sérgio Lopes

Contatos: (11) 2062.8537 ou (11) 98208.8238
e-mail: slcons@uol.com.br ou slcons.trein@gmail.com

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of