Artigos

Administração de Recursos Humanos nos dias de hoje

A administração de recursos humanos no passado recente era encarada apenas como uma atividade operacional. Trabalhava-se somente com o objetivo de realizar a folha de pagamento, rescisão e contratação de pessoal, cuidando exclusivamente dos aspectos burocráticos, sendo assim simplesmente um departamento pessoal.
Com o passar do tempo este setor foi incorporando outras funções, ampliando as atividades para um RH mais estratégico não tão operacional.

Já nos dias de hoje a ARH é uma área muito ampla e complexa que trata não somente da parte do departamento pessoal, mas também da gestão de pessoas, que a partir disso as pessoas ganharam mais valor, pois os gestores passaram a ver os recursos humanos como a chave do sucesso ou do fracasso das estratégias inovadoras de uma organização.
Mesmo com essas mudanças acontecendo na maioria das empresas, ainda encontramos em muitas a visão de Departamento Pessoal. E em outros casos também tem a parte da gestão de pessoas, fica a cargo do setor de RH e os trabalhos do DP ficam a cargo do setor da contabilidade ou escritórios de contabilidade.

A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização, o capital humano, ou seja as pessoas que a compõem, visando à valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos operacional, que visa somente à técnica e o mecanicismo profissional.
De acordo com Chiavenato (2004), as pessoas são o combustível de uma organização.

Nova call to action

Elas possuem os conhecimentos, as habilidades e as competências, gerando a inteligência que a organização necessita para atingir os objetivos institucionais.

Portanto, fazer com que o profissional perceba sua valorização, este é o papel da gestão de pessoas, reconhecendo, desenvolvendo e proporcionando-lhes qualidade de vida no trabalho, porque são as pessoas que representam a instituição, que dão o movimento e a alma para a organização, tornando assim o setor de RH estratégico um diferencial e uma estratégia nas empresas para desenvolver e manter seus colaboradores, pois colaborador satisfeito e motivado é geração de resultados positivos e sucesso institucional na certa.

Fonte: Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato, Rio de Janeiro : Elsevier, 2004.

 

Autora: Paula E S Pereira
0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments