Artigos

Administração Orçamentária E Financeira

Porque é importante o planejamento? Pois bom, quando falamos em planejamento, temos que ter em mente que é o objetivo e as metas a serem alcançadas. A empresa para ter o sucesso tão esperado precisa ter um planejamento minucioso, o administrador responsável tem que pensar o que vai acontecer de bom ou de ruim, antecipar problemas, melhor dizendo, antever o que possam vir a médio e á longo prazo. Exemplo, como um bom gestor através de um planejamento orçamentário consegue-se prever um problema de caixa da empresa, logo terá que buscar meios para resolvê-los. O administrador tem o dever de encontrar uma solução através de uma auditória junto com sua equipe buscando por meios estratégicos soluções para resolver o problema, lançar uma promoção para poder gerar capital e repor o caixa dentre outras ações, evitando assim problemas financeiros presente e futuros.

Sendo um dos problemas que surgem quando a empresa não tem um bom planejamento. E é de responsabilidade do gestor junto com sua equipe sanar esses ou outras turbulências que surgissem durante a sua administração.

Saber planejar também evita o desgaste profissional, direcionando-o para a exploração de novas oportunidades para a organização, sendo esse um dos motivos de se fazer um planejamento orçamentário eficaz.

Vale apena ressaltar que o planejamento orçamentário não apresenta aspectos negativos, muito pelo contrário, ele traz benefícios não só para a empresa, mas também para o profissional que o executa, o único esforço que o gestor terá que realizar é a execução do planejamento orçamentário, o mesmo não pode ser considerado um aspecto negativo e sim positivo para ambos.

Ressaltando também que se deve aplicar um planejamento eficaz não só na área financeira da empresa, e sim um planejamento em todos os setores, pois a área financeira dará no instante um suporte, não podendo ser considerada o foco, temos que pensar na empresa de forma sistemática, todos os departamentos sendo em todo o nível da organização.

Enfim, é de extrema importância que o administrador domine o máximo os conceitos da gestão orçamentária e financeira, esse conhecimento manterá a empresa viva e produtiva com um crescimento á todo vapor junto com seus colaboradores diante de um mercado tão competitivo.

Adm. André Cardoso dos Santos
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Administrador registrado no CRA/MG n° 01-054272/D
Contatos:
adm.andrecardososantos@hotmail.com
andrecardososantos@ig.com.br
twitter> @andrecardosoADM
http://br.linkedin.com/pub/adm-andr%C3%A9-cardoso-dos-santos/52/a66/77a

Por: Adm. André Cardoso Santos

Bacharel em Administração de Empresas (Administrador) pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. Cursando Bacharelado em Ciências Contábeis no Centro Universitário Internacional UNINTER. É também colunista do RHPortal, o maior portal de recursos humanos do país. Profissional registrado no CRA-MG n° 01-054272/D Google+: https://plus.google.com/117430463439726522115/posts

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of