Artigos

Guia completo para abrir uma consultoria ou agências de recrutamento

agências de recrutamento

O mercado de recrutamento está crescendo. Hoje, os brasileiros buscam flexibilidade e permanecem na mesma posição por menos tempo. Assim, eles mudam de emprego com mais frequência e precisam de agências de recrutamento para acompanhá-los. Da mesma forma, as empresas estão cada vez mais terceirizando suas operações de recrutamento.

A abertura de uma agência de recrutamento representa, portanto, uma atividade com alto potencial de rentabilidade.

Nova call to action

Se você quer criar sua própria agência de recrutamento, então este artigo é para você. Apresento, de forma sucinta e clara, as informações importantes para saber para abrir com sucesso sua agência de recrutamento.

O que é uma agência de recrutamento?

Uma agência de recrutamento é uma empresa responsável pela realização do processo de contratação em nome de seus clientes. A agência pode assumir o procedimento de recrutamento em parte ou na íntegra.

Aqui está uma lista não exaustiva das principais tarefas de uma agência de recrutamento:
– escrever descrições de trabalho;
– criar e distribuir ofertas de emprego sob medida;
– fazer sourcing;
– pré-selecionar candidatos para um cargo;
– realizar entrevistas de emprego;
– seguir candidatos mesmo após o recrutamento.

Para ter sucesso em sua missão, a agência de recrutamento conta com um ou mais consultores experientes. Em geral, os consultores são especializados em uma determinada função ou setor de atividade.

Quem são os clientes das agências de recrutamento?

A clientela de uma agência de recrutamento é composta em grande parte por organizações de grandes portes. Estes últimos precisam recrutar novos talentos regularmente e muitas vezes optam por terceirizar esses procedimentos.

Deve-se notar que a maioria das agências de recrutamento mantém e atualiza um banco de dados de profissionais talentosos e experientes. Assim, eles são capazes de encontrar um candidato quando surge uma oferta de emprego.

Preciso de um diploma para abrir uma agência de recrutamento?

Para criar uma agência de recrutamento, não é necessário nenhum diploma específico. Por outro lado, é importante ter experiência em Recursos Humanos.

Além disso, as certificações são altamente recomendadas para aqueles que desejam abrir uma agência de recrutamento. Embora não sejam obrigatórias, as certificações dão mais crédito no mercado. Na realidade, as certificações dão a garantia de uma certa qualidade de serviço aos seus clientes.

Para as agências de recrutamento, três tipos de certificação estão disponíveis:

– NF Serviços: certifica que sua empresa atende ao padrão de serviço;
– ISO 9001: certifica o cumprimento do padrão de qualidade;
– OPQCM: reconhecimento do profissionalismo da sua empresa por um órgão profissional.

Veja também: Quanto tempo seu RH leva para recrutar desenvolvedores?

processo de recrutamento e seleção

Quais são os regulamentos para a criação de uma agência de recrutamento?

Ao abrir uma agência de recrutamento, você deve cumprir as disposições da lei. As obrigações legais relativas ao recrutamento são de vários tipos.

Em primeiro lugar, há as obrigações relativas à elaboração de ofertas de emprego. Para empregos baseados em território francês, as ofertas de emprego devem ser escritas em francês. Você é obrigado a cumprir esta regra mesmo que o cargo exija proficiência em outro idioma.

Além disso, nenhuma menção discriminatória é permitida em ofertas de emprego. Por exemplo, são proibidos critérios de recrutamento relacionados à origem do candidato, gênero, religião ou opinião política. Por fim, é necessário garantir que a elaboração da oferta seja clara e não leve a erros de interpretação.

Em relação ao processo de recrutamento, você é obrigado a respeitar, em todas as etapas, a privacidade dos candidatos. Há também a necessidade de transparência no processo de recrutamento. Da mesma forma, você deve usar métodos e ferramentas relevantes para os objetivos pretendidos. O uso de métodos como astrologia ou numerologia é proibido.

Além disso, a agência de recrutamento não está autorizada a divulgar os resultados a terceiros. No entanto, os candidatos podem ver seus resultados.

Que seguro abrir uma agência de recrutamento?

As agências de recrutamento não são imunes a nenhum risco. Por exemplo, um erro na descrição do trabalho pode comprometer sua responsabilidade civil. A inscrição no seguro adaptado possibilita cobrir a empresa contra a ocorrência de riscos relacionados à atividade.

Os seguintes seguros são recomendados para agências de recrutamento:

– seguro de responsabilidade profissional (RC Pro);
– seguro de responsabilidade civil para gestores;
– seguro profissional;
– multirrisco;
– seguro de responsabilidade operacional (RCE);
– cobertura;
– de defesa;
– seguro;
cibernético;
– seguro-chave.

Devemos fazer um plano de negócios para abrir uma agência de recrutamento?

O plano de negócios é um documento essencial que você precisa no processo de criação do seu estabelecimento. Na verdade, permite que você estruture sua ideia para facilitar a tomada de decisões.

O plano de negócios da sua agência de recrutamento inclui informações essenciais como:

– o resumo do projeto;
– o modelo econômico;
– o mercado que você está mirando;
– a estratégia de expansão da empresa;
– as previsões financeiras de sua agência de recrutamento.

Em suma, é um documento que permite gerenciar o desenvolvimento do seu negócio.

Além disso, o plano de negócios representa uma verdadeira ferramenta de comunicação para obter financiamento. Na realidade, seus parceiros financeiros contarão com o plano de negócios para:

– conhecer o ponto de ruptura do seu projeto de agência de recrutamento;
– saber se o projeto é sólido, viável e rentável;
– garantir que as estimativas sejam consistentes.

recrutamento humanizado em TI

É necessário fazer um estudo de mercado para abrir uma agência de recrutamento?

Assim como o plano de negócios, a pesquisa de mercado é de suma importância no processo de iniciar um negócio. Através da pesquisa de mercado, você poderá saber se o mercado que deseja abordar realmente existe. Além disso, a pesquisa de mercado permite identificar as necessidades e expectativas da clientela-alvo.

E mais, a realização da pesquisa de mercado representa um ativo real se você quiser se destacar. Na realidade, a pesquisa de mercado permite que você conheça os pontos fortes e fracos de seus concorrentes. Como resultado, permite identificar e construir vantagens competitivas para se diferenciar no mercado.

Por fim, deve-se notar que a pesquisa de mercado possibilita a análise da dinâmica do mercado. Também permite conhecer as tendências e os últimos desenvolvimentos do seu setor de atividade.

Que orçamento criar uma agência de recrutamento?

Como regra geral, o orçamento estimado de uma agência de recrutamento será entre 2.000 e 75.000 reais.

Note que o orçamento inicial é muito variável de uma agência para outra. Aqui está uma lista das principais linhas de despesa que compõem o orçamento inicial:

– compra ou locação de instalações para a agência de recrutamento.
– custo de compra de materiais e equipamentos: computador, telefone para a empresa, impressora etc.
– custo de aquisição de software: software de gestão de caixa, software contábil, software de recrutamento etc.
– orçamento de marketing e comunicação: publicidade, design e impressão de mídia de comunicação (folhetos, cartões de visita, folhetos), site etc.
– custo dos serviços externos: consultor de comunicação, freelancer, advogado etc.
– despesas com pessoal: salários, contribuições patronais.
– custos de assinatura de seguros.

 

sólides gestão

 

Qual é o local ideal para uma agência de recrutamento?

A localização ocupa um lugar estratégico no sucesso de um negócio. Para uma agência de recrutamento, recomenda-se se se instalar em uma área ativa.

Além disso, um local de fácil acesso aos clientes será mais favorável para o crescimento da sua agência.

Estacionar é um dos problemas recorrentes que clientes de muitas empresas enfrentam. Para antecipar a ocorrência de tal situação, é aconselhável escolher um local que tenha estacionamento nas proximidades.

Além disso, é (muitas vezes) melhor se afastar um pouco da localização de seus concorrentes. Assim, você reduz a intensidade da concorrência em sua área de captação.

Como escolher as instalações da sua agência de recrutamento?

Além da localização, vários outros critérios são levados em conta na escolha das instalações do seu estabelecimento.

O tamanho da sala: verifique se o edifício oferece espaço suficiente para suportar a capacidade que você deseja.

A condição do prédio: um prédio em boas condições é mais favorável. Isso economiza no trabalho de conformidade.

Isolamento acústico e sonoro: certifique-se de que a sala não está exposta ao ruído circundante. Deve-se notar que ruídos do bairro podem ser muito desagradáveis para os usuários da sua prática.

Localização: É melhor configurar perto de seus clientes-alvo. Você também pode optar por um espaço de coworking. São espaços abertos a diferentes tipos de profissionais. Você pode ganhar boa visibilidade e potenciais clientes escolhendo um espaço de coworking para abrigar sua agência de recrutamento.

É melhor abrir uma agência de recrutamento como freelancer ou como franquia?

A escolha de lançar uma franquia ou atividade autônoma dependerá de seus desejos e requisitos. Para decidir, você deve levar em conta as especificidades de sua agência de recrutamento.

Em geral, as agências de recrutamento de franquias se beneficiam das seguintes vantagens:

– assistência financeira do franqueador para uma startup mais fácil e rápida;
– treinamento na gestão de uma agência de recrutamento;
– coaching e suporte personalizado para evitar/superar obstáculos – mais oportunidades de acesso ao financiamento;
– acesso a tendências e estatísticas relacionadas à evolução do mercado;
– imagem da marca do seu franqueador (pode aumentar consideravelmente a visibilidade do seu estabelecimento, especialmente a partir do lançamento).

O modelo de abertura de uma agência independente é muito mais voltado para empreendedores que querem evoluir de forma independente e livre. Aqui estão as principais vantagens de abrir uma agência de recrutamento como freelancer:

– flexibilidade e autonomia: você não é forçado a seguir as diretrizes estabelecidas por uma casa de franquia;
– renda: todo o seu volume de negócios pertence à sua empresa. Na franquia, é necessário compartilhar entre 5% e 20% da renda com o franqueador;
– royalty: você não precisa pagar uma taxa de entrada no início para ingressar em uma rede de franquias;
– conflito: sua empresa não está exposta a conflitos de interesse que podem surgir entre a casa de franquia e o franqueado;
– também, é (geralmente) menos restritivo revender sua prática quando você abre independentemente.

Que tipo de agência você quer criar? É uma empresa especializada ou uma empresa clássica? Quem são os candidatos em potencial que você está mirando? Qual será o principal setor de atividade da sua agência de recrutamento? Aqui estão algumas ideias para escolher o posicionamento de sua agência. Será mais fácil para você determinar seu nicho respondendo objetivamente todas essas perguntas.

Em princípio, existem três tipos de agências de recrutamento:
– agências de recrutamento clássicas;
agências de headhunting;
– empresas de trabalho temporário.

Cada tipo de agência atende a necessidades específicas. Por exemplo, os headhunters normalmente se concentram em recrutar executivos seniores, como:

– gerente de marketing;
– gerente geral;
– administrador de vendas;
– gerente de sistemas de informação (CIO).

Muitas agências também se especializam em recrutar novos graduados. Dependendo da sua especialidade, você pode ter uma base de clientes limitada no início. Saiba que com uma estratégia de marketing eficaz, você poderá expandir seu portfólio de clientes ao longo do tempo.

Que conceito abrir com sucesso sua agência de recrutamento?

O que diferencia sua agência de recrutamento dos outros? Essa é uma pergunta fundamental que deve ser feita para definir o conceito da sua empresa.

Graças à pesquisa de mercado, você conseguiu coletar as informações relevantes sobre as ofertas do concorrente. O mesmo vale para as expectativas do seu público-alvo. Use esses dados para definir um conceito que seja autêntico e excepcional.

Por exemplo, notamos que candidatos e recrutadores estão cada vez mais interessados em empresas especializadas. Sua empresa pode, assim, se especializar em um setor de atividade. Para se destacar, você deve fornecer-lhes uma equipe de consultores experientes e especialistas na área de atuação.

Como encontrar clientes para sua agência de recrutamento?

Você precisa desenvolver, ao mesmo tempo, uma estratégia de sourcing e um plano de marketing para encontrar recrutadores. A estratégia de marketing é decidida no momento de escrever o plano de negócios de sua agência de recrutamento.

Quando se trata de sourcing, você pode postar regularmente ofertas de emprego em sites especializados. A prospecção em redes sociais profissionais como LinkedIn e Viadeo Group também é recomendada. Também é possível hospedar webinars sobre temas como:

– como ter sucesso em uma entrevista de emprego;
– o que os executivos do futuro estão procurando;
– erros para não cometer como um candidato a emprego;
– os empregos e habilidades do futuro;
– a integração da análise de dados em seu processo de recrutamento;
– como escrever uma carta de capa.

Ao organizar workshops de treinamento desse tipo, você poderá aumentar o tamanho do seu banco de dados de bons candidatos e despertar o interesse de empresas que possam se tornar seus clientes. Saiba também que é essencial para uma agência de recrutamento acompanhar os talentos de seu pool.

Quanto ao portfólio de clientes, você pode usar as dicas e técnicas abaixo.

Prospecção: Você pode segmentar e entrar em contato com recrutadores por e-mail, chamada ou mídias sociais.

Site e referência natural: é importante criar um site para apresentar sua agência. Destaque sua visão, valores e pontos fortes que diferenciam sua agência de outras empresas de recrutamento. Também é necessário trabalhar seu posicionamento em mecanismos de busca. Você precisa otimizar seu site em palavras-chave relacionadas ao recrutamento e à indústria em que se especializa.

Criação de conteúdo: Muitas empresas estão usando marketing de conteúdo nos dias de hoje. Trata-se de tornar-se conhecido produzindo conteúdo de qualidade. Estes podem ser white papers, posts em blogs, guias ou conteúdo de vídeo postado em um canal do YouTube.

Redes sociais e publicidade: redes sociais profissionais são muito convenientes para entrar em contato com recrutadores. Você também pode realizar campanhas publicitárias direcionadas nessas plataformas.

Feiras e eventos: participe de feiras e conferências em seu setor de atuação, a fim de construir relacionamentos com potenciais recrutadores. Você também pode organizar seus próprios eventos sobre temas relacionados ao recrutamento em sua área de especialidade.

Além disso, é essencial fidelizar o cliente. Para isso, é necessário garantir que ofereçamos serviços de qualidade. Um melhor tratamento também é necessário tanto para recrutadores quanto para candidatos.

Na realidade, a satisfação deles é do seu interesse. Além disso, o famoso empresário americano Bill Gates observa que “o melhor anúncio é um cliente satisfeito”.

indicadores de recrutamento e seleção

Como definir preços e taxas para as agências de recrutamento?

Para definir as taxas para seus serviços, você deve levar em conta vários parâmetros. Estes incluem:

– a exigência necessária para ter sucesso no processo de recrutamento;
– o tempo necessário para triagem e classificação de candidaturas;
– o valor investido em publicidade;
– as taxas aplicadas no mercado.

Em geral, as agências são remuneradas com base em uma comissão sobre o salário anual dos candidatos. A comissão pode variar de 10% a 25% para a maioria dos cargos. Algumas agências especializadas vão até 30% de comissão sobre o salário anual dos altos executivos.

Que taxa de comissão permitirá que você seja lucrativo? Quantos clientes você precisa ter que quebrar? Responda a essas perguntas usando a previsão financeira para uma agência de recrutamento.

Que volume de negócios para uma agência de recrutamento?

A maioria das agências de recrutamento alcança um faturamento anual entre 30.000 e 300.000 mil reais. No entanto, esta é uma estimativa que varia consideravelmente de uma empresa para outra.

Os principais fatores de variação no volume de negócios de uma agência de recrutamento são:

– o tamanho da equipe que trabalha para a agência;
– a densidade da concorrência em seu nicho de atividade;
– a notoriedade de sua agência de recrutamento;
– o nível de expertise de seus consultores.

Para estimar com precisão o seu volume de negócios de previsão, você pode usar o modelo financeiro certo para uma agência de recrutamento.

Como aumentar o volume de negócios de uma agência de recrutamento?

Há muitas maneiras de aumentar o volume de negócios de uma agência de recrutamento. Aqui estão algumas delas:

– desenvolver novas ofertas de recrutamento;
– direcionar novos segmentos de mercado;
– desenvolver uma franquia;
– criar parcerias ganha-ganha;
– implantar uma estratégia de fidelização de clientes;
– fortalecer a estratégia de marketing (marketing de influenciadores, afiliação).

Quais são as despesas recorrentes de uma agência de recrutamento?

A operação de uma agência de recrutamento envolve uma série de despesas recorrentes. São eles:

– custos de comunicação telefônica – custo de conexão à internet;
– orçamento de marketing;
– custos relacionados à organização de eventos (workshops, webinars, conferências);
– salários dos funcionários.

Encontre todas as despesas correntes e seu impacto na rentabilidade na previsão financeira para uma agência de recrutamento.

Abrir uma agência de recrutamento: é lucrativo?

O potencial de rentabilidade das agências de recrutamento é muito alto. No entanto, as atividades da empresa não vão gerar lucro instantaneamente. Leva tempo para desenvolver o negócio graças à sua estratégia de marketing e à qualidade de suas intervenções.

As agências de recrutamento que mais geram lucros são aquelas que conseguem “escalar” suas operações. Isso significa que eles conseguem desenvolver seus negócios ao mesmo tempo em que alcançam economias de escala. Por exemplo, isso envolve automatizar certas tarefas demoradas (assim, seus funcionários podem se tornar mais produtivos).

Também é possível aumentar sua rentabilidade se especializando em um nicho com pouca concorrência. Por exemplo, se você se especializar em recrutar executivos seniores em determinadas indústrias, você se beneficiará de comissões mais altas.

Além disso, é necessário ficar atento aos candidatos e recrutadores para atender às suas necessidades, que não são apoiadas por outras agências de recrutamento.

Para estimar sua rentabilidade, conte com a previsão financeira para uma agência de recrutamento.

Como financiar a abertura de agências de recrutamento?

Para levantar o capital necessário para criar sua agência de recrutamento, você tem vários meios à sua disposição.

Primeiro, há ajuda pública. São mecanismos de apoio criados pelo Estado e pelas regiões, geralmente em parceria com outras instituições.

Além da ajuda pública, existem iniciativas privadas ou mistas voltadas para iniciantes de negócios. Estes são, por exemplo, empréstimos de honra ou competições. Vale ressaltar que o Estado e as instituições públicas também podem organizar concursos. No entanto, você precisará de um bom plano de negócios para sua agência de recrutamento convencer.

Finalmente, deve-se notar que existem organizações que podem fornecer assistência não financeira. Pode ser um treinamento ou sessões de coaching, por exemplo.

Este conteúdo foi produzido por Felipe S L Nunes.
CRA/RJ 33036

agências de recrutamento

0 0 votes
Article Rating

Por: FELIPE STEVSON DE LIMA NUNES

Executivo Sênior , Especialista em Novos negócios, Recrutamento & Seleção e Terceirização de mão de obra temporária e efetiva, Operação de RH, RH estratégico, Indicadores, Política, Rotinas, Projetos, Análise comportamental, Endomarketing, Employer branding. Sempre exercendo atividades com resultados de alta performance. Especialista em Negociações B2B, Implantação de nova unidades de negócios, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, Planejamento, aumento de Market Share em grandes empresas nacionais e multinacionais. Certificações internacionais em PMI, PMP, Análise Comportamental, Marketing Direto, Recursos Humanos e Change Management. Carreira desenvolvida em grandes empresas dos mais diversos segmentos, atuando como Business Partner. Responsável pelo gerenciamento de projetos de alta complexidade em ambientes em constante evolução, inclusive de naturezas diferentes. Resiliente, perfil hands on, nexialista por resultados, focado em resultados de alta performance, acompanhamento, fidelização e auditoria de projetos. Apaixonado por Gestão e desenvolvimento de pessoas, acompanhamento e direcionamento estratégico. Altamente qualificado em coaching, mentorias, treinamentos, networking estratégico, criação de planos de ação, resolução de conflitos e liderança de pessoas multiculturais de alto desempenho na criação, organização e execução de resultados inovadores, auspiciosos e de alta performance. Prospero em desafios, gerenciamento de tempo, liderança servidora e detalhes em ambientes competitivos e me destaco na entrega de resultados excepcionais, enquanto recalibro as percepções das pessoas para elevar o nível de forma eficiente. Amplo conhecimento em análise, implantação e gestão dos mais diversos KPI´s, stakeholders, processos de benchmarking, dimensionamento de layout, criação de estratégias operacionais.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH