Artigos

A alegria de superar os limites: 320 quilômetros pedalados em três dias e meio

superar os limites

Por Rafael Garrido

Águas da Prata, sexta-feira, dia 3 de setembro, 6:17 da manhã. Monto na bike e dou início ao desafio de pedalar 320 quilômetros no Caminho da Fé com o intuito de superar os limites. Esse trajeto pelas montanhas de Minas Gerais e São Paulo envolve subidas e descidas que, facilmente, chegam a 2500 metros por jornada.

Nova call to action

A meta era chegar, três dias e meio depois, em Aparecida do Norte. Nessa jornada, passaria pelas cidades de Águas da Prata (SP), Borda da Mata (MG), Paraisópolis (MG), Campos do Jordão (SP) e Aparecida do Norte (SP). A cada dia pedalaria, em média, 80 quilômetros.

Passei dez meses me preparando para esse momento.

Foram cerca de quatro treinos por semana, em que saia de casa às 5:30 da manhã para pedalar na companhia do meu personal trainer. Nesses dez meses percorri mais de 5000 quilômetros, enfrentando todo tipo de trilha, levando tombos e me levantando, aprendendo técnicas para subir e para descer montanhas, enfrentando e superando as dificuldades.

Minha esposa, Letícia, minhas filhas, Marina e Érica, minha família e meus amigos me apoiaram muito.

Essas pessoas sabiam que, para mim, o desafio de percorrer de bike os 320 quilômetros do Caminho da Fé era um grande momento de transformação para superar os limites.

Como vice-presidente para a América Latina de uma grande empresa global, eu trabalho de forma intensa e apaixonada, sempre buscando oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, aos nossos colaboradores, aos nossos parceiros de negócios.

Por mais técnica e inovadora que seja a nossa oferta, para mim é claro que o mundo da infraestrutura crítica digital nada mais é do que a base para as pessoas viverem melhor, e terem acesso a serviços e oportunidades que, antes, talvez nem existissem.

Esse foco em pessoas percorre toda a minha história, e me deixa muito realizado.

A partir do ano passado, no entanto, minha esposa me propôs fazer algo por mim. A ideia era trazer para a minha vida pessoal toda a gana que sempre apliquei à minha vida profissional.

Eu consegui, e a sensação é boa demais.

Campos do Jordão, domingo, dia 5 de setembro, 15:00 horas. Chego ao lugar onde vou dormir, a última noite do trajeto. O corpo quebrado vibra, mas exige cuidados. Muito gelo na perna, alguns exercícios de relaxamento. A bike também exige cuidados para estar pronta para o dia seguinte, o último do desafio de vencer o Caminho da Fé.

O tempo todo um sorriso no rosto pela alegria de estar conseguindo enfrentar, com muito planejamento e preparo físico e psicológico, o desconhecido.

Não é porque algo é difícil que é impossível de ser feito. Não é porque um desafio é duro que o enfrentar é pesado. Sim, houve dias em que a temperatura chegou a 40 graus. Sim, as subidas foram mais intermináveis do que eu tinha imaginado. Sim, as descidas eram mais íngremes, com mais buracos e pedras do que eu tinha conseguido visualizar antes.

O importante, porém, é que tantos meses de preparo me ajudaram a realizar essa jornada com muita segurança e superar os limites.

Aparecida do Norte, segunda-feira, dia 6 de setembro, às 11:30 da manhã. Completei o Caminho da Fé, chegando à Basílica de Aparecida do Norte.

Além da alegria de ter realizado esse desafio, fica a certeza de que o que eu conquistei ao longo desses 320 quilômetros pedalados me fez muito bem. Encarei o desconhecido, não tive medo de arriscar, acreditei na superação dos limites, vi os resultados de um planejamento rigoroso e muito bem executado.

Estou, agora, sonhando com o próximo desafio.

*Rafael Garrido é o Vice-presidente da Vertiv LATAM

3.7 3 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camila
Camila
6 meses atrás

Demais, Garrido! Super inspirador!

Erika Machado
Editor
Erika Machado
6 meses atrás
Reply to  Camila

Que bom que gostou Camila, ficamos felizes com seu feedback. Não deixe de conferir mais artigos motivacionais neste link! 💜

Danilo Nakagawa
Danilo Nakagawa
6 meses atrás

O Rafael possui muita garra nos negócios e consegue aplicar isso nos treinos e nos desafios do pedal. Muito focado nos treinos e com excelente regularidade. O cara é fera nos pedais! Parabéns.

Erika Machado
Editor
Erika Machado
6 meses atrás

Olá, Danilo. A garra do Rafael, tanto nos negócios, quanto nos pedais, é inspiradora, não é mesmo? Não deixe de conferir mais artigos motivacionais neste link! 💜🚀

Rafael Moura
6 meses atrás

Sensacional!! Parabéns pela garra e força de vontade. Tenha certeza que com essas palavras você encoraja muita gente ao seu redor.

Erika Machado
Editor
Erika Machado
6 meses atrás
Reply to  Rafael Moura

Que bom que gostou, Rafael! Muito obrigada pelo seu comentário, não deixe de conferir mais artigos motivacionais neste link. 🙂🚀

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH