Artigos

Algo Mais Sobre Treinamentos!

Algo mais sobre treinamentos!

Muitos falam de treinamentos, motivação e resultados, inventam métodos e a cada dia surge um novo treinador, isso para o desenvolvimento do País e das pessoas é ótimo, mas o que percebo é que existe uma manipulação e uma necessidade de se ganhar dinheiro por parte de várias empresas e profissionais e isso vem gerando problemas com relação a eficácia dos treinamentos que ministram. Temos um agravante, pois as grandes profissionais em suas áreas técnicas não possuem entendimento e conhecimento de fatores que podem fazer o tiro sair pela culatra ou seja apenas apresentam o conhecimento técnico da matéria e que de alguma forma esquecem que ser humano não é e nem pode ser tratado como gado.

Cada pessoa, cada indivíduo tem suas bases neurais, suas conexões sinápticas e seus engramas formados e cada indivíduo possui uma neuroplasticidade que deve ser entendida e avaliada para que seu desempenho possa ser melhorado em qualquer área de atuação. Além disso atuar com treinamentos de maneira mais exata e eficaz é preciso entender um pouco de controle de comportamentos motivados e isso tem a ver com o processo de homeostasia de cada participante que está ligada diretamente na capacidade de sustentar a vida pois os fluidos do corpo humano é afetada por todo um leque de fatores, como a temperatura, a salinidade, o pH, ou as concentrações de nutrientes, como a glicose, vários íons, oxigênio, e resíduos, como o dióxido de carbono e a ureia. Dado que estes fatores afetam as reações químicas que mantêm o corpo vivo e se adaptando a todo momento.

Assim quando um indivíduo participa de um treinamento principalmente os que estão diretamente envolvidos com a Liderança, Motivação, Marketing Multi Nível, Vendas e que exijam uma mudança ou gerem impacto nas pessoas para uma nova postura perante os desafios, podem ocorrer o resultado inverso ao esperado, pois o cérebro com os níveis não aceitáveis de oxigênio irá gerar um estado de apatia para não permitir uma baixa maior no sistema nervoso do indivíduo.

Além disso temos a questão da disponibilidade funcional que todos nós possuímos e que a intolerância alimentar, transtornos digestivos, a deficiência nutricional e o nível de reserva funcional nunca é averiguado e orientado para que o indivíduo possa após qualquer treinamento atuar de maneira mais correta e assim aplicar os ensinamentos apreciados em treinamentos de qualquer natureza.

Temos também que salientar que o entendimento do balanço autonômico e o equilíbrio do sistema nervoso autônomo que deve ser equilibrado se necessário, pois os níveis de ansiedade que nos cerca é um ou o maior complicador dos sistema de aprendizagem das pessoas, por pouca capacidade de atenção e foco e isso se dá pela baixa de oxigênio funcional no cérebro.

Enfim fica aqui um alerta para todo o público, para que reflitam sobre treinamentos e programas miraculosos. Não existe mágica, cuide das suas reservas físicas, cuide de seu balanço autonômico, aprenda entrar em coerência cardíaca e obtenha mais sucesso quando for participar de treinamentos e fique atento se você participa de treinamentos e se não consegue obter resultados satisfatórios, algo deve ser averiguado. Pense Nisso!

MS. Sergio Ricardo Missioneiro
contato@sergioricardocompany.com

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of