logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Recrutamento e Seleção > Como fazer um bom alinhamento de perfil de vaga na área de tecnologia

Sumário

Como fazer um bom alinhamento de perfil de vaga na área de tecnologia

alinhamento de perfil de vaga

Por Daniela Santos, Tech Recruiter, Consultora de RH e idealizadora do curso Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia

Durante minha experiência em recrutamento e seleção, principalmente na área de tecnologia, tenho observado muitas vezes o alinhamento de perfil de vaga ser feito sem clareza e com insegurança entre pessoa recrutadora (tech recruiter) e cliente/empresa ou gestor da vaga.

A pessoa que irá recrutar sai com dúvidas, sai insegura, muitas vezes com informações pela metade ou algumas informações confusas, e mesmo assim, inicia a busca ativa “hunting” ou faz a divulgação da vaga.

Sabemos que a área de tecnologia está em constante evolução, e o papel de uma pessoa Tech Recruiter é fundamental na busca de profissionais qualificados, com o perfil adequado à cultura da empresa.

Pensando nisso, neste artigo relacionei algumas dicas e orientações que podem ajudar você, Tech Recruiter, a fazer um bom alinhamento de perfil de vaga com o seu gestor ou cliente.

 O que é alinhamento de perfil de vaga?

Antes de tudo, é importante deixar claro que a falta de um alinhamento adequado é um dos principais motivos para a falta de sucesso ou morosidade no fechamento da vaga. Veja alguns pontos a seguir:

  1. Na abordagem dos candidatos pelo LinkedIn: muitas pessoas fora do perfil são abordadas para a vaga, com experiência inadequada ou com conhecimento em tecnologias diferentes das que realmente serão usadas no dia a dia.
  2. Na divulgação da vaga em qualquer plataforma: a divulgação não fica atrativa e nem coerente, o que gera falta de candidaturas ou recebimento de currículos que estão fora do perfil desejado.
  3. Na Employer branding (marca empregadora): a marca empregadora e marca pessoal da pessoa recrutadora podem ficar comprometidas, dependendo de cada situação, pois a experiência da pessoa candidata é iniciada desde a abordagem ou então quando a pessoa tem acesso às informações divulgadas sobre a vaga. 

Considerando essas observações acima, listei abaixo algumas orientações com intenção de que a pessoa Tech Recruiter possa melhorar o alinhamento de perfil de vaga com o gestor ou cliente:

gestão por competências

1. Liste todas as informações necessárias para solicitar. Pense de forma estratégica: quais são as informações relevantes que podem contribuir com o sucesso do processo seletivo tech;

2. Envie um questionário simples para ser preenchido por quem requisitar a vaga. Isso vai facilitar a compreensão, principalmente de termo técnicos complicados, e já irá adiantar-lhe as informações necessárias para a vaga;

3. Use a chamada (call) com cliente como o momento após o preenchimento para esclarecimento de dúvidas, aprofundamento no perfil desejado e alinhamento de expectativas e necessidades. Aqui é importante destacar que essa reunião de alinhamento não deve ser usada para coletar todas as informações, pois você pode fazer isso com o questionário que citei no item anterior, o que irá otimizar muito tempo e tornar a reunião mais produtiva: direcionando o foco de todos os envolvidos no que importa: nas informações mais estratégicas e esclarecimentos das informações já enviadas no questionário, se necessário;

4. Se ficar alguma dúvida: pergunte. Não tenha medo de perguntar. Não somos obrigadas a saber tudo sempre, sobre todos os perfis. É muito melhor você esclarecer e sair com certeza de qual perfil o cliente necessita para aquela vaga na área de tecnologia, do que fazer algo errado, com insegurança.

5. Se você não conhecer algum termo técnico: pesquise. Hoje temos muita informação gratuita na internet. Você pode pesquisar por artigo, vídeos, lives, páginas nas redes sociais, pessoas que são referência na área de atuação, entre outros;

6. Se você pesquisou e não está claro: pergunte! Mostre o que você entendeu e pergunte se faz sentido para quem é responsável pela vaga ou até mesmo para seus contatos da área que tenham maior conhecimento técnico. Faça conexões, esteja ativo na comunidade de tecnologia: ofereça e peça ajuda.

Quer conferir mais sobre o alinhamento de perfil de vaga para 2022? Saiba identificar o perfil de liderança e acerte no recrutamento em 2022!

 

ebook janeiro branco

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Tech Recruiter, Consultora de RH e idealizadora do curso Tech Recruiter: recrutando os melhores talentos na área de tecnologia. Profissional da área de Recursos Humanos há mais de 10 anos, Tech Recruiter e Consultora de RH, com especialização em gestão estratégica de pessoas e psicologia organizacional.
Assine a nossa Newsletter