Artigos

Alta Rotatividade, Falhas Na Contratação?

A cada dia torna-se mais comum o pedido de desligamento dos colaboradores das empresas. Ao mesmo tempo, virou rotina entre os empresários culpar as gerações Y e Z por esses fatos. Os empresários alegam baseados em alguns teóricos que os representantes dessas gerações são impacientes, imediatistas, ambiciosos, que se desmotivam facilmente e que não conseguem aguardar a sua vez para a promoção.
Pois bem, acredito que seja um exagero colocar toda a responsabilidade da rotatividade somente nas gerações! Essa questão da alta rotatividade nas empresas é multifatorial. Por exemplo, sabemos que várias empresas estão despreparadas no momento de contratar. Elas não sabem escolher os perfis comportamentais adequados para a função que desejam e assim, contratam o profissional errado. O mesmo, consequentemente fica desmotivado, pede sua demissão e o ciclo vicioso se repete. Então, para evitar desligamentos precoces ou desmotivações futuras sugiro que observe alguns pontos importantes (e que são desejáveis para qualquer cargo) antes de admitir um candidato:
1. Responsabilidades. Uma das razões pelo qual o candidato se desmotiva é não saber com detalhes quais são suas funções dentro da nova empresa. Por isso é importante descrever de forma detalhada quais serão as novas atribuições deste colaborador a fim de instruir e diminuir sua ansiedade.
2. Valores. Um fator importante é alinhar os valores da empresa com os valores pessoais do candidato. Ninguém se compromete com aquilo que não acredita! Pensando nisso, saiba quais são os valores da organização e busque descobrir quais são os do candidato para que ambos possam caminhar juntos.
3. Remunere Corretamente. Algo determinante na hora de efetuar a contratação é analisar a remuneração do cargo no mercado. Você não deve se preocupar somente com o salário, mas com todos os benefícios que compõem a remuneração. O candidato pode aceitar mesmo com uma oferta abaixo do mercado, mas em breve esse será um possível motivo da desistência da vaga. Lembre-se! Remunerar de acordo com as atribuições e alinhado ao mercado é muito importante para o sucesso da contratação. Além disso, é necessário também cumprir o que foi acordado durante a seleção.
Seguir essas dicas é uma boa maneira para se iniciar um processo de seleção. Para mais detalhes, as consultorias em Gestão de Pessoas são excelentes opções. Veja Mais

Marcos Esteves
Diretor da Consultrain Consultoria e Treinamentos
marcos@consultrain.com.br

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of