Artigos

Ambiente de trabalho: como tornar a sua empresa mais atrativa

O sonho de qualquer gestor é ter uma equipe dos sonhos. Isso quer dizer funcionários bons, qualificados e que estejam dispostos a crescer junto com a empresa.

Entretanto, como muitos podem imaginar, isso pode ser um grande desafio. Ainda mais nos últimos tempos, em que os jovens não possuem mais aquele sonho de construir um plano de carreira e estão dispostos a encontrar nas mudanças novas oportunidades.

Por conta disso, cada vez mais os gestores precisam aprender não apenas a lidar com essas questões, como também encontrar maneiras de reter os seus principais talentos, ou seja, fazer com que eles fiquem em um momento de dúvida.

Nova call to action

Faz muito tempo que o salário, apesar de ainda ser o principal, não é a única questão que entra em jogo. O que os colaboradores querem é se sentir à vontade e que as empresas reconheçam a sua importância.

Por todos esses motivos, elaboramos uma lista com algumas dicas sobre como tornar a sua empresa mais atrativa aos olhos do colaborador. Confira!

1. Invista em treinamentos e capacitações

Em pleno século XXI, todos sabemos que o conhecimento é a grande moeda de troca e, principalmente, é a maneira de se chegar aos lugares.

Por conta disso, os funcionários priorizam cada vez mais aqueles lugares que oferecem diferentes oportunidades de ganhar conhecimento, seja em treinamentos e capacitações dentro da empresa, para as funções que eles devem exercer, como também em descontos em cursos fora da empresa.

Isso mostra não apenas como a empresa está preocupada com o aprendizado do seu colaborador, mas também como eles encaram o compartilhamento de conhecimento e de aprendizagem.

Da mesma maneira, é possível transformar esse momento em uma integração da equipe, reconhecendo os trabalhos e talentos de cada um, assim como entendendo que o outro também sempre tem alguma coisa a ensinar.

Sendo assim, com um ambiente mais colaborativo e menos competitivo, a dinâmica se transforma em uma completamente diferente, deixando todos os funcionários mais à vontade e deixando o ambiente mais leve.

2. Atente-se às demandas dos funcionários

Muitas empresas mandam, impõe as suas demandas, chamam a atenção dos funcionários, mas nunca estão dispostos a ouvir. Você já percebeu ou esteve em lugares assim?

Além disso, quando as reclamações e pedidos são repetidos por diferentes colaboradores, é o momento do gestor pensar que tem alguma coisa errada, não é mesmo?

Pequenas coisas podem influenciar diretamente no trabalho e no bem-estar do profissional, atrapalhando as suas atividades diárias ou então fazendo com que ele consuma muito mais do seu tempo com questões que poderiam ser melhoradas pelo gestor.

Da mesma maneira, ao sentir que a sua voz é escutada dentro da empresa, o funcionário se sente muito mais ativo e valorizado, diminuindo a probabilidade de ter algum sentimento de insatisfação.

3. Ofereça espaço de descanso e descontração

Atualmente, todos nós temos uma rotina corrida. São oito horas dentro do emprego, sem contar a uma hora do almoço. Fora isso, pelo menos uma hora (quando não mais) do trajeto de casa até o trabalho.

Fora aquelas pessoas que ainda estudam, realizam diferentes cursos ou precisam cuidar da casa e das crianças quando chegam em casa.

A rotina é puxada, não é mesmo? Por isso, é muito interessante oferecer um espaço de descanso e descontração para os seus funcionários, onde eles possam relaxar depois do almoço e quem sabe até tirar um cochilo.

Dessa forma, ao retornarem ao trabalho, com certeza eles vão se sentir muito mais descansados e dispostos a realizarem as suas atividades.

4. Tenha um bom equipamento

Isso parece óbvio, não é mesmo? Entretanto, podemos encontrar diversas empresas em que um dos principais motivos de atrasos e descontentamentos é por conta de equipamentos que não funcionam da maneira que deveriam.

Imagine trabalhar oito horas por dia em frente ao computador, trocando emails, criando planilhas, com diferentes agendamentos de calls com parceiros. E, no meio disso tudo, o notebook fica lento, não responde aos seus comandos ou então a internet cai?

Isso é de tirar qualquer pessoa do sério, não é mesmo? Além de atrapalhar todo o fluxo de trabalho, ainda faz com que o funcionário tenha que se preocupar em chamar a equipe de TI ou então perder tempo resolvendo um problema que não era para acontecer!

Isso vai além do equipamento de trabalho, mas envolve todo o espaço em que o colaborador está. Afinal, ninguém merece trabalhar em um calor intenso, em uma sala lotada, sem nenhum ventilador ou ar condicionado. Isso desconcentra, deixa o funcionário irritadiço e atrapalha toda a produtividade.

Por conta disso, é muito importante avaliar o ambiente de trabalho, assim como os equipamentos, para garantir que o funcionário tenha os meios necessários para realizar a sua função.

5. Disponha de benefícios empresariais

Esse é um ponto principal quando falamos sobre como tornar uma empresa mais atrativa aos olhos do funcionário. Oferecer alguns benefícios empresariais, na verdade, pode ser o que segura ele em determinado local (ou não).

Como sabemos, os benefícios podem vir de diferentes formas: desde o vale transporte e vale refeição, como também os convênios médicos, cesta básica ou vale alimentação, descontos em academias e até mesmo o vale cultura.

São diferentes formas de conquistar o seu colaborar e fazer com que a empresa se torne atrativa aos olhos dele. Isso pode fazer, muitas vezes, com que ele recuse outras oportunidades de emprego, com o salário até maior, mas que não disponibiliza todos esses benefícios.

Da mesma forma, essa é uma das principais maneiras de incentivar que o seu funcionário cuide também de si mesmo. 

Afinal, oferecendo um plano odontológico preços acessíveis, ou até mesmo sem nenhum desconto na folha do funcionário, é muito mais provável que ele cuide da sua saúde regularmente e não tenha que faltar ou sair mais cedo por conta de algum problema.

6. Valorize o seu trabalho

Bom, isso parece óbvio, não é mesmo? Ainda assim, muitos chefes e gestores acabam deixando isso de lado, por acreditar que os funcionários não estejam fazendo mais do que a sua obrigação.

A questão é que não é assim que as coisas funcionam. Por mais que todos sejam contratados para fazer o seu trabalho, é muito importante reconhecer os pontos positivos e todo o esforço que eles fizeram para chegar nesse resultado.

Afinal, se for para dar bronca e puxão de orelha, todo mundo dá. Então por que é tão difícil fazer um elogio ao seu funcionário?

Todas essas são algumas dicas sobre como transformar a sua empresa em um bom local de trabalho. É claro que às vezes não é possível seguir todas elas, principalmente por falta de estrutura ou de orçamento.

Entretanto, alguns desses pontos é possível investir de qualquer maneira, e é algo que você deveria pensar não apenas para deixar a sua empresa mais atrativa, como também mais humana.

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Produtora de conteúdo na Ideal odonto  

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of