Artigos

ANÁLISE SWOT PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO

Sendo uma das ferramentas de extrema importância que auxilia o Administrador na identificação das Forças e Fraquezas (Ambiente Interno), Oportunidades e Ameaças (Ambiente Externo), dentro do processo de gestão e nas tomadas de decisão. Contribui para a gestão do planejamento estratégico da organização.

Forças e Fraquezas

Forças: é tudo aquilo que a organização tem de positivo, todos os seus processos funcionam muito bem, essas forças são estimuladas para que se tornem produtivas cada vez mais, possuem boas parceiras, conhece bem o segmento em que atua, a sua imagem é forte junto ao mercado, investe em inovações, lidera o seu espaço no mercado, equipe de trabalho motivada, trabalha no desenvolvimento geral do negócio etc.

Fraquezas: é tudo aquilo de ruim, eles existem mais são frágeis, empresa não consegue tirar aproveito, ela possui um planejamento estratégico, mas existem falhas nesse processo, os mesmos precisam ser corrigidos ou eliminados dando lugar para novos projetos que tragam o retorno esperado, a falta de qualificação do quadro de funcionário se encaixa nessa fraqueza, pois sendo as pessoas o capital humano o bem mais precioso da empresa etc.

Oportunidades e Ameaças

Oportunidades: o que á de melhor mercado, e que pode ser identificado, explorado pela empresa, profissionais qualificados, oportunidades faz com que a empresa se posicione melhor diante da concorrência, buscando aumentar os seus lucros e fortalecendo também a sua imagem, novos produtos e tecnologias, agregar valor ao negócio o que é de grande importância etc.

Ameaças: sendo o que poderia vim a prejudicar a sua imagem, a sua posição, se a empresa não tem um bom posicionamento diante do mercado disputado a todo momento, concorrentes inovadores, baixas vendas, mudanças nos cenários ambiente, sociocultural, Político/Legal em que a mesma está inserida, recessão, a crise que afetam o mercado etc.

Sem o levantamento e análise destes dados, o gestor não conseguirá traçar novos caminhos para a empresa, é preciso conhecer a situação atual do negócio para buscar novas oportunidades de mercado.

Adm. André Cardoso dos Santos
Administrador CRA\MG nº 01-054272\D

Por: Adm. André Cardoso Santos

Bacharel em Administração de Empresas (Administrador) pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. Cursando Bacharelado em Ciências Contábeis no Centro Universitário Internacional UNINTER. É também colunista do RHPortal, o maior portal de recursos humanos do país. Profissional registrado no CRA-MG n° 01-054272/D Google+: https://plus.google.com/117430463439726522115/posts