Artigos

Analista: saiba mais sobre esse perfil comportamental

Não é mistério que cada profissional tem suas diferentes forças, fraquezas, pontos a melhorar e ponto de excelência. Baseando-se nisso, existem quatro principais perfis comportamentais aos quais o colaborador pode se encaixar. A exemplo, temos o analista.

Neste post, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse perfil, dando detalhes sobre seu comportamento e como ele atua em uma posição de liderança. Continue lendo para aprender conosco!

Os perfis comportamentais

Antes de conferir o perfil do analista, vamos conhecer um pouco mais sobre os três outros perfis.

Nova call to action

Executor

Considerados líderes natos, os profissionais com perfil de executor enfrentam riscos e desafios sem pensar duas vezes. Eles são dinâmicos e ativos, buscando sempre realizar a sua entrega focada em resultados. Além disso, quando acreditam que sua opinião está correta, lutam até o fim para defendê-la. 

Comunicador

O profissional do perfil comunicador é, naturalmente, o mais extrovertido de todos os perfis. Conta com muita facilidade para lidar com mais de uma demanda ou tarefa de uma vez e trabalha com facilidade em equipe. Mas quando sua rotina está muito repetitiva ou parada, ele se sente incomodado e busca por novos desafios. 

Planejador

O planejador é o profissional que é atraído por uma rotina fixa e é observador de tudo que acontece em sua volta. Com um temperamento calmo e controlado, sabe lidar muito bem com situações inesperadas e momentos de crise, contornando o problema com maestria. 

O perfil do analista

Para os profissionais com perfil analista, a qualidade em seu trabalho é de extrema importância. Além disso, são adeptos à realização de tarefas repetitivas, como preenchimento de uma tabela ou alguma tarefa que requer processos predefinidos e moldados.

Por estar focado em realizar a melhor entrega possível, o analista acaba sendo um pouco rígido. As suas demandas são feitas com perfeição, cuidado e toda a atenção necessária, já que não querem menos que o excepcional. 

Ainda, o analista está sempre em busca de novos conhecimentos para poder sentir que, ao falar de um determinado assunto, ele tem embasamento teórico para opinar.

De um lado negativo, essa constante busca por perfeição em suas entregas pode acabar causando lentidão e não-cumprimento dos prazos. Ao pensar em optar por outra abordagem para a demanda, ele pode se sentir um pouco inseguro com a decisão. 

Assim, quando o profissional do perfil de analista sente que está sob pressão, ele costuma se retrair. Por conta disso, dos quatro perfis, o analista é o mais introvertido.

O analista em cargo de liderança

Bons líderes são formados por um conjunto de habilidades, técnicas e conhecimentos. Existem profissionais que já contam com um espírito de liderança desde sempre e alguns que chegam a desenvolver a habilidade.

Nesse sentido, para os profissionais do perfil comportamental analista, a característica de estar sempre à procura do melhor resultado, desempenho e melhor entrega continua valendo. Uma vez que a atenção aos detalhes é essencial em sua equipe. Seja algo no projeto de uma demanda ou algum comportamento dos colaboradores de seu time.

Em momentos de necessidade, os líderes analistas contam com uma visão completa da realidade de vários caminhos a serem tomados e optam pelo mais ideal. Assim, a sua equipe será sempre incentivada a buscar pela melhoria e qualidade em todos os pontos.

Quando uma crise aparece, o analista busca tomar decisões baseando-se em fatos, dados e teorias. Nenhuma escolha feita por ele é achismo. Todas têm fundamentos e explicações técnicas.

O conteúdo foi útil? Se deseja aprender mais sobre como a gestão comportamental fará toda diferença em sua empresa, continue por aqui.

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments