Artigos

Análise De Cargos

O primeiro passo efetuado pelo profissional de recursos humanos antes de contratar um novo empregado, é efetuar o levantamento das vagas existentes e quais as exigências e conhecimentos são necessários para a ocupação do cargo. É o que chamamos de análise de cargos.

É de extrema importância manter sempre atualizado o chamado “perfil” do cargo. Com o mercado extremamente competitivo, as empresas ficam vulneráveis a altos índices de rotação de pessoal. A busca por melhores condições de trabalho e pelo prestígio profissional são crescentes em meio a nossa realidade, com isso a equipe de recursos humanos tem que estar preparada com todas as ferramentas possíveis para atender as mudanças repentinas que podem ocorrer no cotidiano da organização.

A análise de cargos realiza uma investigação no cargo em aberto. Explora fatores que vão desde requisitos mentais, físicos, principais responsabilidades a serem desenvolvidas até as condições de trabalho para efetuar a realização das tarefas exigidas pela função.

Nova call to action

A análise de cargos é extremamente importante principalmente para o recrutamento de pessoal. Por apresentar de maneira detalhada os principais requisitos do cargo e apontar as características essenciais do candidato,torna-se vital a sua utilização como material de apoio e embasamento para recrutar talentos para a organização.

Para que o uso da análise de cargos concomitantemente com o recrutamento tenham sucesso na sua aplicação, é imprescindível que o profissional de recursos humanos observe com muita cautela as rápidas mudanças ambientais. Os cargos podem permanecer os mesmos, porém podem estar sujeitos a passar por pequenas adaptações visando o mercado altamente competitivo.

Facilitando os processos de recrutamento e seleção e auxiliando na captação de recursos humanos capacitados, a empresa certamente apresentará ótimos resultados. Com um quadro funcional constituído de profissionais especializados e perfeitamente “encaixados” nos devidos cargos, a empresa apresentará indicadores satisfatórios de produtividade e também de rotatividade de pessoal.
Autor: Thais Fátima L. Oliveira
Contato: thaisfatima@gmail.com

0 0 vote
Article Rating

Por: Thais Fátima L. Oliveira

Administradora de Empresas, Especialista em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas. Experiência generalista na área de recursos humanos, em consultoria e coordenação de equipe, recrutamento e seleção, cargos e salários, gestão de carreiras, desenvolvimento, mapeamento de competências e gestão do clima organizacional. Experiência na área de processos organizacionais, em consultoria e coordenação de projetos, diagnóstico organizacional, mapeamento e redesenho de processos, definição de indicadores, estrutura organizacional, definição e implementação de políticas. Forte atuação com estratégia de recursos humanos e reestruturação organizacional e de processos. Elaboração e gestão de projetos, palestras e treinamentos na área de Gestão e RH. Publicação de conteúdos sobre Gestão Organizacional |RH | Gestão de Pessoas | Motivação | Qualidade de Vida| Mentoring para @aespecialistagrh, Administradores.com.br e RH Portal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments