Artigos

Ano Novo… …ideal Para A ConstruÇÃo Do Projeto De Vida !

ANO NOVO…
…IDEAL PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA !
Quando alguém pretende construir uma casa, um profissional será contratado para planejar tudo que será necessário fazer antes de começar as obras. Este profissional irá também montar um projeto baseado nos desejos de seu cliente. A partir deste projeto, ele terá uma noção de quanto material será necessário e quantos trabalhadores serão contratados para construir a obra em determinado período de tempo. Assim, quando a obra for iniciada, os trabalhadores terão um plano, um projeto para seguir. Caso não houvesse esse planejamento prévio, provavelmente os trabalhadores não saberiam como prosseguir, pois não saberiam o que a pessoa que encomendou a casa quer, muito menos haveria os recursos necessários para a construção da casa. A casa, provavelmente nunca seria construída ou se fosse, com certeza não iria satisfazer os desejos do cliente.
Na vida, ocorre algo parecido, possuímos muitas metas e planos que desejamos realizar, temos a opção de escolher o nosso caminho. Escolher significa correr riscos, ousar, ganhar e as vezes perder. Um projeto de vida é um plano colocado no papel para que se possa visualizar melhor os caminhos que devemos seguir para alcançar nossos objetivos. Para isso necessitamos saber claramente quais são nossos objetivos e metas, e precisamos saber também quais são os nossos valores, pois são eles que direcionarão nossas vidas.
O processo de nossas conquistas na vida passa pelos seguintes estágios:
• DESEJO: ser sonhador…os nossos desejos geralmente são manifestados em sonhos. Os sonhos são as visões de futuro. Os vencedores têm sonhos da vida como ela pode ser e desenvolvem metas específicas, para tornar estes sonhos em realidade.
• METAS: sonhar acordado é uma parte natural de estar vivo. Nossos sonhos evoluem e se cristalizam, à medida em que nosso desejo se torna mais forte. Seus desejos o levam a sonhar; a medida em que sonha, você desenvolver imagens mentais da vida, como gostaria que fosse – suas metas não são nada mais que as coisas que você enxerga e, suas imagens mentais.
• PLANEJAMENTO: ficar meramente sonhando, sem ter vãs esperanças. As pessoas não fracassam porque planejam fracassar, elas fracassam por não planejar. O planejamento é um passo vital na conquista – nenhuma viagem é iniciada sem ser primeiramente planejada; mas é difícil planejar uma viagem se você não souber aonde ir, e é por estas razões que as metas devem preceder o planejamento.
• AÇÃO: é o esforço em progresso. Você precisa decidir o seguinte: – Você tem tanta certeza de seus desejos, a ponto de assumir uma ação? O esforço consistente e persistente causará o resultado que você deseja.
• CRENÇA: é acreditar que se pode ter sucesso, se você não acredita que pode fazer algo, a falta de crença o leva a não fazer esforços com compromisso e aí a ação jamais ocorre, até que acreditemos que podemos fazer algo acontecer !
Dessa forma, conhecer-se, ouvir-se, saber o que a vida realmente significa para você e conhecer os seus valores é de fundamental importância no planejamento do seu projeto de vida. Aproveite para dar uma pausa em seus afazeres diários e por alguns instantes simplesmente pense nos seus sentimentos, nas suas atitudes, nos seus comportamentos, nos seus desejos, nas suas metas… ou seja em VOCÊ!

Nadine T. Pilotto Fabiani – CRP 07/13657 – Psicóloga, Especialista em Pedagogia Empresarial, MBA em Gestão Empresarial pela FGV ManagementRJ, Formação em Coaching pelo IBAPE – Instituto Brasileiro de Alta Performance e Formação em Consultoria Organizacional pela FGV ManagementRJ. Mestranda em Envelhecimento Humano. E-mail: nadine@serpsicologia.com.br

Por: Nadine T.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of