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Apatia Corporativa: Qual A Razão?

Por
Márcia Colombani Pavani*

Apontada
por profissionais de Recursos Humanos como uma das principais “doenças
empresariais” atualmente, a apatia corporativa não tem uma causa específica
e sim uma série de fatores internos e externos que corroboram para que ela se
instale nas corporações.

Tem
que estar atento aos primeiros sinais. Mas, como fazer isto? Instalando
pesquisas sobre o clima organizacional e apresentando ao colaborador condições
melhores para se manter o bom clima global interno e externo.

Não
existe uma resposta pronta para isto, é evidente que as causas são as mais
variadas, pois cada empresa possui a sua personalidade, mas o diferencial pode
ser encontrado na filosofia nova proposta, nas atitudes e decisões dos seus
dirigentes.

Mediante
a este quadro, como podemos então motivar as pessoas apáticas? Como podemos
identificar a diferença das pessoas motivadas e aquelas que já perderam esta
motivação? Como atingir estes dois profissionais ao mesmo tempo?

Segundo
os pressupostos da PNL, cada indivíduo age ao seu tempo, ao seu modo, a sua
maneira, portanto como poderemos utilizar esta ferramenta para motivar?
Encontrando um denominador comum, utilizando-se de ferramentas que façam com
que este colaborador apático reencontre o MOTIVO, pois ele está sem ele no
momento, os motivos pelos quais, façam com que este profissional DECIDA, FAÇA
e SIGA com DISCIPLINA 

Se
a apatia já tomou conta de sua organização, como identificar estas características
e reverter este quadro?

Algumas
das características mais relevantes para se identificar a apatia são as
seguintes, ressaltando que é claro e evidente que possam existir muito mais além
destas, depende do perfil de cada empresa.

·        
Pouca
ou nenhuma comunicação entre as pessoas esteja ela em qualquer nível ou
departamento

·        
Ambiente
de trabalho mal organizado

·        
Fluxo
de trabalho e processos inadequados

·        
Lentidão
na solução de problemas

·        
Dirigentes
com pouca acessibilidade

·        
Diferenças
claras ente diretores e gerentes sem um objetivo comum e prol da empresa –
(guerra de egos)

·        
Inexistência
de medidores de performance

·        
Colaboradores
não têm  nenhum acesso à informação de resultados

Dentre
outras, mas existem também  fatores isolados que eu dividiria em três
partes:

Apatia
do colaborador
:
em geral por algum problema familiar, falta segurança, falta de perspectiva na
vida pessoal e principalmente na profissional se considerarmos o “tempo de
crise” que hoje assola o mundo, gera medo e, consequentemente,  paralisa
o colaborador por instabilidade gerada na empresa.

Apatia
dos Dirigentes:

Falta de acessibilidade, pouca comunicação, falta de objetivos claros e metas
plausíveis, a prática diverge do discurso.

Apatia
Empresarial
:
Instabilidade do mercado, Baixa demanda concorrentes com políticas, metas e
objetivos bem definidos e superiores a empresa em questão.

Uma
vez que a apatia está instalada, é preciso muita coragem, determinação,
disciplina e colaboração mútua de ambas as partes para que este quadro se
reverta. Mas temos que levar em consideração as crenças limitantes que podem
estar incrustadas nesta situação, tanto empresa quanto colaborador tem suas
crenças de acordo ao seu “mapa de mundo”. O que vem a ser isto: em PNL
costumamos dizer que MAPA NÃO É TERRITÓRIO, ou seja,  há uma diferença
incontestável entre a realidade e a experiência de um organismo.

Toda
pessoa tem seu próprio mapa e a construção do mesmo é determinada por
fatores genéticos e pela história de vida pessoal de cada um, ou seja, nenhum
mapa de alguém é mais “real” ou “verdadeiro” do que o mapa do outro. 
Considere seu cérebro, e as informações que existem nele, a sua história de
vida, suas experiências como sendo o seu MAPA. Percebe que cada SER tem sua
peculiaridade.

Não
é o seu “território ou a “sua realidade” que limitam as pessoas, mas sim 
AS ESCOLHAS DISPONÍVEIS E ESCOLHIDAS ATRAVÉS DELAS.

Desta
forma, podem existir dentro do mapa de cada colaborador crenças que os limitem
a progredir. Como fazer para motivar e mudar este quadro?

Primeiramente
devemos identificar esta crença (são filtros perceptivos através dos quais
vemos o ambiente), tratar, buscar o estado desejado, criar meios para que se
consiga checar se esta meta foi atingida, verificar se o objetivo atual não
conflita ou discorda totalmente do estado desejado e desafiar os recursos
internos necessários para que  isto ocorra.

Mas
devemos tomar cuidado ao mudarmos uma crença, pois temos alguns fatores
relevantes a prestar a atenção

·       
Algumas
pessoas não desejam mudar

·       
Se
mudar, não sabe como agir com aquele novo comportamento, visto que é a
primeira vez que se depara com ele, ela não tinha esta referência interna.

·       
Não
se permite a usar o NOVO


 

Questões
comuns em relação às crenças tendem a cair em uma das seguintes classes:

DESESPERANÇA: 
Crenças em que o objetivo desejado é inatingível, independente das próprias
capacidades

IMPOTÊNCIA:
Crenças em que o objetivo desejado é possível, mas que não há capacidade
para consegui-lo.

DESMERECIMENTO:
Crença em que o objetivo desejado não é merecido por algo  que ( foi ou
não ) feito.

Portanto
PNL pode ser um dos instrumentos, uma ferramenta para ajudar a alavancar e mudar
este quadro, como qualquer outra técnica, mas desde que se tenha sempre um
compromisso assumido: A DECISÃO DE MUDAR

Como?
Utilizando alguns dos itens como antídoto ou remédio para que a empresa tenha
uma BOA SAÚDE novamente ou para que este Vírus seja eliminado por completo do
seu mundo corporativo, mas desde que sejam utilizados com DISCIPLINA e 
VONTADE.

·        
Planejamento
e estabelecimento de metas e objetivos claros, com divulgação de resultados
para compreensão de todos da empresa

·        
Medidores
de performance compreensíveis e que possam ser acompanhado por todos

·        
Implantação
de canais de COMUNICAÇAO em todos os níveis e departamentos da empresa

·        
Incentivo
as atitudes pró-ativas e reconhecimento de tais atitudes.

·        
Viabilização
de perspectivas internas

·        
Desenvolvimento
pessoal, sempre apresentando e deixando claro para o colaborador o que se espera
dele pós investimento em treinamentos, palestras ou qualquer outra atividade
que ele participe, o envolvendo a cada dia em seu aperfeiçoamento pessoal e
profissional

·        
Criação
de grupos heterogêneos visando maior participação de todos

·        
Transparência
em relação às pessoas

Como 
dissemos, em PNL “TODO COMPORTAMENTO TEM UMA INTENÇÃO POSITIVA” 
busque-a sempre, sua automotivação é essencial, não se contamine com a
apatia.Tudo que está ao nosso redor só está porque  permitimos. Porque
se a pergunta é pode, a resposta é pode , resta a você  fazer a escolha
e dizer SIM ou NÃO.

Permita-se
a se comprometer com você e não espere a resposta no outro ou na empresa,
aprenda a usar seus recursos internos com coragem. Esteja atento, não permita
que a APATIA lhe contamine.

*Márcia
Colombani Pavani é Master Practitioner em PNL e facilitadora do treinamento de
alto impacto Olho de Tigre – www.olhodetigre.com.br

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