Artigos

Aplicativo gratuito incentiva crianças e adolescentes a lutarem pelos seus sonhos e já realizou 42 mil atendimentos desde sua existência

aplicativo gratuito

Projeto do Instituto Fazendo Acontecer ensina empreendedorismo ao público jovem de comunidades menos assistidas. Expectativa é de alcançar um milhão de atendimentos até 2026

Um aplicativo gratuito vem mudando a realidade de crianças e adolescentes ao viabilizar o ensino de empreendedorismo e incentivar habilidades socioemocionais para que consigam realizar seus sonhos.

Nova call to action

O projeto é idealizado pelo Instituto Fazendo Acontecer (IFA), entidade sem fins lucrativos voltada ao público jovem, e conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que foi responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

O projeto é direcionado para crianças e adolescentes de 10 a 18 anos, sendo concebido por uma metodologia que é aplicada com oficinas lúdicas de empreendedorismo como um conjunto de competências que serão úteis para o seu desenvolvimento pessoal, preparando-os para os desafios de suas futuras experiências profissionais.

Com o aplicativo gratuito desenvolvido pelo grupo FCamara foi possibilitado o ganho de escala a nível nacional e também fora do país. Já foram mais de 42 mil atendimentos realizados, impactando 13 mil participantes. A expectativa é que nos próximos cinco anos sejam alcançados um milhão de atendimentos.

“Procuramos incentivar que crianças e adolescentes entendam o empreendedorismo como um conjunto de características comportamentais que podem ser desenvolvidas e aprimoradas, além de estimular que eles lutem por esses sonhos, percebendo que existem caminhos para realizá-los. Com isso, estimulamos o protagonismo, além de ajudarmos na formação de jovens mais conscientes do seu papel no mundo, já que em nossas oficinas também abordamos questões relacionadas à sustentabilidade”, conta o Professor José Dornelas, fundador do IFA e um dos principais especialistas brasileiros em empreendedorismo.

Reconhecimento e internacionalização do aplicativo gratuito

O aplicativo IFA foi desenvolvido em 2019 pelo Grupo FCamara, sendo consolidado na pandemia, viabilizando a continuidade das aulas e possibilitando o alcance da metodologia para o Brasil e fora dele. Hoje, além do Brasil, o aplicativo já é acessado em outros quatro países: Estados Unidos, Congo, Japão e Haiti.

O potencial de escalabilidade e internacionalização da plataforma trouxe um reconhecimento do Google, que considerou o IFA uma das ONGs que mais inovou na pandemia, juntamente com mais uma ONG no Canadá e outra nos EUA. O aplicativo só pode ser acessado em sua versão web, através do site da ONG.

Os instrutores que aplicam as oficinas passam por um processo de treinamento, ganhando uma certificação da metodologia para poderem lecionar de qualquer lugar. Já as crianças e adolescentes do projeto são capacitadas por meio do aplicativo gratuito.

A metodologia aplicada traz uma jornada dinâmica que inclui desde a escolha de um avatar personalizado, conhecimento dos seus poderes , realização de missões e acompanharem sua pontuação.

Pedro Carvalho, de 14 anos, é um dos participantes e conta que o IFA e o aplicativo deram um norte para sua perspectiva de vida. “Aprendi que não é preciso muito para poder realizar meus sonhos. Mesmo quando eu acho que eles são impossíveis, eu sei que se eu seguir alguns ensinamentos, além dos meus instintos habilidosos, irei alcançá-los, ainda que demore algum tempo”.

O projeto cresceu tanto que hoje tem uma equipe 100% voltada ao aplicativo, tanto no IFA quanto no Grupo FCamara, para melhorar as funcionalidades da plataforma, realizar ajustes e dar suporte aos usuários.

“Para o grupo FCamara, pessoas são a base de tudo e possibilitar que elas tenham cada vez mais acesso ao conhecimento faz parte dos nosso propósito. Tenho muito orgulho desta parceria com Instituto Fazendo Acontecer e assim viabilizar que crianças e adolescentes de muitos países possam ter acesso a este projeto incrível”, destaca Fabio Camara, empreendedor e CEO do Grupo FCamara.

Como você pôde perceber, o aplicativo gratuito desenvolvido têm o intuito de incentivar crianças e adolescentes a lutarem pelos seus sonhos. Continue conosco e confira algumas dicas para investir em segurança cibernética na sua empresa.

Sobre o Grupo FCamara 

O Grupo FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B.

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH