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Aplique a filosofia japonesa para organizar sua vida pessoal e profissional.


Você já ouviu falar do Programa 5’S? Vamos conhecê-lo um pouco mais e entender como pode ser aplicado em nosso dia a dia para que sejamos mais organizados no trabalho e na vida pessoal.


Este Programa foi desenvolvido no Japão com o objetivo de estabelecer padrões de limpeza e organização, para proporcionar bem estar a todos.


Os 5’S são cinco palavras janopesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Traduzindo respectivamente: Utilização, Arrumação, Limpeza, Saúde/Higiene e Autodisciplina.


Fique atento, essa filosofia tem poder!!! Os 5’S são capazes de modificar o seu humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades e as suas atitudes. Mas é preciso colocar em prática o que estamos sugerindo.


SEIRI: (Utilização)- Devemos ter apenas o que tem utilidade em casa e no trabalho. Portanto livre-se de “tralhas” dos armários, das gavetas e das estantes. Outra dica é identificar as pastas onde você guarda documentos, separar roupas e objetos por ordem de necessidade ou por cor/tamanho.


SEITON: (Arrumação) – Cada coisa deve estar em seu devido lugar. Coloque os objetos mais usados como: chaves, celular, carteira e agenda sempre no mesmo lugar. Ex.: avise a todos na sua casa que o lugar para esses objetos é em cima da geladeira e você nunca mais terá problemas de pela manhã antes de sair para o trabalho precisar procurá-los.


SEISO: (Limpeza) – Manter boas condições sanitárias deixando os ambientes limpos, sem poeira e sem manchas. Limpar equipamentos, teclados, tela do computador, armários e os cantinhos que ficam escondidos.


SEIKETSU: (Saúde e Higiene) – Atenção ao ser humano e aos colaboradores da empresa. Observe o físico, o mental, o emocional e os aspectos relacionados com a poluição ambiental. Cuide-se: faça exercícios físicos e beba muita água.


SHITSUKE: (Autodisciplina) – Não seja tolerante com seus erros. Monitore-se procurando sempre fazer o melhor. Critique a si próprio. Desenvolva o hábito de seguir as normas, as regras e procedimentos. Isso é uma atitude de respeito a si e aos outros.

Adm. Aline Lentz, Administradora de empresas, Pós Graduada MBA Gerência Financeira atua como docente em educação profissional no Senac SC.

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