Aprenda a dizer NÃO ao chefe!
As empresas, por estarem entre si competindo e tendo que se adequar a atual realidade econômica, buscam por profissionais disponíveis e que estejam sempre dispostos a encarar desafios e responsabilidades. Já os profissionais, com receio de negar alguma responsabilidade ou desafio por causa de algum tipo de mal-estar ou constrangimento e por medo de demissão, acabam aceitando os mandos e desmandos dos chefes.
Mas aceitar tudo o que os chefes impõem não é nada bom, é preciso aprender a dizer NÃO para que haja uma melhor qualidade na realização das atividades, para focar nas prioridades e urgências, para não desenvolver um quadro de estresse e a longo prazo uma síndrome de Burnout. Os chefes também precisam entender que o NÃO do profissional é bom e que não é algo negativo, pelo contrário, é positivo por que sabe que ele precisa focar nas prioridades e no que é urgente, além de manter uma relação de profissionalismo e respeito e, acima de tudo, manter um ótimo profissional em seu quadro de colaboradores.
Mas o NÃO não pode ser dito de qualquer maneira, é preciso ter jeito, confiança e nenhum medo.
Agora, veja formas de dizer não sem causar mal-estar entre você e seu chefe quando este lhe mandar fazer algo:
• Você não precisa aceitar “logo de cara”, peça para dar uma resposta depois, assim ganhará tempo para pensar na melhor forma de dizer NÃO;
• Estando sobrecarregado, pergunte ao chefe qual das tarefas é prioridade ou qual é a urgente;
• Ao dizer NÃO, apresente soluções ou alternativas;
• Caso não saiba fazer o que foi pedido ou imposto, não minta ou enrole, pergunte se alguém pode ensinar;
• Antes de dizer NÃO veja se é possível fazer o que foi mandado;
Não diga simplesmente um NÃO. Diga estas frases:
“Agora NÃO posso fazer o que está mandando por que estou ocupado.” ou
“NÃO dá para ser agora pois temos outra prioridade.” ou então
“Assim que terminar o que estou fazendo irei fazer.”
Aprender a dizer NÃO também é fundamental nos negócios e na carreira para que se tenha foco naquilo que é realmente importante.