Artigos

Aprendendo A Fluir

Como diz o ditado popular: “Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”. É assim que deve ser o nosso trabalho, fluente e contínuo, sem agredir, somente continuar, continuar e continuar, incansavelmente, sabendo claro onde se pretende desaguar.

Algumas pessoas e organizações às vezes são tão rígidas quanto as rochas, cabe a cada um de nós a insistência, não a insistência dos chatos, mas aquela do mais focados, dos que alcançam seus objetivos, dos que vencem, dos que nunca desistem, mas continuam a fluir.

Não existe exemplo mais adequado de fluência do que o da água, aliás, acompanhando o curso de um rio, podemos observar o número incrível de obstáculos que ele contornou para encontrar o mar. E as nossas vidas se assemelham muito a esse exemplo, alcança o seu objetivo quem consegue seguir em frente contornando as dificuldades.

E a decisão de desistir ou de continuar é nossa, acredite, você estará sempre mais exausto quanto estiver bem próximo da linha de chegada, o último passo é sempre o mais pesado e difícil.

Quando abordo a palavra contornar, entenda que as águas estão também em constante confronto com suas margens, não se limite ao espaço já conquistado almeje sempre mais.

Imagine uma situação de dificuldade que tenha acontecido em sua vida, agora pense em uma atitude mais adequada naquele momento, esse exercício de reflexão, ajuda acima de tudo que você no futuro apresente um comportamento mais assertivo.

As três características principais da água, que servem para sua vida:

Versatilidade:
Podemos encontrar a água em todos os estados físicos da matéria, pense em sua vida pessoal e profissional, como um comportamento versátil faz toda a diferença.

Propósito:
Todos nós sabemos a importância da água, principalmente para a vida na terra, o que a grande maioria de nós não sabe é o próprio propósito, e é essa sem dúvida a nossa maior busca, e o que deve definir o nosso curso.

Força:
A força da água é sem dúvida um grande exemplo, constantemente desafiando ás margens, os leitos, enfrentando seus limites, querendo se expandir e ganhar mais espaço e através de sua persistência o conquistando.

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.”Thomas Edison.

Isto posto, tenhamos consciência de que não é a força ou a pressa que nos fazem chegar, sejamos como as águas de um rio, atingem o seu objetivo porque aprenderam a contornar os obstáculos e estão em constante confronto com suas margens.

Leonardo Amorim

Consultor de Recursos Humanos na HEACH Brasil, USA and Latin America e IEL-ES (Sistema FINDES). Com experiência em aplicação de ferramentas de Gestão de Pessoas. Professional Coach pela Academia Brasileira de Coaching, certificado pela Behavioral Coaching Institute (BCI).
Practitioner em Programação Neurolinguística pelo IBEPP.

Email: leonardoamorim.rh@gmail.com

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of