logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Treinamento e Desenvolvimento > O que é aprendizagem colaborativa e como incentivá-la entre os colaboradores

Sumário

O que é aprendizagem colaborativa e como incentivá-la entre os colaboradores

Treinamento e desenvolvimento são áreas do RH que precisam de atenção constante dentro das organizações. O avanço das tecnologias aumentou ainda mais a necessidade de agilidade na capacitação dos profissionais. Para suprir essa demanda, foi desenvolvida a aprendizagem colaborativa, uma abordagem interessante que permite o desenvolvimento dos colaboradores de maneira simplificada. 

Quer entender melhor essa metodologia, como ela funciona e como o RH pode incentivá-la dentro das empresas? Confira todas as informações relevantes neste post completo.  

O que é aprendizagem colaborativa?

Trata-se de uma metodologia de ensino que coloca o aluno em um papel mais ativo. Para tanto, a abordagem utiliza módulos dinâmicos e interativos, que estimulam o engajamento e a colaboração dos estudantes e possibilitam o desenvolvimento social, intelectual, profissional, psicológico e emocional. 

Quando utilizada na educação corporativa, a aprendizagem colaborativa proporciona um aumento de conhecimento e também um maior sentimento de pertencimento e valorização dos colaboradores quanto à empresa e à equipe. 

O que é aprendizagem ágil?

Já a aprendizagem ágil é uma abordagem de aprendizado que foca na flexibilidade, colaboração e velocidade de retenção de conhecimento

Nela, a aquisição de conhecimento é feita de forma contínua, ou seja, os colaboradores estão sempre atualizados nas novas tendências de mercado e realizam treinamentos recorrentes para auxiliar no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais. 

Como ambas se relacionam nas organizações?

O foco da aprendizagem colaborativa é engajar e manter os colaboradores interagindo durante o processo de aprendizado. Já a aprendizagem ágil entrega flexibilidade durante o processo de ensino. 

As duas metodologias, aplicadas em programas de capacitação, possibilitam que os colaboradores experimentem e retenham conhecimento de modo simples e ágil. Isso garante profissionais muito mais preparados, capazes de trabalhar em equipe e conviver com as diferenças. 

Quais são os benefícios da aprendizagem colaborativa?

O grande benefício da aprendizagem colaborativa é o aumento de trocas de experiências entre colaboradores, treinadores, lideranças e demais profissionais. Como a ideia é justamente um ambiente com mais interação social, a metodologia permite que todos cresçam e evoluam juntos. 

Isso auxilia diretamente no desenvolvimento de novas competências, pensamentos críticos e argumentação, além de possibilitar um espaço mais democrático e aberto à diversidade de ideias. 

Mas podemos listar outras vantagens da metodologia:

  • facilita o aprendizado;
  • melhora o trabalho em equipe;
  • aumenta o engajamento e o sentimento de pertencimento;
  • melhora a retenção de conhecimento e a memorização do conteúdo;
  • valoriza experiências e vivências de cada indivíduo;
  • fortalece a autoestima e a autoconfiança dos profissionais. 

Quais os passos para implementar a aprendizagem colaborativa?

Na aprendizagem colaborativa, o instrutor é um orientador e mediador do conhecimento, enquanto os alunos ocupam um papel mais ativo. Algumas práticas podem ajudar e facilitar a implementação dessa metodologia pelo setor de Recursos Humanos. Confira as principais:

Promova o aprendizado descentralizado

Também chamado de microlearning, o aprendizado descentralizado segmenta o conteúdo em módulos rápidos que podem ser consumidos diariamente pelos profissionais. Unindo esse conceito com uma plataforma de educação online, é possível trazer mais flexibilidade à educação corporativa. 

Reforce a aprendizagem autodirigida

Essa abordagem incentiva a autonomia dos colaboradores para que eles possam aprender de acordo com suas necessidades individuais de desenvolvimento. 

Assim, os próprios participantes criam sua programação, com metas e objetivos, e recebem suporte das lideranças e da gestão para uma participação colaborativa, que promova o engajamento de toda a equipe. 

Incentive o compartilhamento de conhecimento

Estimular o compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores é uma forma de promover a aprendizagem colaborativa e incentivar a ágil. Tenha em mente que os profissionais do seu time são um excelente recurso de ensino e podem agregar muitos conhecimentos se dividirem o que sabem com o restante da equipe. 

Esse compartilhamento reforça o trabalho em equipe e o clima de cooperativismo, proporcionando mais conexão entre os times. 

Implemente a cultura maker

A cultura maker promove o “aprender a fazer“. Ela é voltada para o uso prático dos conhecimentos adquiridos e estimula um ambiente de experimentação. Esse tipo de ferramenta colabora para a independência e a autonomia do colaborador e também auxilia na absorção do conhecimento, tornando os treinamentos muito mais eficientes. 

Como incentivar a cultura de aprendizagem ágil entre colaboradores?

Para otimizar os resultados do investimento em treinamento e desenvolvimento, é importante que a gestão incentive a cultura de aprendizagem ágil entre os colaboradores. Algumas práticas que podem garantir esse incentivo são:

  • comunique a cultura às lideranças, incentivando o debate e a participação de todos;
  • realize a coleta de feedbacks com frequência, para que os colaboradores possam contribuir e sugerir melhorias;
  • opte pelo microlearning, para garantir a retenção do conhecimento e um aprendizado contínuo e flexível;
  • reconheça e recompense os colaboradores pelo desenvolvimento e resultados adquiridos;
  • incentive e dê suporte aos profissionais com dificuldades e gaps de conhecimento. 

Concluindo, a abordagem de aprendizagem colaborativa visa colocar o colaborador no centro, promovendo mais engajamento e interação entre os times. Esse tipo de metodologia possibilita um desenvolvimento social e profissional ao time e garante que ele esteja atualizado nas tendências de mercado. 

Agora você já sabe o que é aprendizagem colaborativa e como incentivá-la com seus colaboradores. Baixe gratuitamente nosso calendário de RH e DP e não deixe passar datas importantes para os setores.

Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter