logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Treinamento e Desenvolvimento > Apresentação pessoal: dicas para ter o melhor resultado nas empresas

Sumário

Apresentação pessoal: dicas para ter o melhor resultado nas empresas

Descubra o que é e como fazer a melhor apresentação pessoal para surpreender pessoas e empresas.

A apresentação pessoal é extremamente importante para os colaboradores e para as empresas. Infelizmente, hoje ela é vista como um problema a ser resolvido no mercado de trabalho. A boa notícia é que neste texto, você aprenderá tudo o que precisa sobre o assunto.

Então, se tem alguma dúvida sobre o tema e quer saber a importância da apresentação pessoal profissional, continue a leitura!

O que é apresentação pessoal?

Para começar, precisamos responder essa pergunta. Portanto, a apresentação pessoal é uma exposição que o indivíduo faz de si mesmo, destacando suas qualidade e experiências.

Muito usada no mercado profissional, a apresentação é solicitada em vários outros momentos, podendo ser nas escolas, universidades e novos relacionamentos.

Tipos de apresentação pessoal

Quando falamos sobre fazer apresentação pessoal não podemos pensar que se trata apenas de uma conversa ao vido e presencialmente. Pensando nisso, separamos os principais tipos de apresentação para que você saiba mais sobre cada uma delas. Confira mais detalhes:

Presencial

mulher durante apresentação pessoal|pessoa fazendo apresentação pessoal em empresa

Essa, sem dúvida, é a apresentação mais conhecida, especialmente nas empresas. Esse é aquele tipo de apresentação onde a pessoa conta sua história como, por exemplo, em entrevistas de emprego. Neste caso, vale ter muita atenção no que será falado, na linguagem corporal e na segurança para não demonstrar certo nervosismo.

Apresentação em vídeo

A diferença deste estilo para o anterior é que a apresentação será grava. Desse modo, você tem a oportunidade de refazer caso julgue necessário.

Esse, aliás, é um tipo de apresentação pessoal que está cada vez mais comum em processos seletivos.

Com isso, os entrevistadores ganham tempo e os entrevistados conseguem mandar um material que realmente gostem.

Portanto, na apresentação em vídeo é preciso ficar de olho na qualidade do áudio e do vídeo para evitar ruídos e interferências que prejudiquem seu entendimento.

Apresentação online

Sabemos que os trabalhos em home office seguem ganhando força, mesmo após o isolamento causado pela pandemia. E isso trouxe a possibilidade de outras formas de reuniões, encontros e apresentações.

Nesta modalidade, a entrevista é feita de forma remota, mas como se fosse presencial.

Então, como na dica que demos acima, fique atento ao som e qualidade da imagem para não ter o resultado da sua apresentação comprometido por esses detalhes.

Uma boa dica é preparar uma apresentação de slides para passar enquanto fala. Assim, você consegue adicionar um destaque visual para sua apresentação. Além disso, pode usar tópicos que certamente te ajudarão a conduzir a conversa.

Para isso, confirme se o modelo de slide está adequado, revise para ver se tem algum erro de português e procure produzir um conteúdo leve, simples e que encante quem está acompanhando a sua apresentação.

Apresentação pessoal em texto

Por fim, esse é o tipo mais antigo entre os listados neste texto.

Trata-se de um documento com uma breve apresentação pessoal, que acompanha o currículo. Nela, você escreve suas qualificações, experiência e apresenta uma versão resumida dos seus propósitos, habilidades e até vida pessoal se sentir confortável.

Saiba mais:

O que falar em uma apresentação pessoal?

pessoa fazendo apresentação pessoal em empresa

De fato, essa é uma dúvida comum. Afinal, o que falar para se apresentar para as pessoas?

De acordo com especialistas, o ideal é tocar em pontos como:

  • Seja sincero: conte a sua história com tranquilidade e sinceridade. Fale sobre suas origens e informações essenciais que te descrevem.
  • Habilidades: compartilhe suas capacidades e suas qualificações. Mas atenção: cuidado para não exagerar ao comentar seus pontos fortes e passar uma sensação negativa;
  • Objetivos: mostre a visão que você tem do mundo e o que busca conquistar. Conte sobre a área que atua ou deseja atuar e conte onde deseja chegar com cautela;
  • Dica bônus: use a positividade e flexibilidade para atrair a atenção das pessoas neste momento. Afinal, elas estão tendo a oportunidade de te conhecer e sabemos que você deseja passar uma boa impressão para elas.

Como se faz uma apresentação pessoal?

No trecho acima, citamos o que precisa ter na sua apresentação pessoal, que pode ser feita online ou presencial. Agora, queremos mostrar como você pode ter sucesso em sua realização.

Confira 3 dicas para não errar:

1 – Planeje

Planejar é sempre bom e quando vamos fazer uma apresentação pessoal isso não é diferente. Portanto, coloque suas ideias no papel, estude seu público e entenda as pessoas que você vai se apresentar.

Do mesmo modo, tome cuidado com tempo. Tenha uma ideia do quanto deseja falar e busque seguir essa determinação.

Além disso, estude o que anotou e prepare-se para falar de forma natural. Mentalize alguns tópicos indispensáveis e conte sua história sem parecer que decorou algum texto.

2 – Confie em você

Sem dúvida, a insegurança pode atrapalhar momentos como esse. Por isso, faça de tudo para que fique confortável para esse momento. Ou seja, escolha a roupa que mais goste, cuide da sua alimentação e da sua mente de um modo ainda mais especial neste dia.

Sabemos que essa dica pode parecer óbvia, mas é sempre importante lembrar que confiar em você pode fazer uma enorme diferença na hora em que estiver se apresentando.

3 – Pratique

Por fim, não esqueça de sempre testar e praticar. Isso, sem dúvida, te ajudará a chegar em um resultado excelente. Portanto, reduza o discurso até que fique confortável para você e leia quantas vezes for preciso.

Se desejar, você pode gravar a sua fala para ouvir depois. Além disso, pode fazer a apresentação para pessoas que confiam te ajudarem em possíveis melhorias.

Ou seja, você pode escolher diferentes modos de praticar. O importante é continuar e não desistir.

A importância da apresentação pessoal nas empresas

A apresentação faz parte do marketing pessoal. As pessoas julgam as outras pela apresentação. Um bom profissional deve ter uma boa aparência. Mas uma boa aparência/bom visual não significa beleza, significa estar com aspecto positivo em relação as vestimentas, postura, cabelos penteados, higiene geral, perfumes discretos, barba bem feita ou aparada, etc.

Entenda as diferenças

Há pessoas que possuem características diferentes, portanto devemos entender as diferenças, mas também é preciso orientar e levar os colaboradores a se desenvolverem profissionalmente.

O desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades (competências) para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. Significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.

pessoa em apresentação pessoal

A apresentação pessoal é um dos maiores problemas, pois ninguém se sente a vontade com a presença de um companheiro de setor que está com seu uniforme em desalinho e sujo, que não cuida da saúde bucal e corporal, que muitas vezes faz as refeições e não higieniza as mãos e os dentes, assim como, aquele que não tem o devido asseio com as vestes, usando uniformes vários dias sem se importarem em trocá-lo, também traz desconforto e causa problemas de relacionamento, tendo em vista o afastamento natural daqueles que estão no mesmo ambiente.

Cuidados essenciais

É necessário dar especial atenção às boas práticas de higiene e ao bom comportamento pessoal, pois muitos microrganismos habitam nosso corpo. Usar uniformes limpos, cabelos e barbas aparados e tomar banho diariamente é fundamental para manter o bom convívio social e profissional. Por mais simples que possa parecer, qualquer palestra ou instrução ajuda a melhorar a imagem do profissional e principalmente da empresa, garantindo formas diferentes para a busca do sucesso, pois ambos representam a marca que é exibida no mercado.

Dicas para ter sucesso na carta de apresentação profissional

Muitas pessoas perguntam: para que serve uma carta de apresentação? Foi pensando nisso que escrevemos esse pequeno artigo.

A carta de apresentação serve para compor a entrega do seu currículo a um selecionador de forma objetiva. Ou seja, diretamente para ele. Diferentemente do currículo, que não é direcionado a uma empresa determinada e uma vaga de emprego especifica, sendo realizado de forma engessada, a carta de apresentação busca gerar aproximação entre o recrutador e o candidato.

Quando você for apresentar-se e mostrar seu currículo a um selecionador leve uma carta de apresentação datada, fazendo referência à vaga escolhida e a pessoa de qual empresa está sendo direcionado o material curricular que a acompanha.

Ao contrário do currículo, que jamais deve ser assinado, a carta de apresentação requer esse ar de pessoalidade e, assinada, dará um ar de feita especificamente pensando em como se apresentar para aquele selecionador.

Você jamais terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Portanto, cuidado para ao invés de, tentando ajudar, não acabar atrapalhando a apresentação do currículo com vocabulário impróprio. Formalidade nessa hora é o mínimo esperado.

Como você estará mandando para uma posição determinada, faça um comparativo breve de suas experiências profissionais com o pedido no anúncio da vaga mostrando, resumidamente, o que já fez e que está dentro do buscado na seleção.

Não seja longo, quem vai descrever seu histórico profissional é o seu currículo e não a carta de apresentação. Nela, você fará menção ao que fez em até quatro parágrafos e apenas o que está sendo pedido pelo selecionador no anúncio da vaga.

Conclusão

Como você viu ao longo do texto, a apresentação pessoal é crucial, pois cria uma primeira impressão impactante. Ela reflete profissionalismo, confiança e respeito pela cultura corporativa. Uma boa apresentação pessoal contribui para a imagem profissional, promove a confiança dos colegas e clientes, além de demonstrar comprometimento e atenção aos detalhes, aspectos importantes para o sucesso profissional.

Gostou das nossas dicas de apresentação pessoal?

Então, continue acessando o nosso blog para conferir outros artigos que possam te interessar!

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter