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Apresentação Pessoal

Para manter seu quadro de funcionário em perfeitas condições de trabalho as empresas, junto ao RH, desenvolvem programas para promover o bem estar e a saúde dos colaboradores. Tais métodos levam os trabalhadores a adquirirem posturas e práticas que trazem benefícios principalmente para o próprio colaborador e para a empresa em segundo plano.

O gestor, através das atividades promovidas, desperta em cada componente da equipe o desejo de se aprimorar e de se cuidar para evitar acidentes de trabalho devido ao sedentarismo, assim como ajudam a manter um bom relacionamento entre os profissionais. Podemos elencar dois problemas comumente apontado e observado nas empresas: a competência e a apresentação pessoal, que são os dois maiores problemas para a produtividade, uma vez que os dois estão diretamente ligados à marca da empresa.

A apresentação faz parte do marketing pessoal. As pessoas julgam as outras pela apresentação. Um bom profissional deve ter uma boa aparência; mas uma boa aparência/bom visual não significa beleza, significa estar com aspecto positivo em relação as vestimentas, postura, cabelos penteados, higiene geral, perfumes discretos, barba bem feita ou aparada, etc. Há pessoas que possuem características diferentes, portanto devemos entender as diferenças, mas também é preciso orientar e levar os colaboradores a se desenvolverem profissionalmente. O desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades (competências) para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. Significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.

A apresentação pessoal é um dos maiores problemas, pois ninguém se sente a vontade com a presença de um companheiro de setor que está com seu uniforme em desalinho e sujo, que não cuida da saúde bucal e corporal, que muitas vezes faz as refeições e não higieniza as mãos e os dentes, assim como, aquele que não tem o devido asseio com as vestes, usando uniformes vários dias sem se importarem em trocá-lo, também traz desconforto e causa problemas de relacionamento, tendo em vista o afastamento natural daqueles que estão no mesmo ambiente.

É necessário dar especial atenção às boas práticas de higiene e ao bom comportamento pessoal, pois muitos microorganismos habitam nosso corpo. Usar uniformes limpos, cabelos e barbas aparados e tomar banho diariamente é fundamental para manter o bom convívio social e profissional. Por mais simples que possa parecer, qualquer palestra ou instrução ajuda a melhorar a imagem do profissional e principalmente da empresa, garantindo formas diferentes para a busca do sucesso, pois ambos representam a marca que é exibida no mercado.

Valdecyr Alves Pinto
Bel. em Administração – Tecnólogo em Gestão de RH – Pós Graduado em Docência do Ensino Superior – Estudante de Direito

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