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Artigo – Sua Empresa Já Está Preparada Para O Fim De Ano?*

E mais um ano está chegando ao fim. Quando vemos as ruas iluminadas, cheias de cores e enfeites percebemos que 2015 está cada vez mais próximo. A maioria das famílias já começou a montar a árvore de Natal, acender os pisca-piscas e colocar adornos de Papai Noel para esperar o grande momento. A festa natalina no Brasil, celebrada no dia 25 de dezembro, é um momento em que pais, filhos, irmãos, tios, avós, primos e amigos se reúnem para comemorar o nascimento de Cristo e revigorar a união familiar para, depois, lançar boas vibrações para o período que se aproxima.
Mas não são todas as pessoas que já estão em clima de festa. Em meio a tantas comemorações, os empresários estão focados em seu negócio, principalmente, os varejistas. Com qual objetivo? Conquistar ainda mais lucros para fechar o ano com “chave de ouro”. E eles estão certíssimos! Em um momento onde as vendas estão a todo o vapor, nada mais justo que aproveitar este aquecimento para acumular mais receita. Já que em janeiro, as vendas tendem a diminuir e as contas a aumentar.
Digo isso, pois neste momento de aquecimento das vendas, as empresas têm mesmo que usufruir de todos os recursos possíveis e cabíveis ao seu negócio. Entendo que após um ano corrido, com Copa do Mundo, Eleições, entre outros eventos que prejudicou um pouco o caminhar das empresas, é necessário correr um pouco mais para não ficar no prejuízo. E ainda, este é o momento em que a clientela recebe alguns benefícios como o 13º salário e estão mais dispostos a comprar. Então, aproveite.
O Brasil é considerado a 7ª maior economia do mundo ficando atrás dos Estados Unidos, China, Índia, Japão, Alemanha e Rússia, de acordo com o Banco Mundial. O país já conta com 225 mil milionários, mas a estimativa é que esse grupo cresça para 332 mil pessoas até 2019. Destes números, 1.900 brasileiros acumulam mais de US$ 50 milhões, aponta pesquisa divulgada pelo Banco Credit Suisse.
Se você busca estar entre esses privilegiados, procure alternativas que tragam resultados positivos para o seu negócio. Uma delas é investir em brindes para os seus clientes. Que tal presenteá-los, por exemplo, com calendário personalizado? Se o seu cliente recebe um “mimo” do seu estabelecimento e usa em sua residência, sua marca será lembrada constantemente. É uma forma de reforçar o nome da sua empresa.
Hoje, a minha dica para os empreendedores é trabalhar. Aproveite bem esse período para depois descansar tranquilo, sabendo que você deu o melhor de si e, logo, colherá os frutos deste esforço. Em setembro deste ano, o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas aumentou 6,9% ante o mesmo mês de 2013. Neste período, a receita total das MPEs do estado somou R$ 51,5 bilhões. O que resulta em R$ 3,3 bilhões a mais que em setembro de 2013 e R$ 3,8 bilhões acima do resultado de agosto de 2014. O faturamento do comércio apresentou elevação de 1,6% e o de serviços 17,3%, aponta estudo do SEBRAE-SP.
Já os supermercados esperam crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante as festas deste fim de ano. O setor espera para o mês de dezembro crescimento de 4% a 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O comércio eletrônico também espera faturar muito neste período. A categoria de Saúde e Beleza, que ocupa o terceiro lugar em vendas pela internet no Brasil, tem previsão de faturamento de R$ 4,7 bilhões em 2014. O segmento representa 12% do faturamento nacional das vendas online, que devem atingir R$ 39,5 bilhões este ano, informa a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm),
Com tantos números, confirmamos que é hora de arregaçar as mangas e trabalhar. Para quem quer crescer, este é o momento. Claro! Você não pode confiar apenas nos resultados dos últimos meses do ano para manter as portas da sua empresa aberta. É preciso criar estratégias diariamente. Por exemplo, se um mês não teve os resultados esperados, precisa estudar o caso e desenvolver outras ações para que os próximos dias tragam as metas estipuladas e assim por diante.
Ter um negócio é como ter um casamento. Você precisa cuidar diariamente, observar se há ameaças e conversar sempre para ver se o relacionamento está dentro dos trilhos para ambas as partes. E da mesma forma tem que ser com uma empresa. É preciso avaliar todo o desempenho e procurar ajustar aquilo que não está dentro do escopo, seja a forma de trabalhar da equipe, os produtos que estão sendo comercializados, a forma de propaganda dos artigos ou até mesmo os preços. O empresário precisa ter conhecimento de tudo que acontece, para que assim consiga administrar corretamente o seu patrimônio.
Para os empresários que atuam em indústrias, se o período é de baixa produção no seu ramo, que tal usar o momento para fazer um balanço do seu negócio? É uma oportunidade para deixar a sua empresa em ordem. Verifique as contas, os lucros, os investimentos, avalie a equipe, os gastos e trace metas e estratégias para sua organização crescer no ano que se aproxima. Ter todos os números em mãos facilita saber se o seu negócio está trazendo os resultados esperados e é mais fácil identificar erros que precisam ser consertados.
Ufa! Depois de todos estes processos, é hora de aproveitar a família, descansar e pedir boas vibrações para o ano que se aproxima. Boas festas!
*Por Alejandro De Gyves, diretor para América Latina da ActionCOACH – líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e a primeira franquia de coaching no Brasil.

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