Artigos

As Cinco Janelas Da Alma

As cinco janelas da Alma

Os cinco sentidos do ser humano e as suas respectivas influencias e analogias na carreira profissional.

As “janelas da alma” são aquilo que nos ligam ao mundo, algumas pessoas dizem ser os olhos, mas gostaria aqui de apresentar minha ideia sobre o assunto correlacionando com o mercado profissional e as necessidades deste com respectivas dicas que farão parte de um livro a ser lançado em breve.

O ser humano possui cinco sentidos pelos quais somos unidos ao mundo físico: visão, audição, olfato, paladar e tato.

A visão é o meio pelo qual captamos as imagens á nossa volta. Alguns problemas que podem surgir na visão são miopia, na qual as pessoas não conseguem enxergar objetos de longa distancia; astigmatismo, na qual as pessoas têm uma visão embaçada e a própria cegueira, onde não se enxerga nada. A grande maioria dos profissionais hoje possui algum problema nesse sentido, na visão, ou trabalham com projetos a curto prazo, ou não tem ainda definição de onde querem chegar, e até mesmo não possuem projetos nenhum para o futuro. O profissional que busca uma carreira brilhante necessariamente terá de fazer planos a longo prazo, mesmo que no percurso hajam dificuldades, necessidades de mudança de rota temporariamente, mas precisa-se de ter um foco, um objetivo, uma busca pelo premio maior que é a satisfação pessoal pelo sonho alcançado, pela experiência adquirida, pelo profissional que se tornou.
Dica: Tenha projetos a curto, médio e longo prazo. O de curto prazo de maior facilidade para cumprir, o de médio prazo de um grau maior de dificuldade e os longos são os sonhos pelos quais irá plantar para um futuro próspero.

A audição é o sentido que nos permite distinguir os sons. O surdo de nascença não fala. O surdo parcial fala mal… Podemos ligar então audição com percepção e comunicação. Com base nestes fatos percebemos o quanto parar para ouvir é tão essencial. Essa importância se dá em alguns pontos: ouvir concede que tenhamos um panorama geral do assunto que estará sendo abordado; na bíblia, mais precisamente em Tiago 1:19 diz: “ todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar”; este é um maravilhoso conselho a ser seguido por todos os profissionais em todas as areas, quanto melhor voce ouve melhor voce fala, tanto em vocabulario, quanto tambem no quisito dominio do assunto. A audição torna-se então, o grande e principal canal de comunicação, vamos refletir aqui; de que adianta voce saber falar se voce nao tem quem te ouça?
Dica: Ouça mais, fale menos, ouça tudo o que for dito, fale com qualidade.

Paladar está ligado a reconhecer gostos das substancias. Neste caso associado ao detalhe e organização. Muitos pratos que saboreamos e nos deliciamos estão ligados a pequenos temperos que são colocados, ou seja, em pequenos detalhes; de outro modo também esta ligada á ordem com que são feito os temperos. Podemos então, ligar o paladar então com os detalhes, com a organização. O senso de organização de um profissional demonstra como lidará com informações, documentos, com as prioridades; em um mundo repleto de novas tecnologias, de uma volume extensivo de dados sendo processados a cada minuto, com necessidade de atualização constante é primordial a organização e observação de mínimos detalhes, seja em estética ( forma ) ou em essência ( conteúdo ). Esta organização aliada á percepção do item anterior fará uma melhor constituição de organograma e atribuições de pessoas.
Dica: Preste atenção nos detalhes e mantenha uma agenda ao seu lado para não dar brecha ao esquecimento.

Olfato é a capacidade de captar odores. Capacidade adaptativa. A medicina diz que se perder essa capacidade de captar odores também se diminui as emoções. Outro fato comprovado é que quando você entra em um ambiente com um odor forte e desagradável prontamente existirá uma reação, mas com o passar do tempo essa reação irá diminuir pois seu olfato estará se adaptando ao meio. Traço aqui então, o olfato como a capacidade adaptativa do profissional ao meio em que está inserido. O profissional que busca sucesso necessita de preparo para praticar mais de uma função, não pode ser mais estático, mais inerte, tem de ter capacidade para hoje fazer uma função, e amanha pronto para pequena mudança e se sair bem; tem de estar preparado para uma adversidade que possa existir junto ao mercado de trabalho e em pouco tempo impactar as pessoas á sua volta.
Dica: Muitos “odores ruins” acontecem no nosso dia a dia, tenha capacidade de adaptação ás situações, pessoas e tarefas e vença os desafios.

Tato é pele, ou seja, todo o corpo possui tato, possui região de vibração, de contato. Tato é uma reação do corpo á uma informação que chega ao cérebro. Quando não se possui esse tato gera uma doença chamada desafia. No campo profissional temos muitas pessoas com desafia; estão inertes aos avanços, a empresa necessitando de cumprir metas, de suprir a falta de profissionais no mercado, e alguns em plena ação “câmera lenta”; vivendo uma conformidade com o padrão profissional que vive. A reação tem de ser rápida de forma para não sermos nocauteados pela competitividade e pela concorrência.
Dica: Nunca deixe de tomar uma atitude, não deixe o tempo passar e você ficar parado, mas não se esqueça, pense antes de agir.

Veja qual sentido funciona melhor em você, prepare sua mente para mudança dos demais. O mercado espera você por completo.

Marcus Borel – Palestrante e consultor na area motivacional e comercial.
wwww.marcusborel.com.br

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of